Tudo sobre Luxemburgo – Guia Completo
Guia Completo
Tudo sobre Luxemburgo
Tudo sobre Luxemburgo!
Luxemburgo (Luxembourg em inglês) é um pequeno país, situado entre a Bélgica, França e Alemanha, altamente desenvolvido, com um dos maiores PIB per capita do mundo, e é considerado um dos melhores países do mundo para se viver. O país é o único Grão-Ducado ainda existente, ou seja, um grão-duque faz o papel de chefe de estado.
Ao longo de sua história, Luxemburgo passou por diversas guerras e foi dominado por diferentes estados, fazendo com que sua cultura e população se diversificasse ao longo do tempo. Atualmente, é possível notar claramente as diferentes arquiteturas dos edifícios ao longo do país. Além disso, a variedade de línguas oficiais também reafirma a variedade cultural do país.
Moeda
A moeda oficial de Luxemburgo é o Euro (EUR).
Dinheiro “vivo” e cartões (débito e crédito) são aceitos normalmente pelos estabelecimentos comerciais.
Idioma
Luxemburgo possui 3 línguas oficiais: Francês, Alemão e Luxemburguês, mas vale lembrar que parte da população ainda domina outras línguas, como o português por exemplo.
Além disso, eles também falam muito bem inglês, então, não se preocupe que haverá várias formas de se comunicar por lá!
Claro que a sinalização, descrição de produtos nas lojas e supermercados, cartazes, etc são nas línguas oficiais, mas nada que impacte sua viagem. Mas claro, deixe o app de tradução pronto para uso no celular. rsrs
Confira na seção GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para Luxemburgo
Confira abaixo as razões para visitar Luxemburgo!
• Em Luxemburgo você consegue vivenciar diferentes culturas ao mesmo tempo, pois o país teve influência de diversos outros países europeus até sua independência. O país possui 3 línguas oficiais (Francês, Alemão e Luxemburguês), mas vale lembrar que parte da população ainda domina outras línguas, como o português.
• Devido à riqueza cultural mencionada acima, você consegue encontrar uma arquitetura muito rica e diversificada nas edificações históricas de Luxemburgo.
• Se você gosta de castelos, tenha certeza que lá você vai encontrar alguns muiiito incríveis!
• Luxemburgo tem muita natureza! É o país com a maior concentração de trilhas por tamanho do país. Se você gosta de se aventurar lá é um lugar sensacional!
• O país é pequeno, mas tem muita atração para oferecer! Além disso, é fácil combinar ele com algum outro país próximo (França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suíça se você vai visitar Paris e Bruxelas)
Confira na seção GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até Luxemburgo
Se você é brasileiro e está pensando em viajar para a Europa, você tem direito de permanência de 90 dias nos países membro do Espaço Schengen (assim como Luxemburgo), e precisará de um passaporte válido por pelo menos 6 meses da data de entrada no território e um seguro de viagem que atenda as regras do Espaço Schengen.
Atenção, o seguro viagem é obrigatório! O Blog Ta no Mundo tem os melhores preços de seguro viagem com até 30% de desconto. Confira no link abaixo.
Não se esqueça de conferir as restrições decorrentes do COVID-19 no período da sua viagem.
Quando ir para Luxemburgo?
A melhor época para ir para Luxemburgo é de Maio até Setembro, pois é o verão europeu.
Claro que dependendo da cidade e altitude pode ser que você encontre dias um pouco mais frios nos meses de Maio e Setembro.
Acho importante você considerar que anda-se muito em Luxemburgo, a maioria das atrações envolve caminhar pelos lugares ou trilhas a céu aberto, então, ir no auge do verão pode ser sofrido.
Uma coisa boa do verão em Luxemburgo é que no auge do verão o sol se põe às 21:30! Ou seja, você consegue aproveitar muito bem cada dia.
Viajar para Luxemburgo no inverno
Diferente do verão, no pico do inverno, além das temperaturas baixas, o sol nasce às 9:00 e se põe às 17:00, e para “ajudar”, os dias não são muito ensolarados. Ou seja, o clima no geral não é dos melhores para quem quer turistar.
Além disso, várias das principais atividades turísticas do país são a céu aberto, e com condições de clima ruim elas não serão bem aproveitadas.
Como ir para Luxemburgo?
Há diversas formas de chegar até a Luxemburgo. Abaixo vou listar algumas opções para te ajudar!
Avião
O principal aeroporto da Luxemburgo é o da capital Luxemburgo (LUX), então, é através dele que as maiorias das companhias aéreas internacionais operam.
Infelizmente, não há voos direto entre o Brasil e Luxemburgo, então, você terá escala ou conexão em algum lugar, o que pode ser uma boa opção para conhecer um lugar novo e seguir viagem depois para Luxemburgo.
Há a opção também de ir para algum outro país perto e ir para Luxemburgo considerando as opções abaixo. De uma olhada!
Trem
A opção de chegar em Luxemburgo de trem só é aplicável se você já está em alguma outra cidade/país Europeu.
Sugiro usar o site da Eurorail para buscar o trecho que melhor se encaixa com sua viagem. Procure trens com destino para a estação central de luxemburgo.
A viagem de trem é super tranquila e há vários horários disponíveis das principais cidades dos países vizinhos ou próximos (Paris, Bruxelas, Amsterdam, Munique, Frankfurt, Zurique, etc.)
Carro
Para chegar em Luxemburgo de carro, assim como de trem, você precisa estar em alguma cidade/país da Europa.
No geral, as estradas são excelentes, assim como a sinalização.
Apesar de o carro não ser útil na cidade de Luxemburgo, eu gosto da opção de carro, porque oferece uma ótima liberdade para explorar o país do seu jeito depois. Mas para quem está com o tempo contado, eu sugiro pegar o trem.
Por morar na Holanda, eu já fiz a rota de Utrecht até Luxemburgo (cidade). Foi super tranquilo e lindo! Fizemos uma rota alternativa com algumas paradas em castelos, cidadizinhas e mirantes.
Ônibus
Assim como o trem e carro, para ir de ônibus até Luxemburgo você precisa já estar na europa.
É possível pegar ônibus das principais cidades dos países próximos para várias cidades de Luxemburgo. A empresa FlixBus oferece esse serviço e os veículos são modernos e confortáveis com preços bem acessíveis.
Eu acho essa opção tão boa quanto o trem, confira qual das duas se encaixa melhor no seu cronograma e orçamento!
Quantos dias ficar em Luxemburgo?
Se você quiser conhecer bem a capital, 2 dias são suficientes! Mas, como o país é pequeno e tem muito coisa interessante para oferecer além da cidade de Luxemburgo, eu sugiro você pensar em ficar 4 dias e explorar outras cidades também (Veja na seção “O que Fazer” sobre as opções).
Agora, se você está com tempo corrido e está apenas de passagem pela cidade de Luxemburgo, é possível passar rapidamente pelos principais pontos localizados perto ao centro. Claro, você não vai conseguir explorar a fundo, mas conseguirá ver as principais atrações.
Baixe meu roteiro de viagem para Luxemburgo! Ele é uma sugestão de programação para cada dia da sua viagem, incluindo horários, pontos turísticos, restaurantes, passagens aéreas e transporte. Com esse roteiro, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa clicar nos links que eu disponibilizo nele e fazer as reservas!
O que fazer em Luxemburgo?
Abaixo você terá uma lista das principais atrações de Luxemburgo. Dividi entre atrações na cidade de Luxemburgo e no restande do país.
Se quiser ainda mais praticidade, baixe o meu roteiro completo de 2 dias de viagem em Luxemburgo Com esse roteiro, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa clicar nos links que eu disponibilizo nele e fazer as reservas!
Luxemburgo Capital
• Place d’Armes
A praça das armas tem esse nome, pois era uma local de paradas das tropas militares durante os tempos de guerras em Luxemburgo. Ela fica localizada na região central da cidade velha e por isso é importante para a cidade. Atualmente, a praça é um local muito agradável rodeado de restaurantes e hotéis. Vale a pena sentar para um almoço ou jantar por lá!
• Ponte Adolphe
A Ponte Adolphe (ou New Bridge – “Ponte Nova”) foi criada no ano de 1900 e possui dois andares de travessia. A parte de cima é destinadas a carro e pedestres e a parte debaixo é para bicicletas e pedestres também. Olhando de fora, a ponte e a vista que ela está localizada é realmente muito bonita. Já de dentro você consegue ter um pouco de adrenalina pela altura dela e uma vista privilegiada da cidade.
• Place de la Constitution
A Praça da Constituição é localizada na região central da cidade velha. Dela você consegue ter uma vista privilegiada da cidade e da Ponte Adolphe e da Ponte La Passerelle. Na praça há o monumento Gëlle Fra, uma homenagem aos luxemburgueses que morreram na Primeira Guerra Mundial, além de um jardim muito bonito!
• Place Guillaume II
A Praça Guilherme II é relativamente grande e fica localizada na região central da cidade. Lá você pode encontrar o monumento do duque Guilherme II, a prefeitura da cidade e alguns outros comércios.
• Catedral de Notre-Dame
A Catedral de Notre-Dame é uma linda catedral católica com estilo gótico que teve o início da sua construção em 1613.
• Palácio Grão-ducal
O Palácio Grão-ducal é a residência oficial do grão-duque de Luxemburgo. O local foi construído no século XVI para ser a câmara municipal, mas em 1890 se tornou o local de moradia do grão-duque. O palácio é realmente muito bonito e vale com certeza a visita ao local. Se der, se programe para chegar lá nos horários da troca de guarda!
• Bock Casemates
O Bock Casemates é um complexo de túneis construídos em meio às altas falésias de rochas naturais às margens do rio Alzette. Durante anos houveram escavações para criar caminhos usando as rochas como proteção para a antiga cidade. Por ter sido parte de um território de guerra algumas partes foram destruídas, mas felizmente, ainda é possível ver boa parte desse monumento, que agora também é Património Mundial da UNESCO!
• Chemin de la Corniche
O Chemin de la Corniche é uma rua que fica no alto das muralhas da antiga cidade. De lá você consegue ter uma vista sensacional do vale Alzette e da cidade!! Essa vista é considerada uma das mais bonitas da Europa. Lembre-se de olhar à sua esquerda para conferir a beleza da famosa Pont du château, uma ponte construída em 1735 para facilitar o acesso a cidade.
• Panoramic Elevator of the Pfaffenthal
O elevador de Pfafenthal é um elevador de vidro localizado mais para o norte do vale Alzette. Ele possui 75 metros de altura e é todo de vidro, ou seja, a vista é incrível da cidade velha!!! A visita ao elevador é gratuita!!
• Fort Thüngen
O Forte Thüngen é um edifício militar construído no século XVIII. Infelizmente, parte da sua estrutura foi demolida, porém hoje ainda é possível ver algumas torres e estrutura interna. O forte também abriga o Museu de Arte Moderna Grão-Duque Jean ou “MUDAM”. Aproveite para andar pelo local, pois também oferece uma vista privilegiada da antiga cidade.
• Fort Obergrünewald
O Forte Obergrünewald é um outro edifício militar que possui uma conexão subterrânea de 169 m de comprimento com o Forte Thüngen. É muito legal visitar para conhecer o edifício e também imaginar o que se passou por ali. Do forte você também terá uma vista privilegiada do Vale Alzette e conseguirá ver o elevador Pfaffenthal.
• Filarmônica de Luxemburgo
A Philharmonie Luxembourg é um local super moderno de realização de consertos, construído em 2015. Se você se interessa por consertos lá você irá encontrar eventos muito legais.
• Outras fotos da cidade
Outras cidades de Luxemburgo
• Larochette
Larochette é a cidade com maior concentração de portugueses (44% da população). Sim, as pessoas falam português por lá!
Além de super bonitinha e cheia de charme, a cidade faz parte da famosa trilha de Mullerthal em meio a natureza, castelos, mirantes e paisagens lindas!
• Berdorf
A cidade de Berdorf também fica na região de Mullerthal e também faz parte das trilhas que passam por Larochette. A cidade é super pequena, localizada no alto da região, e também é uma opção de parada para as trilhas de Mullerthal. Além disso, a cidade possui uma grande e moderna caixa d’água de abastecimento que vale a pena passar para dar uma olhada.
• Beaufort
A pequena cidade (quase um vilarejo) de Beaufort fica entre Larochette e Berdorf e é famosa pelo grande Castelo de Beaufort, que foi construído no século XII e ainda possui um estado de conservação muito grande. Por isso, vale a pena a visita para conhecer o local. Para saber mais clique aqui.
• Vianden
Vianden é uma pequena cidade na divisa com a Alemanha localizada no vale de Our. A cidade é pequena, mas muiiito charmosa e possui uma atmosfera muito legal! Além de algumas opções de caminhada e teleférico nas montanhas, a cidade também é famosa por conta do Castelo de Vianden, que proporciona uma paisagem incrível para a cidade. O castelo também é aberto para visitação, apesar de parte da sua mobília não estar mais presente ainda há bastante peças no local e vale a visita! Mais informações aqui.
• Outros Castelos
Se você é fã de castelos, eu preciso de falar que Luxemburgo possui mais de 100 castelos! Claro, o estado de conservação e disponibilidade de visitas é o mesmo para todos, mas quero te falar que há muito para conhecer por lá!
Onde ficar / se hospedar em Luxemburgo?
Melhor região
A melhor região para se hospedar é perto do centro da cidade, porque boa parte das atrações conseguem ser feitas a pé ou em poucos minutos de transporte público. Além disso, estar perto do centro, e estações centrais de trem, também facilita caso você planeje viajar entre outras cidades.
Minha experiência e hospedagem
Como eu moro em Utrecht na Holanda eu fiz alguns “bate-volta” de carro até Luxemburgo, então não precisei reservar hotéis por lá. Porém, eu cheguei a considerar me hospedar lá uma vez e havia escolhido o Grand Hotel Cravat.
Minhas sugestões de hospedagem
Os leitores frequentes aqui do Ta no Mundo já sabem, mas caso você esteja chegando agora, saiba que eu classifico os hotéis em 4 padrões e segrego minha indicação em cada um dos padrões, para facilitar suas pesquisas de acordo com o seu orçamento e nível de exigência.
Abaixo estão as minhas sugestões:
– Alto Luxo ($$$$$): Le Royal Hotels & Resorts Luxembourg, Sofitel Luxembourg Le Grand Ducal
– Luxo ($$$$): Grand Hotel Cravat, Hotel Parc Beaux Arts
– Intermediário ($$$): Domus Hotel, Hotel Francais, Hotel Parc Plaza
– Razoável ($$): Christophe Colomb
O que comer em Luxemburgo?
Luxemburgo é um país com muita influência de diversos países e, como podemos imaginar, isso também se reflete na culinária que é uma mistura de francesa, alemã e belga. Juntando essas influências com a agricultura local e rica na produção de carnes, queijos, salsichas, batatas, repolho roxo, mel, mostarda e uvas, Luxemburgo se torna muito conhecida por alguns pratos típicos que valem a pena serem experimentados. Veja a lista abaixo:
– Bouneschlupp and Gromperenzopp: São dois tipos de sopas tradicionais de Luxemburgo. A bouneschlupp é preparada com feijão verde, batata, vegetais, cebola, bacon defumado e salsichas especiais. A gromperenzopp é preparada com alho poró e batatas, coberta com salsichas ou bacon, salsa fresca e cebola frita. A maior parte dos restaurantes em Luxemburgo servem essas sopas por um preço bem acessível.
– Gromperekichelcher: Parece uma panqueca ou bolinho frito de batata e é um dos pratos preferidos de quem vive em Luxemburgo. Em todos os mercados de natal, feiras e eventos de rua com barraquinhas de comida de rua, haverá gromperekichelcher. A receita é a base de batatas raladas, cebolinha, alho, salsa, ovos e farinha.
– Bouchée à la Reine: É um aperitivo tradicional francês e em Luxemburgo tem sua própria receita tradicional. É muito popular em restaurantes como prato principal, e sua receita é a base de uma massa folhada de vol-au-vent amanteigada recheada com frango e cogumelos misturados em um molho cremoso ou béchamel.
– Letzeburger Kniddlelen: São os tradicionais bolinhos de Luxemburgo. A receita é a base de uma combinação de farinha, ovos, leite, molho branco cremoso e bacon defumado.
– Judd mat Gaardebounen: É um prato tradicional, onde é servido carne de porco defumada e feijão típico de Luxemburgo.
– Flammkuchen: É tipo uma pizza tradicional de Luxemburgo, com sabores variados.
– Quetschentaart: É uma torta de ameixa deliciosa feita por todo o país, principalmente no outono, que é a época das frutas maduras.
– Wäinzoossiss mat Moschterzooss: Outro prato muito tradicional em Luxemburgo, são feitos de vitelo grelhado ou carne de porco cozida com vinho servida com molho de mostarda luxemburguês e purê de batatas.
– Rieslingspaschteit ou Pâté au Riesling: É como se fosse uma torta de carne, muito amada e consumida em Luxemburgo.
– Verwurelter: São donut’s típicos de Luxemburgo.
– Vinhos: O Vale de Moselle, no sudeste do país, tem muita variedade de uvas e vinhos, muito conhecidos por sua qualidade. Para os amantes de espumantes, não deixem de experimentar o Crémant de Luxembourg.
Além desses pratos tradicionais do país, você também vai encontrar uma grande oferta de restaurantes franceses, italianos, mexicanos e muitos outros.
Preços Médios
Confira abaixo o preço médio das comidas nas principais cidades:
- Lanches: De EUR 8,00 a 15,00
- Pratos Principais: A partir de EUR 15,00
- Bebidas não alcoólicas: EUR 4,00
- Cervejas: EUR 4,50
- Taça de vinho: EUR 4,50
- Drinks alcoólicos: EUR 9,00
Veja a lista de alguns lugares em Luxemburgo que separei para vocês:
Cafés:
• Downtown Coffee: 12 Rue Chimay, 1333 Luxembourg, Luxemburg
• Chocolate House: 20 Rue du Marché-aux-Herbes, 1728 Luxembourg, Luxemburg
• Golden Bean: 23 Rue Chimay, 1333 Luxembourg, Luxemburg
Restaurantes:
• Bosso: 7 Bisserweg, 1238 Lëtzebuerg, Luxemburg
• L’Annexe: 7 Rue du St Esprit, 1475 Luxembourg, Luxemburg
• Restaurant Um Dierfgen: 6 Côte d’Eich, 1450 Luxembourg, Luxemburg
Bares
• Scotts: 4 Bisserweg, 1238 Lëtzebuerg, Luxemburg
• Ikki: 19-21 Rives de Clausen, 2165 Lëtzebuerg, Luxemburg
• Bosso Restaurant Brasserie: 7 Bisserweg, 1238 Lëtzebuerg, Luxemburg
Como se locomover em Luxemburgo?
Não preciso nem dizer, que como um país rico, Luxemburgo tem uma excelente estrutura para todos os tipos de transporte né?! rsrs Vamos abaixo ver a melhor opção para turistas!
Transporte Público
Sem dúvida, essa é a melhor opção para turistas, afinal o transporte público é GRATUITO! Sim, o governo banca todos os custos de transporte. Nada mais fácil do que entrar no ônibus, tram ou trem e descer na estação desejada sem se preocupar com passagem.
Muito provável que você consiga fazer boa parte das atrações a pé mesmo, mas claro, já que o transporte é gratuito, vale a pena se aventurar pela cidade e descobrir novas atrações e lugares!
Para planejar sua viagem use o Google Maps ou o site CFL.lu.
Bicicleta
Luxemburgo proporciona um forte incentivo para bicicletas. O país conta com 600 quilômetros de ciclovias e 700 quilômetros de trilhas de mountain bikes!
Dependendo da cidade que você for eu acho que pode ser uma opção legal, pois há trilhas muito legais para percorrer de bike.
Já na capital, eu não acho que a bicicleta é uma opção boa, pois boa parte das atrações você fará a pé ou com o transporte público.
Carro
O carro pode ser interessante se você tem vontade de percorrer as cidades do interior do país com mais flexibilidade! Na seção O que fazer, listei algumas opções de cidades. As estradas tem paisagens super legais e são muito tranquilas! Sem dúvida, pode ser um entretenimento muito legal.
Na capital de Luxemburgo, definitivamente o carro não é necessário. Procure o estacionamento mais barato e deixe o carro por lá até sua viagem acabar rsrs.
Taxi
Os táxis são bem caros em Luxemburgo e eu não consideraria como uma opção de transporte, mas claro, caso você sinta necessário eles estão disponíveis.
Com certeza o GPS vai te ajudar bastante a localizar os lugares pela cidade, então sugiro que você tenha um chip para utilizar a internet no exterior. Vale muito a pena para ajudar no seu conforto!
Quanto custa ir para Luxemburgo?
Como eu disse na introdução, Luxemburgo é um país muito rico e possui a maior renda per capita da Europa, logo, se compararmos os custos de vida lá com outros países europeus, Luxemburgo é um país caro!
Mas claro que o preço alto traz uma recompensa incrível, já que não há como não se encantar com a beleza e qualidade da estrutura do país. Além disso, você encontrará alguns benefícios interessantes, como disse na seção “Transporte“, o sistema público de transporte é gratuito.
Quer saber mais dos custos? Baixe meu roteiro de viagem de Luxemburgo para ter acesso aos custos de Luxemburgo! Ele é uma sugestão de programação para cada dia da sua viagem, incluindo horários, pontos turísticos, restaurantes, passagens aéreas e transporte. Com esse roteiro, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa clicar nos links que eu disponibilizo nele e fazer as reservas!
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo!
Mais dicas sobre Luxemburgo!
Aqui vão 4 dicas para você aproveitar o melhor de Luxemburgo:
• Você irá andar bastante pelo centro histórico da cidade de Luxemburgo, ou mesmo se decidir ir para outras cidades do país, portanto, leve sapatos confortáveis e escolha uma época não muito quente para visitar a cidade.
• Como o transporte público é gratuito, você pode pensar em se hospedar em algum hotel mais longe do centro para economizar um pouco.
• Eu fiz o passeio de trem pelo centro histórico de Luxemburgo (Petrusse express), mas só recomendo se você estiver com pouco tempo na cidade. Dura 45 minutos e passa em alguns principais pontos junto com um áudio explicativo sobre a história do país e cidade.
• A comida por lá pode ser bem cara, então, confira os preços antes de entrar nos restaurantes.
Galeria de fotos de Luxemburgo
Vejas as fotos da minha viagem logo abaixo! Também de uma passadinha no meu Instagram @tanomundo para conferir meus stories!
Ah, e quando estiver em Luxemburgo, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Luxemburgo com mais algum outro destino?
É possível combinar Luxemburgo com diversos destinos, afinal, como na maioria dos países da Europa o acesso de avião, trem ou de carro é super fácil.
Minha dica é aproveitar e já passar pelos países vizinhos (França, Alemanha e Bélgica). Você consegue passar em Paris, Bruxelas e Frankfurt sem perder muito tempo de viagem com o translado! E considere também, conhecer a Holanda ou a Suíça, pois a diferença de distância não é tão significativa no tempo de translado.
FAÇA O DOWNLOAD
ROTEIRO DE VIAGEM PARA LUXEMBURGO!
[/qodef_call_to_action]
Mapa
Luxemburgo
Avaliação Ta no Mundo