No products in the cart.

Busca
TOP
Como morar legalmente na Holanda

Como morar na Holanda – Guia Completo

Como morar na Holanda

Como morar na Holanda

Se você tem desejo de se mudar para a Holanda, mas não sabe como. Fique feliz, porque, sim, é possível morar na Holanda mesmo não tendo uma cidadania que te dê esse direito.

Quer saber como? Então, leia este post para ter todo o passo a passo do processo!

Antes de começarmos, pega essa curiosidade: A Holanda está em 5º no ranking mundial dos lugares onde as pessoas vivem mais felizes (Fonte: https://worldhappiness.report/). Se você tem o desejo de morar fora, mas ainda não decidiu o local, com certeza essa informação é valiosa e diz muito sobre o pequeno país europeu.

Agora sim, vamos falar dos passos para você conseguir morar na Holanda!

Quer saber mais sobre a vida na Holanda? Siga @tanomundo no instagram e acompanhe nossa vida por aqui, em tempo real!.

Introdução

A primeira coisa que você precisa saber é que há diversas formas de conseguir morar na Holanda. Na maioria das vezes, as pessoas acabam optando pelos programas de estudo ou trabalho para conseguir sua permissão de residência/visto.

Esse post aqui é exclusivamente sobre como conseguir se mudar para Holanda por meio do trabalho, ou seja, você irá trabalhar lá e isso te dará o direito de residência no país e, futuramente, até de se tornar um cidadão holandês!

E você deve estar se perguntando: “Por que essas instruções irão funcionar?”. Te respondo! Porque foi assim que consegui mudar para cá. Nada melhor que uma história verdadeira para nos convencer, não é mesmo? Se eu consegui, tenha certeza que você também consegue! 😀

Pré Requisitos

Assim como qualquer processo imigratório, neste caso também há alguns pré-requisitos a serem cumpridos para se qualificar no programa de residência por meio de trabalho.

Vamos a eles:

•  Você precisa ser fluente em inglês (Sim, Inglês! Nada de holandês por aqui e mais para frente você vai entender o porquê)

•  Você precisa ser tecnicamente qualificado, ou seja, ter pelo menos um diploma de faculdade. Se tiver pós-graduação, mestrado, doutorado ou experiência profissional é melhor ainda!

•  Você precisa saber claramente seus motivos para escolher a Holanda como seu país de destino (falaremos disso mais para frente).

Não, eu não esqueci de nenhum bullet. Já acabaram os requisitos!

E isso faz o processo ser fácil? Infelizmente, não! Essa baixa quantidade de exigências faz o processo ser possível! E se é possível, você também pode! Assim como eu e os vários outros brasileiros que aqui moram e vieram por esse caminho.

O programa

Vamos entender o processo!

A Holanda é um país pequeno e, ao mesmo tempo, uma potência econômica mundial. Isso é bom para nós, porque a população holandesa por si só não consegue (ou não precisa – mas isso é assunto para outro post rsrs) ocupar todos os postos de trabalhos qualificados disponíveis no país.

Com isso, o governo tem diversas medidas que incentivam as empresas a buscar profissionais qualificados no mundo todo e levá-los para o país.

Esse fato também faz a Holanda e suas principais cidades (Amsterdam, The Hague, Rotterdam, Utrecht) serem classificadas como cosmopolita, ou seja, que tem grande concentração de habitantes nativos e estrangeiros, o que gera uma atmosfera beeeeem diferente do que estamos habituados.

Se misturamos um monte de gente de diversos lugares em um local só, o que acontece? Muitas coisas, claro! Rsrs Mas uma delas é que o Inglês vira uma língua fundamental e muitas vezes a principal, como é o caso de muitas empresas aqui que já deixam claro que seu idioma oficial é o inglês.

É por conta disso que para morar na Holanda você NÃO precisa falar holandês. Há muitas pessoas que moram aqui há anos e não sentem necessidade de aprender a língua, pelo simples motivo que todo mundo fala Inglês.

Outra curiosidade: A Holanda está em 1 º no ranking mundial de fluência na língua inglesa para países cujo idioma oficial não é o inglês (Fonte: https://www.ef.nl/epi/)

Luiz mas e o programa? Claro, vamos lá! Como as empresas podem e precisam convocar pessoas pelo mundo, elas acabam “patrocinando” cidadãos sem direito de residência no país para que possam morar legalmente e trabalhar para elas.

Consequentemente, grande parte das vagas disponíveis na Holanda são abertas a qualquer cidadão do mundo. Portanto, independente de onde more, se você é um candidato bom o suficiente para uma posição você pode aplicar para a vaga, passar pelos processos de entrevista e ser convocado!

Acredite, poucas pessoas sabem disso! Mas, felizmente, eu estou aqui para dividir isso com você. Rsrs

Quando eu li sobre isso a primeira vez eu fiquei desconfiado. Fato! O pensamento era: “Onde já se viu aplicar em uma vaga em outro país, que doidera”. Mas hoje eu estou imensamente feliz por acreditar nessa “doidera”.

PRECISA DE AJUDA? CONTA COMIGO! TENHO UM SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA ESSE PROCESSO. CONFERE AQUI!

Busca de Vagas

Qual ferramenta usar?

Onde buscar vagas de emprego na Holanda?

Há diversos sites de emprego na Holanda, mas eu prefiro manter isso simples: Use o Linkedin! Foi o que eu usei.

A maior plataforma de relacionamento profissional faz muito bem o papel dela de apresentar diversas vagas e dar oportunidade de criar relacionamento com recrutadores. É disso que você precisa.

Crie um perfil legal (em inglês obviamente), procure como usar a ferramenta para buscar vagas e conversar com recrutadores. É super simples, mas a internet sempre tem uma dica legal para nos dar.

Vamos ao exemplo prático: Se você trabalha com vendas no Brasil, você irá procurar vagas de “Sales” (em inglês) e na localização dos empregos você irá colocar Holanda como seu país de busca.

Quem já buscou emprego sabe que pode ser um processo trabalhoso e precisa de muita perseverança. Eu falei lá em cima que não seria fácil, mas de novo, se eu e muitos outros conseguimos, você também pode. Lembre-se a Holanda é uma potência econômica, tem muuuuiiitaaa vaga todos os dias!

Pega meu caso: Na minha área (um tanto quanto específica) apareciam cerca de 2-5 vagas novas por trimestre na região de São Paulo. Na Holanda apareciam 2-5 vagas novas por dia. Bastante diferente né?! rsrs

Quem pode participar?

O programa é para qualquer pessoa!

As vagas disponíveis no linkedin variam de cargos de entrada, recém formados até gerentes ou grandes executivos, por isso não importa se você tem 0, 1, 2, 5, 10 anos de experiência. Tem vaga lá para você!

O importante é ter paciência de achar as vagas que são compatíveis com você e aplicar!

Dica importante: Você vai mudar de país e terá gastos de moradia, comida, transporte, etc. Então, veja os níveis salariais das vagas na Holanda compatíveis com você e verifique se é possível viver com o salário médio. Se não for, espere uns anos para ganhar mais experiência profissional e concorrer a vagas melhor remuneradas. Podemos falar mais disso em outro momento.

Aplicando nas vagas

Vagas

Lembre-se que as vagas na Holanda também podem ser em Holandês, afinal nem todas as empresas abrem vagas para estrangeiros, então, esse é o primeiro filtro que você tem que fazer.

Procure vagas que sejam escritas em Inglês e que deixem claro que a única exigência de idioma é o Inglês . Muitas vagas estão escritas em Inglês, mas nos comentários há exigência de outros idiomas, como holandês, alemão, francês, espanhol, etc.

Cover letter

Na Holanda é muito comum você ter que enviar uma Cover Letter junto com seu currículo, o que nada mais é que uma carta de apresentação que descreve você, sua experiência profissional, seus objetivos e como você pode ser valioso para a empresa.

Particularmente, eu sempre duvidei um pouco que os recrutadores fazem a leitura dessa carta, porém, fiz uma que achei legal e usei ela para todo o sempre.

Se fazer ser notado

O linkedin é bom, porque grande parte das vezes os recrutadores responsáveis pelas vagas aparecem junto ao anúncio da vaga e você pode abrir um chat com eles para conversar.

Na Holanda é muito bem visto se você demonstra real interesse na vaga. Então, não basta enviar o currículo e aguardar. Até porque, pode ser que a vaga tenha muitos concorrentes (Lembra que ela é aberta para o mundo todo?!).

Se candidatar e enviar uma mensagem ao recrutador, se apresentando e dizendo seu interesse e como pode ajudar de forma resumida é uma prática que eu recomendo fortemente ser aplicada!

Às vezes o recrutador está oculto, mas na descrição da vaga há um email para contato, então, mande um email com a mesma abordagem.

Minha rotina

Eu dedicava cerca de 20 minutos todos os dias em olhar meus alertas de vagas (já deixava cadastrado no linkedin e ele já me trazia por email as vagas novas). Aplicava nas que eu me interessava e que eram compatíveis com meu currículo, mandava minhas mensagens aos recrutadores e aguardava a resposta.

PRECISA DE AJUDA? CONTA COMIGO! TENHO UM SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA ESSE PROCESSO. CONFERE AQUI!

Entrevistas

Quem já passou por muitas entrevistas sabe que há uma curva de aprendizado e que há determinadas posturas e falas que são positivas e outras negativas. E no fim é uma questão de exercício individual, prática e vivência.

Ao longo das minhas entrevistas, eu sempre aprendi algo novo, seja porque eu mesmo percebia minhas falhas ou também com os feedback negativos que as empresas me davam (No geral sempre recebi feedbacks muito sinceros do porquê não era escolhido para alguma vaga – uma vantagem da cultura holandesa.)

Lembra das exigências que falei lá em cima nos pré-requisitos? A Holanda quer vontade e motivação da parte do interessado em ingressar na empresa. Eles não querem apenas alguém bom, eles querem alguém bom para a empresa deles e para o país deles.

Demonstrar o porque você tem que estar na Holanda e em uma determinada empresa, exige conhecimento do país e da empresa. Então, ter claro seus motivos, demonstrar imenso interesse e mostrar como você pode fazer a diferença são os principais pontos que eles querem ouvir e te levarão ao sucesso.

Perguntas como: “Por que você quer vir para Holanda?” e “Por que você quer trabalhar aqui?” serão feitas em todas as entrevistas!

E acredite que as respostas dessas perguntas podem ser muito mais complexas do que você pensa. Tente relacionar sua ambição de vida e profissional, com suas habilidades, ideias de entrega visando seus valores como indivíduo no contexto da vaga. Deu para entender? Sim, não é fácil. Porém, uma resposta “uau!” é uma boa vitória na sua entrevista.

Para mim entender a cultura deles e aplicar nas entrevistas foi a maior dificuldade, sem dúvida! Não que eu tenha muita experiência no Brasil, mas me parece que na Holanda eles são muito mais criteriosos para avaliar suas respostas e conduta.

Por fim, e também muito importante, na Holanda eles são muito objetivos. Algumas entrevistas são de 30 minutos apenas! Desse tempo, você tira a parte de introdução, a parte que o entrevistador fala, perguntas do final, etc, você deve ter 10-15 minutos livres para falar sobre você. Treine isso!

Dica: Entender um pouco da cultura da Holanda também te faz entender os valores deles e como você pode mostrar que seu lugar é aqui trabalhando para eles.

Meus Resultados

Troquei muita mensagem com bastante gente da Holanda. Isso é importante, porque uma vez aqui você não sabe o dia de amanhã e ter contatos e portas abertas é bom em qualquer lugar. Há algumas questões dos tipos de contrato de trabalho e como as permissões de residência estão atreladas a isso – deixo para falarmos disso outro dia.

Ao longo do meu período de busca, apliquei em muuuiitas vagas, conversei com diversas empresas e em 5 processos seletivos fui até a fase final de entrevistas (geralmente são 3 fases).

Para mim ficou claro que me faltava aprendizado sobre o processo como um todo na visão da cultura holandesa: como montar currículo, cover letter, apresentação, criar relacionamento, falas na entrevista, mostrar meu valor, expor o porquê eu queria estar lá, como iria ajudar a empresa, etc.

Foi uma curva de aprendizado, tentativa após tentativa, até chegar lá.

Para você? Já deixei todas as dicas e instruções aqui. Não há lugar na internet que consolide esse passo-a-passo. Comece e aguarde que sua hora também irá chegar!

Ficou com dúvidas ou quer ajuda? Lá no fim da página tem o campo comentários. Mande sua pergunta que irei responder.

PRECISA DE AJUDA? CONTA COMIGO! TENHO UM SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA ESSE PROCESSO. CONFERE AQUI!

Extra:

Perguntas que você deve fazer sobre tudo isso. Podemos falar delas mais para frente.

  • Como é morar na Holanda?
  • Qual salário é bom para a Holanda?
  • Quais os tipos de contrato e relação com o visto?
  • Passei em uma vaga e agora, o que faço?
  • Como funciona o processo de visto?
  • Como é morar na Holanda?
  • Como é a cultura da Holanda?
  • Quais regras trabalhistas da Holanda?

Gostou de saber como morar legamente na Holanda? Me conta nos comentários! 🙂

ROTEIROS DE VIAGEM

FAÇA O DOWNLOAD DE TODOS OS ROTEIROS DE VIAGEM DO BLOG!

Comentários

  • Ellen Noronha

    Que relato INCRÍVEL!!! Você é sucesso e inspiração demais, amei!

    10/12/2021 at 15:43

Escreva um comentário