Tudo sobre Grécia – Guia Completo
Tudo sobre Grécia
Tudo sobre Grécia!
A Grécia é um país do sudeste da Europa com muuuuitas ilhas paradisíacas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico, sendo as mais famosas Míconos e Santorini, mas nesse post, além dessas duas, você também vai conhecer outras ilhas menos visitadas, mas igualmente incríveis do paraíso grego.
A capital da Grécia, Atenas, conserva monumentos como a Acrópole, do século V a.C., onde fica o templo Partenon. Eu amei conhecer esse lugar e vou contar tudo e dar todas as dicas para vocês também.
Moeda
A moeda oficial na Grécia é o euro (€) e cartões de crédito e débito são bem aceitos em praticamente todos os lugares.
Idioma
O idioma oficial da Grécia é o grego, mas nas ilhas foi muito tranquilo usar só o inglês. O mais difícil foi em Atenas, para conseguirmos sair do aeroporto e usar o transporte público, pois as placas e informações eram todas em grego.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para a Grécia
A Grécia é o destino perfeito para quem busca praias paradisíacas, boa infraestrutura, boa gastronomia, vida noturna, e cidades charmosas. Você pode ter tudo isso em uma única viagem ou simplesmente escolher evitar as festas, caso não goste.
Apesar de no Brasil ouvimos muito falar de Míconos e Santorini (que são realmente lindas), não podemos resumir a Grécia a elas, há muitas outras ilhas lindas (e mais baratas)!
Se você seguir todas as dicas desse post e o roteiro que eu fiz, é bem provável que essa seja uma das melhores (ou a melhor) viagem da sua vida.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até a Grécia
Se você é brasileiro e sua viagem é de no máximo 90 dias, não você não precisa de visto para entrar na Grécia, é necessário apenas apresentar passaporte válido por 6 meses a partir da data de entrada.
Não esqueça de consultar as regras aplicadas à prevenção do COVID-19 na época da sua viagem.
Para entrar em qualquer país da Europa faça parte do Tratado de Schengen, é obrigatório ter um Seguro Viagem. O valor mínimo de cobertura desse seguro deve ser de 30.000 Euros, ou seja, você deve adquirir seguro Europa a partir dessa cobertura.
Não se esqueça de conferir as restrições decorrentes do COVID-19 no período da sua viagem.
Quando ir para a Grécia?
A melhor época para ir para Grécia é de maio a setembro, que são os meses mais quentes. Em julho e agosto, no pico do verão, os preços são mais altos e as ilhas beeem lotadas, então minha sugestão é que você programe sua viagem para o final de maio – início de junho. Nesse período com certeza já estará calor e não terão grandes lotações.
Veja abaixo os gráficos de temperatura e chuvas na ilha, para programar sua viagem.
Como ir para a Grécia?
Para ir para Grécia, procure voos para o aeroporto de Atenas (ATH). É a forma mais rápida e barata de chegar até a Grécia.
Para sair de Atenas e ir para as ilhas, consulte os voos da Olympic Air e Aegean Airlines. Para transitar entre uma ilha e outra, por exemplo, de Míconos para Kefanolia, também é possível fazer por via aérea pela mesma companhia, mas sempre terão escala em Atenas, por isso, a opção mais rápida acaba sendo via marítima, por barcos e balsas. Os preços por via marítima costumam ser um pouco mais altos do que aéreo, consulte no www.ferries.gr.
Quantos dias ficar na Grécia?
A Grécia tem alguns pontos praticamente obrigatórios para os viajantes, que são Míconos, Santorini e Atenas. Para isso, considere no mínimo 3 a 4 dias em Míconos, 3 em Santorini e 2 em Atenas, totalizando 8 ou 9 dias mínimos para aproveitar bem a Grécia.
Se você tiver mais tempo e poder incluir outras ilhas na sua viagem, faça isso. As praias mais bonitas que vi na Grécia foram as de Milos e Cefalônia. Considere pelo menos mais 3 ou 4 dias para cada uma das ilhas adicionais que quiser e puder conhecer.
Na seção “O que fazer” você encontra detalhes de cada uma dessas ilhas para te ajudar na difícil decisão de quais ilhas gregas visitar.
O que fazer na Grécia?
Meu objetivo nessa seção é apresentar os lugares que eu conheci na Grécia e que foram sensacionais. Acesse também os meus posts completos de Atenas, Santorini, Míconos, Milos, Cefalônia e Zakhyntos, para saber tudo sobre como ir, o que fazer, quanto tempo ficar, onde se hospedar e todas as dicas para sua trip ser perfeita!
Se quiser ainda mais praticidade, baixe o meu roteiro completo de 15 dias de viagem na Grécia. Com esse roteiro, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa clicar nos links que eu disponibilizo nele e fazer as reservas!
Santorini
Sem dúvidas, um dos lugares mais charmosos da Grécia (da Europa toda na verdade). As casinhas brancas e igrejas de domos azuis, rodeadas por rochas vulcânicas em meio ao azul intenso do mar Egeu, tornam Santorini uma parada obrigatória para quem vai à Grécia.
• Oia
Estando na ilha, caminhe pelo centro de Oia, tire muitas fotos dos domos azuis das igrejas, das casinhas brancas, das flores, e claro, escolha um bom lugar para assistir ao pôr do sol.
• Fira
Faça um passeio por Fira e escolha um bom restaurante de frente para o mar e vulcão para passar um tempo admirando a vista e visite os três sinos de Fira (se puder, vá no horário do pôr do sol).
• Praias
Por fim, se tiver tempo, conheça as praias de Santori. É verdade que as praias da ilha estão longe de ser as mais bonitas da Grécia, mas se tiver tempo, vale a pena incluir no roteiro. As praias mais conhecidas da ilha são: Kamari Beach, Perissa e Perivolos Beach, Vlichada Beach, Red Beach, Kambia Beach, White Beach e Mesa Pigadia Beach (Black Beach).
• Vinículas
Os vinhos de Santorini são produzidos em solo vulcânico, o que fazem das vinícolas da ilha atrações imperdíveis para o público que ama essa bebida. As mais conhecidas são: Santorini Wine Museum, Vinícola Santo Wines, Vinícola Estate Argyros e Vinícola Venetsanos.
Veja aqui o meu post completo sobre O que fazer em Santorini.
Míconos
Míconos é a ilha mais badalada da Grécia (e a mais cara também, rs), mas além das grandes festas e beach clubs, a ilha tem praias maravilhosas e muitos cenários de tirar o fôlego, se tornando um destino também obrigatório para quem viaja à Grécia.
• Chora
Caminhe por Chora, a pequena e encantadora vila tomada por casinhas brancas e flores, localizada à beira-mar. Chora é o resumo de Mykonos, o porta-retrato da viagem, aliás, tire muitas fotos. Estando em Chora, caminhe até a Orla da Little Venice e assista ao pôr do sol no Windmills.
• Praias
Como eu já disse aqui, Míconos tem muitas praias maravilhosas e a vontade é passar um mês indo de uma em uma (sonho! rs), mas como isso é meio difícil de acontecer, vou listar aqui as praias mais bonitas e que vocês precisam conhecer. São elas: Psarou Beach, Platis Gialos Beach, Paraga Beach, Paradise Beach, Elia Beach, Agia Anna Beach e Kapari Beach.
• Beach Clubs
Os beach clubs da ilha são incríveis, decorações maravilhosas e preços absurdos! Hahaha Mas claro, se você foi até lá, vale a pena conhecer. Os mais conhecidos são: Na Paraga Beach Scorpios Beach Club, SantAnna Mykonos Beach Club & Restaurant e Kalua Beach Bar, Principote (Panormos Beach), o Nammos Beach Club (Psarou Beach), Alemagou (Ftelia Beach), Super Paradise Beach Club (Superparadise Beach), e na Paradise Beach o Paradise Beach Club e o Tropicana Beach Bar.
• Pôr do Sol
Assista ao incrível pôr do sol de Míconos de algum lugar especial. Nessa lista inclua 180º Sunset Bar, Scorpios Beach Club e no centrinho de Chora.
Veja aqui o meu post completo sobre O que fazer em Míconos.
Milos
Milos é uma ilha pouco explorada por brasileiros que viajam para a Grécia, mas após muitas pesquisas e buscas pelas praias mais paradisíacas da Grécia, cheguei à conclusão que deveria incluir essa ilha no meu roteiro e valeu a pena demaaaaaaais, eu recomendo! Milos não é uma ilha de glamour como Míconos e Santori, é o lugar ideal para quem procura beleza natural, porque nesse quesito, ela entrega tudooo!
• Praias
As praias mais conhecidas e incríveis de Milos são: Tsigrado beach, Sarakíniko, Papafragas beach, Alogomandra beach.
• Adamantas
Caminhe pelo centrinho de Adamantas, admire as ruelas, as casinhas brancas e a vista do mar e pôr do sol. Reserve uma mesa no Utopia Café para um happy hour e assista ao pôr do sol de lá.
• Passeio de barco
Passear de barco por Milos é uma das experiências mais lindas que você pode ter na ilha. Navegar pelo mar egeu, nas redondezas dessa ilha cheia de paradas paradisíacas, é impressionante do começo ao fim. Lindo DEMAIS! Nós fizemos o tour Poliegos-Kleftiko, com a empresa Milos Adventures e foi incrível. Eles foram impecáveis do começo ao fim. O roteiro, o barco, as paradas, o atendimento a bordo, as refeições deliciosas, bebidas sempre geladinhas. Recomendo demais!
Veja aqui o meu post completo sobre O que fazer em Milos.
Cefalônia
Apesar de ser a única das ilhas Gregas onde eu não vi as casinhas brancas, Cefalônia compensa tudo nas praias. O centrinho da cidade é super gostoso, mas bem mais “moderninho” do que as demais ilhas, as praias parecem ter saído diretamente de um cenário de filme, são surreais de lindas! Se você está buscando praias paradisíacas na Grécia, inclua Cefalônia no seu roteiro.
• Centro
Caminhe pelo centro de Argostolion e de Agia Effimia e explore restaurantes locais.
• Passeio de barco
Faça um passeio de barco para explorar a ilha. Eu fiz um incrível com a Kefalonia Excursions até Zakhyntos, passando por outros lugares lindos. Maravilhoso!
• Conheça a Melissani Lake Cave
• Praias
As praias dessa ilha são surreais, como eu já disse. As mais lindas são: Vouti Beach, Fteri Beach, Myrtos Beach, Asos Beach, Foki Beach, Antisamos Beach, Emplisi Beach, Kimilia Beach.
Creta
A ilha de Creta é a maior e mais populosa da Grécia. Para você ter uma ideia, de carro você leva cerca de 4h30 para cruzar a ilha de leste a oeste. São quatro princiapis regiões (Chania, Retimno, Heraclião e Lasíti) e a mais famosa é Chania.
Como fiquei na região de Chania, não conheci o lado leste da ilha, mas te garanto que as sugestões do que fazer são incríveis e as mais procuradas da ilha!
Além de praias incríveis (sério, os tons de azul são umas das vistas mais bonitas que já vi), a cidade Chania também conta com um centrinho super gostoso cheio de lojas e restaurantes.
• Centro
Como praticamente todas as ilhas gregas, os centros das cidades são super fofos e cheios de restaurantes e bares para você curtir o lugar e uma boa comida. Sempre acho legal ficar relativamente perto do centro para conseguir aproveitar a atmosfera dos finais de tarde e início de noite.
Não deixe de conhecer o antigo porto veneziado de Chania (Old Venetian Port of Chania) é um dos marcos históricos da ilha e um lugar super agradável de fazer uma refeição, já que há vários restaurantes ao redor dele.
• Passeio de barco
Creta tem algumas ilhas bem legais e bonitas! Para isso você precisará de um barco. Sugiro conferir as excursóes com a agência como a ElafonissosTravel
• Conheça o Kournas Lake
• Praias
As praias dessa ilha são surreais, como eu já disse. As mais lindas são: Seitan Limania, Stravos Beach, Marathi Beach, Elafonisi Beach, Kedrodasos Beach, Balos, Gramvousa, Falassarna Beach e Ammoudi Beach.
Veja aqui o meu post completo sobre O que fazer em Cefalônia.
Atenas
Atenas é muito visitada por turistas que buscam conhecer a Acrópole, (cidade alta), que é mundialmente conhecida e santuário para o culto de vários deuses, principalmente Atena. Na Acrópole também estão importantes construções da Grécia antiga, além da melhor vista da cidade de Atenas.
• Construções e templos
Partenon, Propileu da Acrópole, Templo da Atena Niké, O Teatro de Dionísio e o Odeão de Herodes Ático, Templo de Zeus Olímpico (Olympieion), Arco de Hadrian, Novo Museu da Acrópole, Erecteion, Monte Lykabettus, Ágora Romana e A Biblioteca de Adriano.
• Centro
Caminhe pelo centro de Plaka e pela Praça Monastiraki. São ruelas e praças muito charmosas e repletas de bares e restaurantes.
Veja aqui o meu post completo sobre O que fazer em Atenas.
Onde ficar / se hospedar na Grécia?
Nessa seção vamos falar brevemente sobre as melhores regiões para se hospedar em cada ilha ou cidade da Grécia e os hotéis que eu me hospedei. Acesse também os meus posts completos de Atenas, Santorini, Míconos, Milos, Cefalônia e Zakhyntos, para saber tudo sobre as regiões e sugestões de hospedagem, como ir, o que fazer, quanto tempo ficar, e todas as dicas para sua trip ser perfeita!
Santorini: As melhores regiões para se hospedar em Santorini são Oia, Fira e Imerovigli. Eu fiquei no Cavo Tagoo Santorini e foi surreal. Veja meu post completo sobre Como é se hospedar no Cavo Tagoo Santorini.
Míconos: A melhor região para se hospedar em Míconos é próximo ao centro de Chora. Eu me hospedei no Mykonos Bay Resort & Villas e amei! Recomendo demais.
Milos: A melhor região para se hospedar em Milos é no centrinho de Adamantas. Eu me hospedei no Hotel Dionysis Studios, ele é bem simples, mas confortável, com bom atendimento e bem localizado. Recomendo!
Cefalônia: A melhor região para se hospedar em Cefalônia é próximo ao centrinho de Argostolion. Eu me hospedei no Mouikis Hotel, ele é bem simples, mas bastante confortável, bem localizado, café da manhã razoável e bom atendimento.
Atenas: A melhor região para se hospedar em Atenas é próximo ao centro de Plaka e da Praça Monastiraki. Eu fiquei nos apartamentos do Ciel Living Athens, e o apartamento era super bom, apesar de o prédio ser um pouco estranho! rs
O que comer na Grécia?
Eu ameeei a culinária grega. Ela é o que se chama de ‘mediterrânea’, a comida é muito gostosa e muito saudável, mesmo sem a intenção de ser.
Dos restaurantes mais simples aos mais sofisticados, você sempre vai encontrar pratos deliciosos e preparados com muito carinho, mas claro, também é possível variar a comida grega com uma boa pizza nos tradicionais restaurantes italianos dos principais locais turísticos da Grécia.
Veja abaixo os pratos gregos que você não pode deixar de experimentar:
• Sala grega – É chamada na Grécia de “horiatiki salata” (salada camponesa). Feita a base de tomate, pepino, pimentão, cebola roxa e azeitonas. Por cima, bastante orégano, azeite e uma fatia de queijo feta. Uma delícia. Acho que comi isso todos os dias! Rs
• Tzatziki – Um aperitivo à base de iogurte, pepino e alho, servido com um pãozinho delicioso. Muitos restaurantes oferecem gratuitamente uma porção dessa como “couvert” quando você pede um prato. Eu gostei muito também!
• Gyros – Popularmente conhecido como “churrasquinho grego”. É geralmente feito de fatias finas de porco, e servido como sanduíche no pão pita.
• Souvlaki – A comidinha de rua da Grécia. É um espetinho feito com carne de porco, cordeiro ou outras. A souvlaki pita vem como um sanduíche e a ou só souvlaki, vem o espetinho.
• Moussaka – A moussaka é uma mistura de influências árabes e francesas, e um dos pratos nacionais da Grécia. São camadas de carne moída de cordeiro alternadas com camadas de berinjela. Por cima, uma generosa cobertura de molho béchamel.
• Baklava – Doce feito de massa filo com recheio de nozes, amêndoas ou similares. É simplesmente maravilhoso!
Como se locomover na Grécia?
A melhor (e no meu ponto de vista, a única) forma de explorar as ilhas gregas é de carro (ou moto). Depender de transporte público e táxi poderia atrapalhar totalmente seu planejamento na viagem. As ilhas são relativamente grandes, praias espalhadas e você precisa de um carro ou moto para acessar.
Com certeza o GPS vai te ajudar bastante a localizar os lugares pela cidade, então sugiro que você tenha um chip para utilizar a internet no exterior. Vale muito a pena para ajudar no seu conforto!
Quanto custa ir para a Grécia?
A viagem para Grécia não é das mais baratas, porque tende a ser uma viagem longa e em euro, né? Mas não tenha dúvidas, vai valer a pena cada centavo investido.
Nas ilhas mais famosas (Míconos e Santorini), os preços de hospedagem e alimentação são bem mais altos do que nas demais, o que também ajuda a deixar a viagem mais cara, já que não dá para pensar em ir para Grécia e não ir para essas duas ilhas, né? rs
Nas demais ilhas, os preços diminuem e te ajudam a permanecer mais dias no paraíso 😊
Mais dicas sobre a Grécia!
Aqui vão 5 dicas para você aproveitar o melhor da Grécia:
• Se organize para ficar pelo menos 10 dias na Grécia
• Prefira viajar entre o final de maio e início de junho, ou início de setembro.
• Os trajetos entre as ilhas acabam sendo mais baratos de avião do que de barco, mas muitas vezes, o barco acaba sendo mais rápido porque os voos quase sempre terão escala em Atenas.
• Leve sapatilhas de borracha para a praia. Muitas delas são de pedras e é bem difícil andar descalço pra entrar no mar.
• Leve uma jaqueta corta vento. Final de tarde e durante a noite, nos meses que não são pico do verão, costuma ter ventos bem geladinhos
Galeria de fotos da Grécia
Acessando os links mais abaixo desta página, você vai direto para o meu álbum de fotos e vídeos da Grécia no Instagram/Youtube.
Ah, e quando estiver na Grécia, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Grécia com mais algum outro destino?
Para saber se vale a pena combinar a Grécia com mais algum outro destino, vai depender do quanto tempo você tem disponível para viajar. A Grécia é incrível, com muitas ilhas maravilhosas, e na maioria das vezes, vale mais a pena aproveitar que estará lá para conhecer o máximo de ilhas diferentes, do que viajar para outros países.
No meu caso, eu tinha 23 dias para viajar, então consegui ficar 14 dias na Grécia e o restante na Croácia, foi maravilhoso! Mas se você não tiver pelo menos de 10 a 15 dias para ficar na Grécia, sugiro que não vá para outro destino na mesma viagem.
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA GRÉCIA!
[/qodef_call_to_action]