Tudo sobre Utrecht – Guia Completo
Guia Completo
Tudo sobre Utrecht
Tudo sobre Utrecht!
Utrecht (Utreque em português) é uma das mais antigas cidades da Holanda (Países Baixos), oficialmente fundada no ano de 1122, é a quarta maior cidade do país, localizada na região central é um importante ponto de ligação rodoviária e ferroviária, sendo sua estação de trem a maior da Holanda.
Além disso, assim como o restante do país, tem parte de seu território abaixo do nível do mar e usa do sistema de diques para regular o volume de água em regiões e, por isso, encontramos diversos canais pela cidade.
Como moro em Utrecht, sou suspeita em falar, mas para mim é a melhor cidade do país, muito porque ela mantém traços de interior ao mesmo tempo que tem um tamanho relativamente grande e uma atmosfera extremamente ativa de bares, restaurantes, lojas, eventos culturais, festivais, etc. Até mesmo os holandeses colocam ela como sua cidade preferida.
Veja também meu post Tudo Sobre Holanda – Guia Completo e saiba mais sobre a Holanda outras cidades, como: Amsterdam, Rotterdam, The Hague, Gouda, Maastricht, Delf, Giethoorn, Leiden, etc
Moeda
A moeda oficial da Holanda é o Euro (EUR).
Dinheiro “vivo” é pouco aceito na Holanda, principalmente após o COVID, onde todo mundo passou a adotar o cartão. Cartões de crédito também não são sempre aceitos, então, pergunte no estabelecimento antes de consumir algo. Eu sugiro você ler essa matéria para entender mais Clique aqui. Não se assuste, tudo ficará bem! Mas é meu papel te avisar para você se preparar com 2 cartões, incluindo uma de débito, de bandeiras diferentes pelo menos.
Idioma
O idioma oficial da Holanda é o holandês, mas não se preocupe, porque praticamente toda a população holandesa é capaz de falar inglês. A Holanda está em 1 º no ranking mundial de fluência na língua inglesa para países cujo idioma oficial não é o inglês.*
Claro que a sinalização, descrição de produtos nas lojas e supermercados, cartazes, etc são em holandês, mas nada que impacte sua viagem. A maioria dos restaurantes tem cardápio em inglês, mas na dúvida, deixe o app de tradução pronto no celular. rsrs
*Fonte: https://www.ef.nl/epi/
Confira na seção GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para Utrecht
Se você leu meu post Tudo Sobre Holanda – Guia Completo, já sabe que motivos para visitar o país não faltam. Se você não leu, vou trazer tudo aqui para você de novo mais abaixo!
Mas antes vou te mostrar boas razões para visitar Utrecht!
• A cidade de Utrecht tem um pouco mais de 350 mil habitantes, mas o estado de Utrecht tem mais de 1.300.000. Já que ela é a capital do estado, você consegue imaginar que, apesar da cidade ser relativamente pequena, o volume de pessoas que transitam por lá é alto. E isso faz da dinâmica da cidade ser bastante agradável, já que você consegue ter benefícios do interior junto com uma vida agitada de uma cidade grande.
• A atmosfera da cidade é muito viva, você irá encontrar ruas, bares, restaurantes, lojas sempre com algum movimento, e claro, nos feriados lotados! rsrs E te digo que a quantidade de lugares e opções é gigantesca! Mas é fato que a população aqui gosta de sair para aproveitar o dia.
• A Universidade de Utrecht é uma das maiores do país, e por isso, há muitos jovens pela cidade também, o que ajuda no movimento da cidade. Mas não pense que sem eles seria diferente, porque aqui todas as idades curtem por igual o clima agradável que a cidade tem para oferecer.
• Para mim o melhor “passeio nos canais” é o daqui, porque você circula bem o centro da cidade que realmente é a atração e concentração de pessoas. Além disso, é excelente para passeios de Kayak, stand up e pedalinho, porque os canais são menores, mais estreitos e tem bem menos barcos motorizados comparado com Amsterdam, o que dá mais segurança e torna o ambiente mais agradável
• Para quem gosta de museus e história, a cidade também tem bastante opções disponíveis. Sem contar que, por ter a principal estação de trem do país, você consegue ir para qualquer lugar facilmente.
• Diferentes de outras cidades, alguns bares e restaurantes ficam quase no mesmo nível dos canais, o que dá um clima mais gostoso.
Bom, agora vamos falar do país, e para começar a falar das razões para visitar a Holanda, eu vou compartilhar uma curiosidade! Você sabia que a Holanda está em 5º no ranking mundial* dos lugares onde as pessoas vivem mais felizes?
Sem dúvida nenhuma visitar um local onde a atmosfera e a energia das pessoas emana felicidade dificilmente será ruim! Rsrs Então, fica aqui meu primeiro motivo do porquê ir para a Holanda.
Vou te contar outros motivos mais abaixo:
• A sociedade holandesa tem uma grande aceitação de diferentes culturas, ou seja, o índice de discriminação é muitoooo baixo, e isso faz com que as pessoas sejam livres para ser quem elas são! E convenhamos, isso é demais!!! S2
• A Holanda é muito focada em cultura e, portanto, você consegue encontrar diversos museus e eventos de arte todas as épocas do ano.
• O país é pioneiro em diversas ações de sustentabilidade, e é incrível o quanto de medidas e ações existem aqui para poluirmos menos, reciclar mais, usar produtos conscientemente, etc.
• Os holandeses gostam muito de festivais de música! Procure a agenda da cidade que estiver visitando e encontrará algo muito legal! O melhor de tudo, não se preocupe com segurança, assédio e ser você! J
• O estilo e arquitetura das cidades mais antigas são muito charmosos e, por isso, é difícil não se encantar durante uma caminhada, passeio de barco ou pedalando pela cidade.
• As cidades mais novas têm arquiteturas muiiitooo modernas, o que também é muito legal de ver!
• Praticamente toda a população holandesa é capaz de falar inglês. A Holanda está em 1 º no ranking mundial de fluência na língua inglesa para países cujo idioma oficial não é o inglês.**
• Você tem toda a infra-estrutura para fazer um excelente passeio de bicicleta pelas cidades. O país é plano e as vias são focadas para bicicletas e transporte público.
• É muito fácil se locomover pelas cidades, já que o país tem excelência no sistema de transporte público.
• Os parques são incríveis! E você consegue curtir momentos de relaxamento, fazer piqueniques, etc.
• Se você gosta de bebidas alcóolicas, você consegue encontrar muiiittooo tipos de cerveja pelos bares e restaurantes da cidade.
• Se você gosta de drogas leves ou tem interesse em experimentar de maneira controlada, os coffee shops oferecem diversos tipos.
Como eu decidi sair do Brasil e mudar para a Holanda, eu sou suspeita de falar os motivos para visitar o país. Rsrs Mas acredite, sua visita aqui pode mudar bastante sua perspectiva de como ver o mundo!
*Fonte: https://worldhappiness.report/
**Fonte: https://www.ef.nl/epi/
Confira na seção GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até Utrecht, Holanda
Se você é brasileiro e está pensando em viajar para a Europa, você tem direito de permanência de 90 dias nos países membro do Espaço Schengen (assim como a Holanda), e precisará de um passaporte válido por pelo menos 6 meses da data de entrada no território e um seguro de viagem que atenda as regras do Espaço Schengen.
Atenção, o seguro viagem é obrigatório! O Blog Ta no Mundo tem os melhores preços de seguro viagem com até 30% de desconto. Confira no link abaixo.
Não se esqueça de conferir as restrições decorrentes do COVID-19 no período da sua viagem.
Quando ir para Utrecht?
A melhor época para ir para Utrecht, Holanda é de Maio até Setembro, pois é o verão europeu.
É verdade que a Holanda não é um país muito quente e mesmo no verão você pode encontrar dias de “friozinho”, principalmente em Maio e Setembro, mas nada que um casaco leve ou um corta vento não resolva.
Uma coisa boa do verão na Holanda é que no auge do verão o sol se põe às 22:30! Ou seja, você consegue aproveitar muito bem cada dia.
Nos meses de abril e outubro, há uma pequena chance de dias um pouco mais quentes, porém, vai da sua sorte! Em abril de 2022 nevou por dois dias, e na sequência fez 17 graus! Rsrs Sim, a Holanda pode surpreender.
Viajar para Holanda no inverno
Diferente do verão, no pico do inverno, além das temperaturas baixas, o sol nasce às 9:00 e se põe às 17:00, e para “ajudar”, os dias não são muito ensolarados. Ou seja, o clima no geral não é dos melhores para quem quer turistar.
Além disso, várias das principais atividades turísticas do país são a céu aberto: passeios nos canais, visitar parques, andar de bicicleta, caminhar pelo centro, etc.
Como ir para Utrecht?
Há diversas formas de chegar até a Utrecht na Holanda. Abaixo vou listar algumas opções para te ajudar!
Avião
O principal aeroporto da Holanda é o de Amsterdam (AMS), então, é através dele que as maiorias das companhias aéreas internacionais operam. No caso da rota Brasil-Holanda, ele é a única opção para voos diretos com a companhia KLM. Os voos partem de São Paulo (GRU) ou Rio de Janeiro (GIG).
Vale lembrar, que dependendo de onde você esteja saindo, os aeroportos de Roterdão-Haia (RTM) e Eindhoven (EIN) também recebem voos internacionais das principais capitais da Europa e podem ser boas opções, já que a Holanda tem um sistema de trens muito eficaz.
Após o avião você terá que escolher alguma das opções abaixo, confira!
Trem
A opção de chegar em Utrecht de trem só é aplicável se você já está em alguma outra cidade da Holanda ou outro país europeu.
E como eu disse antes, o sistema de trens da Holanda é muito bom. Você encontrará trem para quase todas as cidades do país sem qualquer dificuldade.
Do Aeroporto de Amsterdam (Schipol) até a estação central de Utrecht (Utrecht Central) são 30 minutos e custa em torno de EUR 10.
Para compra de tickets recomendo usar o site: https://www.ns.nl/en
Carro
Para chegar na Holanda de carro, assim como de trem, você precisa estar em alguma cidade da Holanda ou de outro país europeu.
No geral, as estradas são excelentes, assim como a sinalização.
Por morar na Holanda, eu já fiz rotas dentro do país para as principais cidades (Amsterdam, The Hague, Rotterdam, etc) e também saindo da França, Bélgica, Alemanha, Suíça e Luxemburgo. Foi super tranquilo!
Do Aeroporto de Amsterdam (Schipol) até Utrecht são cerca de 35 minutos de carro.
Quantos dias ficar em Utrecht?
Se você quiser conhecer bem todas as atrações de Utrecht eu recomendo você ficar pelo menos 2 dias inteiros, ou 3 dias contando que você irá perder parte do dia dependendo da sua hora de chegada e partida da cidade.
Mas se você está com tempo corrido eu sugiro dormir uma noite pelo menos em Utrecht, assim você consegue sentir bem a atmosfera da cidade. E já te adianto, não se assuste se você pensar “Nossa quero morar aqui!” rsrs Até hoje, todas as pessoas que vieram aqui que eu conheço me disseram isso.
Veja também meu post Tudo Sobre Holanda – Guia Completo e saiba mais sobre outras cidades da Holanda, como: Amsterdam, Rotterdam, The Hague, Gouda, Maastricht, Delf, Giethoorn, Leiden, etc
O que fazer em Utrecht?
Abaixo você terá uma lista das principais atrações de Utrecht.
Se quiser ainda mais praticidade, baixe o meu roteiro completo de 6 dias de viagem na Holanda. Com esse roteiro, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa clicar nos links que eu disponibilizo nele e fazer as reservas!
Atrações:
• Passeio pelos canais (Barco/Caiaque/Pedalinho/Stand-up paddle)
Você tem diferentes opções de passeios para conhecer os canais, particularmente, eu acho que o caiaque e o pedalinho são os mais interessantes para turistas. Mas claro, fica a seu critério decidir. Vou deixar todas as dicas aqui:
– Pedalinho: Os pedalinhos ficam localizados no Oudegracht também (clique aqui) e a agência responsável é a Stromma. O preço é EUR 25 por pedalinho.
– Barco: Os barcos partem do Oudegracht (localização aqui) e a agência Schuttevaer é responsável pelos passeios, que são de 1 hora ou 1,5 horas. Os preços variam de EUR 10 a EUR 22.
– Caiaque/Stand-up paddle: Eu recomendo fazer com a agência Dagjesuppen. Os preços estão disponíveis no site e variam de EUR 10 a EUR 30 por pessoa.
• Catedral de São Martinho
A Catedral de São Martinho (Inglês: Dom Church, Holandês: Domkerk) uma igreja gótica inaugurada no ano de 1254. Muito já se passou desde a fundação da igreja, o prédio já não é mais sua versão original, por exemplo, a principal capela desabou e não foi reconstruída. Mas o que ainda está lá é muito incrível, há muitos detalhes no interior da igreja, como um enorme órgão e diversos monumentos.
Site: http://www.domkerk.nl/
• Torre Dom de Utrecht
A Torre Dom (Holandês: Domtoren) é o símbolo da cidade de Utrecht. Ela tem 112,5 metros de altura, e isso faz dela a torre de igreja mais alta da Holanda. A torre fazia parte da Catedral de São Martinho, mas depois do desabamento da capela, os prédios se tornaram independentes.
É possível acessar o alto da torre por elevador ou por escada e ter uma vista muiiitoo privilegiada da cidade! Vale muito a pena!!! O ingresso custa EUR 12,50 por pessoa.
Site: https://www.domtoren.nl/en/
• Igreja de São Pedro
A Igreja de São Pedro (Holandês: Pieterskerk) é uma igreja bem antiga da cidade de Utrecht, com o início de sua construção datada no ano de 1039. É uma igreja mais simples que a Catedral de São Martinho, porém também possui um órgão bem legal.
Site: https://pieterskerk-utrecht.nl/
• Hoog Catharijne
O Hoog Catharijne é um dos maiores shoppings da Holanda e um dos mais modernos também. Sua arquitetura moderna e tamanho chamam a atenção diante dos prédios antigos do centro da cidade. Se precisar comprar alguma coisa, com certeza lá terá uma loja para o que você procura.
Site: https://hoog-catharijne.klepierre.nl/
• Oudegracht
Oudegracht é a região central dos canais, onde ficam lojas, restaurantes, bares, cafeterias, e outros comércios. É o coração da cidade! Sente num restaurante à beira do canal, caminhe pelas atrações como Torre Dom, Catedral de São Martinho, faça um passeio de barco e sinta toda a energia encantadora que a cidade tem para oferecer!
• Rainbow bike path
A ciclovia do arco-íris fica localizada na Universidade de Utrecht e foi construída como um ato de atenção para a aceitação, igualdade e segurança de todas as pessoas da comunidade LGBTIQ+. É um trecho pequeno de ciclovida, 570 metros, mas que fica apenas 15 minutos de bicicleta do centro e que vale a pena tirar uma foto! 🙂
Site: https://www.uu.nl/en/organisation/equality-diversity-inclusion/rainbow-bike-path
Parques:
• Utrecht Botanic Gardens
O Jardim Botânico da Universidade de Utrecht (Holandês: Botanische Tuinen Universiteit) é um parque público que conta com uma variedade de jardins de diferentes temas e que você consegue desfrutar de um momento bem relaxante.
Site: https://www.uu.nl/en/utrecht-university-botanic-gardens
• Wilhelminapark
O Wilhelminapark é um parque grande localizado próximo ao centro de Utrecht e é considerado um dos mais bonitos da Holanda. Além da beleza do parque, você também irá se encantar com o estilo de vida das pessoas.
Site: https://www.ontdek-utrecht.nl/locatie/wilhelminapark/
Museus:
• De Haar Castle
O Castelo De Haar é um castelo medieval com data de 1892. Ao longo dos anos, ele sofreu danos com guerras locais e falta de manutenção, mas há poucos anos atrás a família dona do local conseguiu recursos para reformar o castelo e fazer dele um museu. Então, hoje você pode ir visitar e experienciar como era a vida de um castelo. Muitos objetos e decoração da época estão expostos para o público. O castelo é grande, então a sensação de estar lá dentro é muito legal!
Além disso, o castelo também conta com um imenso jardim que você pode gastar um bom tempo de caminhada.
A ingressos só para o jardim ou para visitar o castelo junto. O valor da entrada do jardim é de EUR 7 e do jardim com o castelo é EUR 18.
Site: https://www.kasteeldehaar.nl/english/?lang=en
• DOMunder
O DOMunder é um museu onde você pode conhecer mais de 2000 anos de história de Utrecht de uma maneira interativa e divertida. Ele fica localizado no centro da cidade de Utrecht, no subsolo da Torre Dom e da Catedral de São Martinho. O passeio dura cerca de 75 minutos por esse mundo submerso. É muitooo interessante! O ingresso custa EUR 12,50 por pessoa.
Site: https://www.domunder.nl/en
• Huis Doorn
A casa Doorn está localizada na cidade de Doorn, bem perto de Utrecht. Ela é uma mansão extremamente luxuosa de mais de 100 anos atrás que ainda está conservada com os mesmos móveis e decoração. Assim, você entenderá um pouco da realidade dos ricos daquela época! rsrs. O ingresso custa EUR 12,00 por pessoa.
Site: https://www.huisdoorn.nl/en/
• Museum Speelklok
O Museu Speelklok é um museu que apresenta instrumentos que tocam música sozinhos. A coleção inclui caixas de música, relógios com instrumentos musicais, pianos, pianos automáticos, orquestras, realejos, órgãos, etc. Andando pelo centro da cidade você ainda encontra algumas pessoas usando esse tipo de instrumento. O ingresso custa EUR 14,50 por pessoa.
Site: https://www.museumspeelklok.nl/
• Spoor Museum
O Museu Spoor existe desde 1927 e apresenta a história dos trens na Holanda. Para nós brasileiros que conhecemos pouco de trem é interessante saber um pouco mais. O ingresso custa EUR 17,50 por pessoa.
Site: https://www.spoorwegmuseum.nl/
• Centraal Museum
O Museu Central de Utrecht está localizado no centro de Utrecht e foi fundado em 1838, sendo ele o mais antigo dos museus municipais da Holanda. O prédio medieval é bem antigo, mas foi reformado há pouco tempo. O museu apresenta diversas obras de arte antiga e moderna, design, moda e história regional, além de exposições temporárias. O ingresso custa EUR 13,50 por pessoa.
Site: https://www.centraalmuseum.nl/nl
Onde ficar / se hospedar em Utrecht?
Melhor região
A melhor região para se hospedar é o centro da cidade, porque boa parte das atrações conseguem ser feitas a pé ou em poucos minutos de transporte público ou bicicleta. Além disso, estar perto do centro, e estações centrais de trem, também facilita caso você planeje viajar entre cidades.
Minha experiência e hospedagem
Eu moro em Utrecht, então, não precisei reservar hotéis por aqui. Porém, eu conheço pessoas próximas que ficaram no Inntel Hotels Utrecht Centre e acharam muito bom!
Minhas sugestões de hospedagem
Os leitores frequentes aqui do Ta no Mundo já sabem, mas caso você esteja chegando agora, saiba que eu classifico os hotéis em 4 padrões e segrego minha indicação em cada um dos padrões, para facilitar suas pesquisas de acordo com o seu orçamento e nível de exigência.
Abaixo estão as minhas sugestões:
– Alto Luxo ($$$$$): Grand Hotel Karel V
– Luxo ($$$$): Cozy Pillow, Inntel Hotels Utrecht Centre
– Intermediário ($$$): Hampton By Hilton, BUNK Hotel Utrecht
– Razoável ($$): NH Centre Utrecht Hotel
O que comer em Utrecht, Holanda?
A Holanda é um país com pouca comida típica. Você não vai encontrar nenhum prato muito elaborado por lá, mas tem algumas coisas bem gostosas para experimentar! Confira abaixo a lista:
– Stroopwafel: tradicionalmente são bolachinhas com recheio de caramelo, mas você encontra diversos recheios diferentes atualmente (Você consegue achar em qualquer supermercado);
– Bitterballen: são croquetes em forma de bola recheados de vegetais e um pouco de carne;
– Kibbeling: típico das feiras da Holanda, são porções de peixe frito com maionese a parte (Em Utrecht a feira acontece na praça central [localização aqui] todas as quarta-feiras e sábados);
– Kroket: como o nome já lembra, é um croquete de carne;
– Sopa: os holandeses costumam jantar sopa, principalmente a de ervilha;
– Cones de Batata-Frita: você irá perceber diversas lojinhas vendendo cones com batata-frita. É muito comum passear pelo centro e comer sua batatinha (Em Utrecht tem um muito famoso no centro [localização aqui])
– Sanduíches: os holandeses comem muito pão e os restaurantes locais servem diversos tipos de sanduíches no almoço ou jantar.
Mas não se preocupe, você vai encontrar restaurantes de culinárias do mundo todo nas principais cidades. Então, comer bem lá não será um problema!
Preços Médios
Confira abaixo o preço médio das comidas nas principais cidades:
- Lanches: De EUR 8,00 a 15,00
- Pratos Principais: De EUR 15,00 a EUR 27,00.
- Bebidas não alcoólicas: EUR 4,00
- Cervejas: EUR 4,50
- Taça de vinho: EUR 4,50
- Drinks alcoólicos: EUR 9,00
Veja os a lista de alguns lugares em Utrecht que separei para vocês:
Cafés:
• Bagels & Beans– Catharijne Esplanade 10, 3511 WK Utrecht
• 30ml Vredenburg – Vredenburg 23, 3511 BB Utrecht
• STAN Utrecht – Ganzenmarkt 16A, 3512 GD Utrecht
Restaurantes:
• Winkel van Sinkel – Oudegracht 158, 3511 AZ Utrecht
• Broadway American Steakhouse – Oudegracht aan de Werf 139, 3511 AL Utrecht
• Italiaans restaurant Piero’s – Ledig Erf 10, 3582 EA Utrecht
• Humphrey’s Restaurant Utrecht – Stadhuisbrug 3, 3511 KP Utrecht
• Nostro Bar – Vondellaan 15a, 3521 GB Utrecht
Bares
• De Pomp Utrecht – Croeselaan 122, 3521 CE Utrecht
• ‘t Oude Pothuys – Oudegracht 279, 3511 PA Utrecht
• Mr. Finch – Drieharingstraat 5, 3511 BH Utrecht
Veja alguns pratos de Utrecht abaixo. Coloquei os nomes dos restaurantes nas legendas.
Como se locomover em Utrecht?
Como eu disse no meu post Tudo sobre Holanda – Guia Completo, a Holanda é um dos países com excelência na mobilidade urbana, ou seja, você não terá qualquer dificuldade de se locomover entre regiões ou cidades. E muito disso se deve pelo fato deles terem um excelente sistema de transporte público e também um grande suporte às bicicletas com milhares de quilômetros de ciclovias.
Transporte Público
Como eu disse acima, o transporte público funciona perfeitamente bem! Você tem opções de ônibus, trem, tram (trenzinho da superfície) e metrô em intervalos muito curtos de tempo. A não ser que esteja indo para uma zona muito remota, dificilmente você irá esperar mais que 10 minutos por um transporte.
Além disso, todo o sistema de trânsito é feito para privilegiar o transporte público, e por isso as viagens acabam sendo rápidas.
Sem dúvida, essa é uma boa opção se você não domina usar uma bicicleta, já que consegue oferecer a mobilidade e agilidade essenciais para conhecer os principais pontos da cidade.
Para usar o transporte público você pode pedir um OV-Chipkaart disponível na Estação Central de Utrecht. O cartão custa EUR 7,50, você coloca créditos e utiliza o transporte. Mas também há opções de cartões day pass, que você pode usar o transporte livremente por horas, a depender do cartão adquirido. Veja o site: https://www.public-transport-holland.com/.
Bicicleta
Quase todos os turistas sonham em andar de bicicleta na Holanda, muito porque, como eu falei, há ciclovias que não acabam mais. Rsrs Sem contar que toda a atmosfera das cidades holandesas ajuda o andar de bicicleta ser mais prazeroso. Em Utrecht não seria diferente né?!
Para mim esse é o melhor meio de transporte para a cidade, pois as distâncias em Utrecht são curtas e assim você tem mais autonomia para conhecer a cidade. Eu sugiro alugar sua bike nessa opções: Laagcatharijne ou Black-Bikes
Dica como moradora:
• Os holandeses andam bem rápido com a bicicleta, e os horários de picos são muito cheios de bikes! Não se assuste se ouvir buzinas para “sair da frente”.
• Há sinais para “dar seta” e as ciclovias hora são mão dupla, hora não, e também possuem sentido certo! Respeite as regras, porque na Holanda a bicicleta é um meio de transporte sério.
• Tranque a bicicleta! Sim, a Holanda é super segura e raramente há algum caso de assalto ou pequeno roubo, porém, as bikes são uma exceção. Mesmo morando aqui há algum tempo eu ainda não entendi o porquê disso.
Carro
Não que os carros não sejam bem vindos, afinal eles são precisos de alguma forma, mas a verdade é que dirigir na Holanda pode ser muito mais demorado e caro que o transporte público ou a bicicleta.
O governo proporciona tanto investimento no sistema de transporte que acaba sendo inviável usar o carro e há poucas áreas remotas onde não há transporte público ou ciclovia.
Como eu disse antes, o sistema de semáforos é inteligente e favorece o transporte público ou as bicicletas ou pedestres.
Sem dúvida alguma, alugar um carro não é uma opção para nenhuma cidade da Holanda, mesmo que seu roteiro inclua diferentes cidades.
Taxi
Os táxis são bem caros na Holanda e eu não consideraria como uma opção de transporte, mas claro, caso você sinta necessário eles estão disponíveis. Eles também podem usar as vias dos ônibus, então, também são formas rápidas de chegar ao seu destino.
Ps: O Uber funciona nas principais cidades do país.
Com certeza o GPS vai te ajudar bastante a localizar os lugares pela cidade, então sugiro que você tenha um chip para utilizar a internet no exterior. Vale muito a pena para ajudar no seu conforto!
Quanto custa ir para Utrecht, Holanda?
Como eu disse no meu post Tudo sobre Holanda – Guia Completo, comparado a outros países europeus, a Holanda é um país caro. Para você ter uma ideia, a Holanda está na 19ª posição no ranking mundial de custo de vida.*
Mas claro que o preço alto traz uma recompensa incrível, já que não há como não se encantar com o país. O estilo de vida dos holandeses e a atmosfera das cidades e lugares é algo incrível e que inspira muito a gente a refletir na forma que vivemos.
Baixe meu roteiro de viagem da Holanda para ter acesso aos custos de Utrecht! Ele é uma sugestão de programação para cada dia da sua viagem, incluindo horários, pontos turísticos, restaurantes, passagens aéreas e transporte. Com esse roteiro, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa clicar nos links que eu disponibilizo nele e fazer as reservas!
*Dados de 2017 Fonte: link
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo!
Mais dicas sobre Utrecht, Holanda!
Aqui vão 6 dicas para você aproveitar o melhor da Holanda:
• A Holanda é um país que chove bastante, um casaco à prova d’água pode ajudar você a ter uma viagem mais tranquila. Você verá que para os holandeses a chuva e nada são a mesma coisa, eles fazem tudo normalmente. Acompanhe a chuva pelos aplicativos de tempo, esperar 5 minutos pode mudar tudo!
• Sim, todos falam inglês e muito bem! A Holanda está em 1 º no ranking mundial de fluência na língua inglesa para países cujo idioma oficial não é o inglês (Fonte: https://www.ef.nl/epi/). Mas as placas, produtos nos supermercados e demais informativos na grande maioria das vezes são em Holandês, então, tenha um Google Tradutor pronto para te ajudar.
• Beber na rua é proibido! Mesmo que você veja algumas pessoas fazendo, saiba que os guardas podem te abordar.
• As drogas leves (inclui maconha) são toleradas e não legalizadas! Há uma diferença legal e de comportamento público grande por conta disso. Você pode comprar, transportar e usar sua droga, respeitando os limites estabelecidos e o bem estar social. Ser pego perturbando outros, ou em um acidente, ou consumindo em frente de crianças, por exemplo, não será algo aceitável pela polícia local.
• Andar de bicicleta pode ser um grande desafio nas horas de pico, tenha cuidado! Lembre-se que os residentes usam a bicicleta como meio de transporte, andam rápido e de acordo com a sinalização. Não estamos acostumados com essas regras e o ritmo deles! Rsrs
• Dinheiro “vivo” é pouco aceito na Holanda, principalmente após o COVID, onde todo mundo passou a adotar o cartão. Cartões de crédito também não são sempre aceitos, então, pergunte no estabelecimento antes de consumir algo. Eu sugiro você ler essa matéria para entender mais Clique aqui. Não se assuste, tudo ficará bem! Mas é meu papel te avisar para você se preparar com 2 cartões de bandeiras diferentes pelo menos.
Galeria de fotos de Utrecht
Vejas as fotos da minha viagem logo abaixo! Também de uma passadinha no meu Instagram @tanomundo para conferir meus stories!
Ah, e quando estiver em Utrecht, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Utrecht com mais algum outro destino?
É possível combinar a Utrecht com diversos destinos, afinal, há outras cidades incríveis na Holanda para visitar, como: Amsterdam, The Hague, Rotterdam, Gouda, Maastricht, Delf, Giethoorn, Leiden, etc. Veja meu post Tudo sobre Holanda – Guia Completo para saber mais!
E claro, os voos e trens entre países da Europa são relativamente baratos e rápidos, por isso, também recomendo você aproveitar para visitar a Bélgica (Bruxelas), França (Paris) e Inglaterra (Londres).
Dica: a EUROSTAR (https://www.eurostar.com/), oferece trem direto e muito rápido entre as capitais desses países, incluindo Holanda, o que facilita muito você aproveitar melhor o tempo de viagem e conhecer lugares novos. Eu fiz esse roteiro em 2017, foram 14 dias de viagem e foi incrível!!! (4 dias Paris, 3 dias Amsterdam, 2 dias Bruxelas, 1 dia Bruges, 4 dias Londres – o custo total foi de EUR 5.000 na época)
FAÇA O DOWNLOAD
ROTEIRO DE VIAGEM PARA HOLANDA!
(Amsterdam, Rotterdam, The Hague e Utrecht)
[/qodef_call_to_action]
Mapa
Utrecht
Avaliação Ta no Mundo