Tudo sobre Cefalônia – Guia Completo
Tudo sobre Cefalônia
Tudo sobre Cefalônia!
Nesse post você vai saber tudo sobre o que fazer, quanto tempo ficar, como ir e onde se hospedar em Cefalônia.
Se você chegou até aqui, é porque provavelmente está pensando em viajar para Grécia. Então confira também meu post “Tudo sobre a Grécia”. Nele você vai encontrar tudo que precisa para decidir que lugares visitar no país.
Se quiser ainda mais praticidade, baixe o meu roteiro completo de 20 dias de viagem na Grécia. Com esse roteiro, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa clicar nos links que eu disponibilizo nele e fazer as reservas!
Moeda
A moeda oficial na Grécia é o euro (€) e cartões de crédito e débito são bem aceitos em praticamente todos os lugares.
Idioma
O idioma oficial da Grécia é o grego, mas nas ilhas foi muito tranquilo usar só o inglês. O mais difícil foi em Atenas, para conseguirmos sair do aeroporto e usar o transporte público, pois as placas e informações eram todas em grego.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para Cefalônia
Cefalônia é, sem dúvidas, uma das ilhas mais paradisíacas da Grécia. Além disso, os preços são muito mais convidativos, quando comparamos com Míconos e Santorini, por exemplo.
E para completar, estando em Cefalônia você pode fazer um tour de 1 dia para conhecer a linda ilha de Zakynthos, ou seja, você conhece 2 ilhas gregas em uma única viagem! 😊
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até Cefalônia
Se você é brasileiro e sua viagem é de no máximo 90 dias, não você não precisa de visto para entrar em Cefalônia, é necessário apenas apresentar passaporte válido por 6 meses a partir da data de entrada.
Não esqueça de consultar as regras aplicadas à prevenção do COVID-19 na época da sua viagem.
Para entrar em qualquer país da Europa faça parte do Tratado de Schengen, é obrigatório ter um Seguro Viagem. O valor mínimo de cobertura desse seguro deve ser de 30.000 Euros, ou seja, você deve adquirir seguro Europa a partir dessa cobertura.
Não se esqueça de conferir as restrições decorrentes do COVID-19 no período da sua viagem.
Quando ir para Cefalônia?
A melhor época para ir para Cefalônia é de maio a setembro, que são os meses mais quentes. Em julho e agosto, no pico do verão, os preços são mais altos e as ilhas beeem lotadas, então minha sugestão é que você programe sua viagem para o final de maio – início de junho. Nesse período com certeza já estará calor e não terão grandes lotações.
Veja abaixo os gráficos de temperatura e chuvas na ilha, para programar sua viagem.
Como ir para Cefalônia?
A forma mais comum e utilizada para ir para Cefalônia, é sair de Atenas em um voo direto pelas companhias Olympic Air e Aegean Airlines. O voo é bem rapidinho, cerca de 1 hora, e as passagens costumam custar em média 90 euros por pessoa (ida e volta).
Para facilitar suas buscas, o aeroporto de Atenas é o ATH e o de Cefalônia é o EFL.
Outra opção bastante comum, são os ferries boats. Eu recomendo que você utilize a www.ferries.gr e pesquise por barcos para o porto de Poros, que é o porto de Cefalônia. Os trajetos custam em média 26 euros por pessoa (por trecho) e duram cerca de 1 hora. Eu acho essa opção bem mais vantajosa para fugir da burocracia de aeroporto e voo, e ainda economizar um pouco de tempo e dinheiro.
Quantos dias ficar em Cefalônia?
Cefalônia é incrível e, com certeza, dá para passar uma semana inteira explorando cada pedacinho do paraíso, mas claro, só faça isso se você não tiver a intenção de conhecer outras ilhas. Caso queira incluir também outras ilhas no roteiro, reserve 3 dias para explorar Cefalônia e mais 1 dia para fazer o passeio de barco até Zakynthos.
Na seção “O que fazer” você encontra detalhes do que você deve priorizar fazer nesses 3 dias em Cefalônia.
O que fazer em Cefalônia?
Meu objetivo nessa seção é apresentar os lugares que eu conheci na Grécia e que foram sensacionais. Acesse também os meus posts completos de Atenas, Santorini, Míconos, Milos, Creta e Zakhyntos, para saber tudo sobre como ir, o que fazer, quanto tempo ficar, onde se hospedar e todas as dicas para sua trip ser perfeita!
Se quiser ainda mais praticidade, baixe o meu roteiro completo de 20 dias de viagem na Grécia. Com esse roteiro, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa clicar nos links que eu disponibilizo nele e fazer as reservas!
Cefalônia
Apesar de ser a única das ilhas Gregas onde eu não vi as casinhas brancas, Cefalônia compensa tudo nas praias. O centrinho da cidade é super gostoso, mas bem mais “moderninho” do que as demais ilhas, as praias parecem ter saído diretamente de um cenário de filme, são surreais de lindas! Se você está buscando praias paradisíacas na Grécia, inclua Cefalônia no seu roteiro.
• Praias e natureza
– Vouti Beach: É dela que saem os barcos para a Fteri Beach. A Vouti também é linda, mas o mais importante dela, sem dúvidas é o transporte para a Fteri, que é disparada a praia mais linda de Cefalônia.
– Fteri Beach: A praia mais linda de Cefalônia. É possível ir por trilha ou barco. Por trilha, coloque no Google Maps a localização 8F73+PRM Argostoli, Grécia e siga pelas marcas vermelhas e verdes no caminho. Eu fui por trilha e não recomendo. Ela é muito intensa e perigosa, nós encontramos alguns animais selvagens, aranhas e o solo também é bastante irregular.
Para ter dicas sobre a trilha até a praia veja esse meu post no Instagram @Tanomundo – CLIQUE AQUI
Por barco, vá até a Vouti Beach e contrate ali na praia mesmo um táxi boat, que custa cerca de 15 euros por pessoa.
– Myrtos Beach:Essa é minha segunda praia preferida da ilha. Antes de chegar até ela, pare no view point, a vista é surral. A praia é de pedras, não tem areia, mas a cor do mar é surreal!
– Antisamos Beach:Eu amei essa praia, a cor do mar dela é perfeita e para melhorar, ela ainda tem um beach club que não cobra o aluguel de cadeiras e guarda-sóis, apenas o consumo (isso é raro na Grécia) 😊
– Emplisi Beach: A praia é linda, com uma faixa longa de mar bem rasinho. Perfeita para ir com crianças!
– Melissani Lake Cave: É uma caverna localizada na ilha de Kefalonia, a noroeste de Sami, a cerca de 5 km a sudeste de Agia Effimia, a nordeste de Argostoli e a noroeste de Poros.
Na bilheteria do local é possível comprar ingressos na hora e o passeio é feito em barquinhos compartilhados por dentro da caverna. Vale a pena!
– Passeio de barco:Faça um passeio de barco para explorar a ilha. Eu fiz um incrível com a Kefalonia Excursions até Zakhyntos, passando por outros lugares lindos. Maravilhoso!
– Kimilia Beach: Uma praia bem pequenininha e muito linda! Não é prioridade, mas caso tenha tempo, vale a pena incluir no roteiro.
– Asos Beach: É uma praia bonita, mas nada surreal se comparada com a beleza das demais praias da ilha, mas vale a pena dar uma passadinha para conhecer, caso tenha tempo.
– Foki Beach: Uma praia pequena e muito bonita, mas que também não é prioridade. Vá apenas se tiver tempo sobrando.
Para saber tudo que você precisa para planejar uma viagem incrível e completa para a Grécia, acesse meu post “Tudo sobre a Grécia” e veja minhas sugestões de ilhas que devem fazer parte do seu roteiro, dicas, alimentação, hospedagem, custos etc.
• Centro
Caminhe pelo centro de Argostolion e de Agia Effimia e explore restaurantes locais. Os finais de tarde e início de noite em Argostolion são uma delícia. Praças cheias, restaurantes movimentados, muitas lojinhas de produtos locais nas ruas e super seguro.
Onde ficar / se hospedar em Cefalônia?
Melhor região
A melhor região para se hospedar em Cefalônia é próximo ao centrinho de Argostolion. Se hospedando lá, você só precisará usar o carro durante o dia, para ir às praias. Durante a noite, você pode sair para jantar, fazer compras ou fazer um passeio, a pé.
Minha experiência e hospedagem
Eu me hospedei no Mouikis Hotel, ele é bem simples, mas bastante confortável, localização excelente no centrinho de Argostolion, café da manhã e atendimento bons, e o melhor, preço muito justo. Recomendo!
Minhas sugestões de hospedagem
Os leitores frequentes aqui do Ta no Mundo já sabem, mas caso você esteja chegando agora, saiba que eu classifico os hotéis em 4 padrões e segrego minha indicação em cada um dos padrões, para facilitar suas pesquisas de acordo com o seu orçamento e nível de exigência.
Abaixo estão as minhas sugestões:
– Alto Luxo ($$$$$): Canale Hotel & Suites
– Luxo ($$$$): Aenos Hotel
– Intermediário ($$$): Mouikis Hotel Kefalonia, Tourist Boutique Hotel, Ionian Plaza Hotel
– Razoável ($$): Galaxy Hotel
O que comer em Cefalônia?
Eu ameeei a culinária grega. Ela é o que se chama de ‘mediterrânea’, a comida é muito gostosa e muito saudável, mesmo sem a intenção de ser.
Dos restaurantes mais simples aos mais sofisticados, você sempre vai encontrar pratos deliciosos e preparados com muito carinho, mas claro, também é possível variar a comida grega com uma boa pizza nos tradicionais restaurantes italianos dos principais locais turísticos de Cefalônia.
Caminhe tranquilamente pelo centrinho de Argostolion e escolha o restaurante que mais combina com você!
Acesse também o meu post “Tudo sobre a Grécia” e conheça mais sobre a culinária grega e os pratos que você não pode deixar de experimentar na sua viagem.
Como se locomover em Cefalônia?
A melhor (e no meu ponto de vista, a única) forma de explorar Cefalônia é de carro (ou moto). Depender de transporte público e táxi poderia atrapalhar totalmente seu planejamento na viagem. A ilha é relativamente grande e as praias espalhadas. Você precisa de um carro ou moto para acessar.
Com certeza o GPS vai te ajudar bastante a localizar os lugares pela cidade, então sugiro que você tenha um chip para utilizar a internet no exterior. Vale muito a pena para ajudar no seu conforto!
Quanto custa ir para Cefalônia?
A viagem para Cefalônia pode ser considerada barata, se comparada com outros destinos famosos da Grécia, como Míconos e Santorini.
Desde o aluguel de carro, até a hospedagem e alimentação, tudo nessa ilha é um pouco mais barato do que você vai ver nas demais ilhas.
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo!
Mais dicas sobre Cefalônia!
Aqui vão 5 dicas para você aproveitar o melhor de Cefalônia e não passar perrengue:
1. Apesar de ser possível e barato ir para Fteri Beach por trilha, dê preferência para ir de barco partindo da Vouti Beach. A trilha é bem perigosa e difícil.
2. Leve uma sapatilha de borracha para a viagem, muitas praias são de pedra e não de areia, e acaba sendo bem desconfortável entrar no mar sem sapatilha.
3. Algumas praias não têm estrutura de cadeira, guarda-sol, comida etc. Tenha na mochila tudo que você pode precisar para passar o dia na praia.
4. Não deixe de fazer um passeio de barco pela ilha. Essa é uma das experiências mais lindas da viagem. Na seção “O que fazer”, você encontra a indicação do passeio que eu fiz.
5. Se quiser uma praia com boa estrutura e que não cobre pelo uso de cadeira e guarda-sol, vá na Antissamos Beach o Acron é uma excelente opção e tem bons preços 😊
Galeria de fotos de Cefalônia
Acessando os links mais abaixo desta página, você vai direto para o meu álbum de fotos e vídeos da Cefalônia no Instagram/Youtube.
Ah, e quando estiver na Cefalônia, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Cefalônia com mais algum outro destino?
Com certeza. A Grécia tem muitas ilhas incríveis e com certeza você deve aproveitar a viagem e para conhecer outras delas.
No post “Tudo sobre a Grécia” você vai encontrar tudo que precisa para decidir que lugares visitar no país e se quiser ainda mais praticidade, baixe o meu roteiro completo de 15 dias de viagem na Grécia. Com esse roteiro, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa clicar nos links que eu disponibilizo nele e fazer as reservas!
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA GRÉCIA!
[/qodef_call_to_action]