Tudo Sobre as Ilhas Maldivas – Guia Completo
Tudo sobre as Ilhas Maldivas
Tudo sobre as Ilhas Maldivas
A República das Maldivas é um pequeno país localizado no Oceano Índico, composto por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas. A capital do país é Malé, onde vivem cerca de 100 mil pessoas, e vale dizer, elas vivem em uma realidade bem diferente das ilhas e resorts de luxo que os turistas experimentam.
Sem entrar em questões políticas, econômicas e religiosas, porque esse não é o nosso foco aqui, é importante você saber que é em Malé que fica o aeroporto internacional das Maldivas, ou seja, é lá que você vai chegar e embarcar em um barco ou hidroavião que irão te levar até a ilha do seu resort.
Moeda
A moeda oficial das Maldivas é a maldivian rufiyaa (MVR), mas não se preocupe, dólar é legalmente aceito em todas as ilhas.
Idioma
Quanto ao idioma, não se preocupe, nos resorts todos os funcionários falam inglês.
Importante:
O que muitas pessoas não sabem é que nas Ilhas Maldivas, cada ilha tem um resort e apenas isso! Tudo que tiver na sua ilha será fornecido pelo seu resort (ou pela natureza!), do entretenimento a alimentação. Não espere sair caminhando pela ilha e encontrar um supermercado ou uma farmácia, por exemplo. Por isso é tão importante escolher bem o resort que você vai se hospedar.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para as Ilhas Maldivas
Essa foi a minha viagem preferida da vida e eu poderia escrever um post só falando sobre isso, mas vou tentar focar aqui em listar algumas boas razões para você planejar uma viagem para Maldivas.
Eu sei que muita gente vai falar que existem outros lugares mais perto e mais barato, com um mar tão cristalino quanto o de Maldivas, mas não é só sobre o mar, é muito mais sobre a atmosfera, a forma como as ilhas são distribuídas, a arquitetura dos resorts sobre as águas, a vida marinha em equilíbrio e se sentir no meio do nada, literalmente, com um silêncio absurdo e uma paz que só estando lá para sentir.
Para mim, isso já seria suficiente, mas também vale dizer que em Maldivas faz calor o ano inteiro, a temperatura do mar é perfeita, quase todos os resorts são 5 estrelas e tem um atendimento excelente, o mar agrada mergulhadores, surfistas e banhistas que só querem relaxar, e ao contrário do que alguns pensam, tem muita opção de entretenimento, sim! Na seção O que fazer eu dou mais detalhes sobre esse tema.
Minha ida para Maldivas foi em março de 2017, de lua de mel, e juro, foi difícil superar o retorno para a realidade. Passei um mês olhando as fotos da viagem todos os dias, e até hoje, mesmo tendo ido a outros paraísos, Maldivas está no topo da minha listinha de destinos para voltar.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para as Ilhas Maldivas
Se você é brasileiro e sua viagem é de no máximo 90 dias, não você não precisa de visto para entrar nas Maldivas, é necessário apenas apresentar passaporte válido por 6 meses a partir da data de entrada.
Apesar de não ser obrigatório fazer seguro de saúde nas Maldivas, eu recomendo fortemente que você faça. Diferente do Brasil, nas Maldivas não existe um número de emergência, por isso, caso você precise de atendimento médico, a equipe do resort irá te apoiar e disponibilizar um médico particular. Em caso de necessidade de transferência para um hospital, este também será da rede privada, assim como os gastos com transporte.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Quando ir para as Ilhas Maldivas
A melhor época para ir para as Maldivas é entre os meses de novembro e abril. Nesse período chove menos e você com certeza vai aproveitar mais esse paraíso.
Entre maio e outubro, as Maldivas sofrem com as chuvas de monções, assim como outros países da África. Apesar de intensas, as chuvas costumam ser passageiras e não interferem muito na temperatura, continua fazendo calor, mas o fato é que quanto mais limpo o céu, mais claro e iluminado fica o mar, o que faz total diferença no seu visual do paraíso.
A grande vantagem de ir nessa época é que os hotéis fazem MUITAS promoções, os preços podem cair até 40% quando comparado com o período de alta temporada (novembro a abril).
Veja os gráficos das temperaturas e média de chuva nas Maldivas por mês.
Minha experiência
A minha viagem foi nos últimos dias de março e primeiros de abril. O tempo estava perfeito, muito sol e poucas nuvens no céu, mas no dia de ir embora caiu uma chuvona e aí deu para ver bem a diferença na cor do mar.
Como ir para as Ilhas Maldivas
O aeroporto internacional das Ilhas Maldivas é o MLE, em Malé.
As opções de voos são Emirates (com escala em Dubai) e Qatar (com escala em Doha).
Ambas as companhias aéreas estão entre as melhores do mundo, os preços são bem parecidos e ambas fazem os voos noturnos, então seja qual for sua opção, com certeza será um voo excelente.
Na seção Combinar Trip, você encontra dicas para aproveitar as escalas e combinar a viagem para as Ilhas Maldivas, com mais um destino.
Quantos dias ficar nas Ilhas Maldivas
Quanto tempo ficar nas Ilhas Maldivas é uma pergunta polêmica. Eu diria que no mínimo 4 dias, considerando que nesse período você ficaria em apenas um hotel. Eu fiquei 6 dias, acreditando que se ficasse mais do que isso a viagem se tornaria entediante, mas muito pelo contrário, passou super rápido e eu já fui embora pensando no dia de voltar!
O ponto chave aqui é que se você optar por ficar 10 dias, por exemplo, vale muito a pena dividir a estadia em dois resorts diferentes, porque como eu falei no início desse post, cada ilha tem apenas um resort, então se você troca de resort, já será uma nova experiência e em uma ilha diferente das Maldivas.
É claro que o orçamento disponível para a viagem pesa demais na decisão de quantos dias ficar, e para te mostrar que é possível fazer uma viagem incrível para as Maldivas com um orçamento mais justo e ficando apenas 6 dias, preparei com muito carinho um guia completo grátis das Ilhas Maldivas. Ele é uma sugestão de programação completa para a sua viagem, incluindo voos, hotéis, transfer entre as ilhas e o melhor, com preços segregados por item. Com esse Guia, sua viagem está totalmente pronta, você só precisa fazer as reservas!
O que fazer nas Ilhas Maldivas
Quem vai para Maldivas espera mergulhar num mar azul turquesa de águas cristalinas, se hospedar em um bangalô em cima da água, relaxar no silêncio de uma ilha paradisíaca e comer bem. De fato, você deve esperar por tudo isso nessa ilha paradisíaca, mas espere também se surpreender com as opções de atividades disponíveis por lá.
Aqui vai a minha lista das 10 atrações imperdíveis das Ilhas Maldivas, sendo todas organizadas e reservadas no seu resort mesmo:
1. Passeio de barco para assistir ao pôr do sol em alto mar
Esse passeio é surreal! Alguns hotéis oferecem a opção de barco com um coquetel incrível a bordo, o que deixa o final de tarde ainda mais incrível. Nos hotéis que são all inclusive, que foi no meu caso, esse passeio já estava incluso, não precisamos pagar nada mais por ele.
2. Passeio de barco para ver golfinhos
É importante saber que não há garantias de ver os golfinhos. O passeio é em alto mar e se você estiver com sorte, eles dão “o ar da graça”. Além da sua sorte, você também pode contar com a habilidade e conhecimento do marinheiro que conhece bem a região, e vai saber encontrá-los 😊
3. Mergulhar com tubarão, raias e tartarugas
Maldivas tem muita vida marinha e nós passávamos horas e horas, todos os dias, mergulhando em volta da ilha do nosso resort, só observando peixes dos mais variados, raias e baby sharks (eu os apelidei carinhosamente assim, porque eram bem pequenos mesmo). Nós levamos nossas máscaras de mergulho, mas normalmente os grandes resorts também tem disponível para locação. Além disso, alguns resorts também disponibilizam passeios para mergulho de snorkel ou cilindro com tartarugas, tubarões e raia manta.
4. Massagens no SPA
Os SPAs dos resorts das Maldivas são incríveis, com opções de massagem com vista para o fundo do mar e hidromassagem sobre a água. Não dá para explicar, é simplesmente a melhor experiência em SPA que eu já tive na vida, vale cada centavo investido.
No nosso resort, as diárias com regime all inclusive também já davam direito a 30 minutos de massagem, mas foi tão incrível, que saímos de lá e agendamos para voltar outro dia para fazer uma massagem completa, de 1 hora, e mais uma sessão de hidromassagem acompanhada de frutas e champanhe.
5. Yoga na praia
Para os amantes de yoga, alguns resorts também disponibilizam aulas gratuitas com vista para o mar. Verifique antes de sua reserva as opções de atividade que seu resort oferece.
6. Surf
As Ilhas Maldivas também são muito populares entre os surfistas. De acordo com os locais da Ilha, no Laamu Atol estão as melhores ondas.
7. Stand-up paddle
Além do equipamento disponível, muitos resorts oferecem aulas de stand-up paddle. Mesmo que você nunca tenha praticado, vale a pena tentar pela primeira vez. O cenário é perfeito para estar em pé em cima de uma prancha, olhando para o horizonte.
8. Caiaque
Uma opção incrível para dar a volta na sua ilha, é o caiaque. Sem pressa e sem planos, apenas reme e observe a vida marinha que passa por baixo de você.
9. Jantar privativo em uma ilha privativa, à beira-mar ou no seu bangalô
Você pode solicitar e agendar um jantar romântico no seu bangalô ou em uma mesa decorada na areia da própria ilha ou em ilhas privativas.
10. Explorar ilhas e bancos de areia
Muitas das ilhas têm bancos de areia ou outras ilhas menores ao redor. Alguns resorts inclusive oferecem uma certa estrutura de cadeiras, redes etc. Normalmente são pontos que rendes fotos incríveis, além de serem deliciosos para relaxar.
Algumas dessas atividades são pagas e você não precisa fazer todas para aproveitar o melhor das Maldivas.
Onde ficar / se hospedar nas Ilhas Maldivas
Escolher seu hotel nas Ilhas Maldivas, apesar de ser a decisão mais importante da sua viagem, não é uma tarefa fácil. São muitos resorts incríveis, muitas ilhas e diferentes preços.
Como falei no início desse post, você vai passar praticamente 100% do seu tempo da viagem no hotel, exceto pelo período em que estiver em algum passeio. Por isso, eu separei as 5 dicas mais importantes para te ajudar a escolher a sua hospedagem nas Ilhas Maldivas:
Proximidade de Malé
Os voos internacionais chegam no aeroporto da ilha de Malé e de lá você deve pegar um transfer para o seu hotel. Esse transfer normalmente é feito por barco ou avião, dependendo da distância. Os resorts que ficam mais longe de Malé, só fazer o transporte dos passageiros por avião, que custa praticamente o dobro do transfer de barco, o que vai aumentar ainda mais o seu custo da viagem. Na seção “Transporte” eu falo mais sobre isso.
A ilha
Uma coisa que ninguém fala é que nem todo lugar das Maldivas você vê aquele azul cristalino no mar. Isso acontece por conta dos corais que estão ao fundo do mar, ou seja, quanto maior a faixa do mar “raso” e sem coral, mais claro e azul ele fica. Vejam a diferença nas fotos.
Outro ponto importante é o tamanho da ilha. Tem algumas enormes, inclusive com bicicletas disponíveis para você explorar, e outras muuuito pequenas, que consequentemente o entretenimento é menor.
Regime de alimentação
A comida e a bebida nos resorts não são baratas, e como falei, você não tem opção de sair para comer em outro lugar. Alguns hotéis têm opção all inclusive, que já inclui até alguns passeios de barco, aluguel de caiaque etc. Eu optei por esse regime, porque financeiramente valia a pena, mas pelo conforto do all incluvie também, óbvio, mas na seção “Alimentação” eu falo mais sobre isso, confere lá e avalie o que faz mais sentido para você.
Público
Existem desde resort só para adultos até resort com estruturas incríveis para crianças, incluindo recreação, o que faz uma diferença enorme para quem viaja com os pequenos.
Atividades disponíveis
Boa parte dos resorts têm salão de jogos, cinema ao ar livre, música ao vivo no bar e jantar, muitas opções de passeios, caiaque, aula de yoga e SPA, mas também tem alguns que não tem quase nada. Faça sua lista de itens requeridos, ela vai te ajudar no momento de decidir o hotel.
Eu me hospedei no Meeru e os meus critérios para essa decisão foram o preço por um bangalô overwater, regime all inclusive, o mar em volta do bangalô não ter corais, a proximidade com Malé para fazer o trajeto de barco e a disponibilidade de equipamentos para esportes aquáticos.
Ele não é um resort super luxuoso, mas a estrutura é excelente, tem tudo que você precisa e a ilha dele é simplesmente perfeita! Foi uma excelente escolha!
Abaixo eu listei as minhas recomendações de hotel, dentro de cada um dos padrões, assim facilita para você escolher o que se encaixa melhor no seu perfil 😊
– Alto Luxo ($$$$$): Kudadoo Maldives, Soneva Jani, Soneva Fushi, One & Only, Conrad Maldives, Four Seasons, W Maldives,
– Luxo ($$$$): JW Marriott, Anantara Dhigu, LUX* South Ari Atoll Resort & Villas, Niyama Private Islands Maldives
– Intermediário ($$$): Meeru Island Resort & SPA, Riu Atoll, Hard Rock Hotel, You & Me Maldives
O que comer nas Ilhas Maldivas
A alimentação é um dos itens que podem fazer total diferença no seu orçamento da viagem. Até pelo fato de não ter concorrência (só tem um resort por ilha), os preços dos comes e bebes nos hotéis costumam ser bem altos, por isso, na maioria das vezes acaba compensando você optar por hotéis com regime all inclusive, principalmente se você não está indo para a viagem com orçamento ilimitado!
Geralmente, os hotéis têm mais de um restaurante disponível, com diferentes tipos de culinária.
Minha Experiência
No Meeru, que foi o hotel que eu me hospedei, tem um restaurante principal, onde é servido o buffet de café da manhã, almoço e jantar, com um menu bem diversificado e completo, e mais um restaurante asiático com atendimento mediante reserva. Além disso, tem 3 bares que servem snacks, como hamburguer, pizza, sorvete, milkshakes e bebidas em geral.
Os quarto também eram equipados com um mini bar com bebidas alcoólicas e não alcoólicas e alguns snacks, com consumo liberado. A reposição acontece uma vez por dia.
Outro fato interessante da alimentação no Meeru, é que você tem uma mesa fixa e um garçom também, o que é bem legal, porque a sua mesa vai estar sempre disponível para você e o garçom já conhece os seus gostos. Aliás, o atendimento por lá é impecável!
Para saber mais detalhes, consulte no link Meeru Island Resort & SPA.
Como se locomover nas Ilhas Maldivas
Chegando nas Maldivas, no aeroporto de Malé, você vai precisar de um transfer para o seu resort, que pode ser por avião ou barco, vai depender da distância entre a ilha do seu resort e Malé.
As ilhas que são mais próximas, fazem esse trajeto por barco, o que é bem mais barato. Já o transporte para as ilhas mais distantes, só são feitos de avião, o que encarece bastante a sua viagem.
Para ter uma ideia, uma ida e volta de barco costuma custar cerca de USD 170 e de avião USD 430 ou mais, dependendo da distância da ilha.
Importante:
Normalmente, no Booking.com, no final da página da reserva você vai encontrar as opções e preços de transporte para aquele hotel. O próprio hotel te envia um e-mail confirmando os horários do seu voo e providencia todo o transfer, o pagamento também é feito direto para eles.
Como eu me hospedei no Meeru Island Resort & SPA, pude ir de barco, o que ajudou bastante no orçamento.
Quanto custa ir para as Ilhas Maldivas
Viajar para as Maldivas, ao contrário do que muitos pensam, pode sim ser acessível! Você só precisa fazer boas escolhas.
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo! 😊
Mais dicas sobre as Ilhas Maldivas
Minhas dicas de Maldivas são:
1 – Pesquise como são as instalações do seu hotel. No Meeru, boa parte das áreas comuns são sem piso, o chão é a areia da praia mesmo, então não vale a pena nem ocupar espaço da mala com muitos sapatos, no final só usei chinelo.
2 – Não esqueça itens básicos necessários como protetor solar, chapéu etc. No resort até vende, mas os preços não são nada amigáveis e não tem muita opção de marca.
3 – Leve sapatilha, ela vai te ajudar a se sentir mais seguro e confortável no mar, principalmente para caminhar nas áreas onde tem corais e risco de machucar os pés.
4 – Eu levei a máscara de mergulho da Decathlon (Easybreath) e achei maravilhosa para passar o dia mergulhando na superfície procurando diferentes espécies marinhas. Ela é bem mais confortável do que snorkel, principalmente para iniciantes 😊
5 – Leve dinheiro trocado para gorjeta. Não é obrigatório dar, mas o atendimento é bem personalizado e muito bom, é provável que mesmo que você não seja do perfil que apoia as “tips”, acabe aderindo por lá.
6 – Aproveite para combinar as Ilhas Malvidas com Dubai e deixe a sua viagem ainda mais completa e especial.
Galeria de fotos das Ilhas Maldivas
Acessando os links mais abaixo desta página, você vai direto para o meu álbum de fotos e vídeos de Maldivas no Instagram/Youtube.
Ah, e quando estiver em Maldivas, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar as Ilhas Maldivas com mais algum outro destino?
Como falei para vocês na seção Como ir, para chegar nas Ilhas Maldivas, você deve fazer uma escala em Dubai ou em Doha, e vamos combinar que não é uma passagem aérea barata, por isso eu recomendo demais que você a aproveite ao máximo e faça uma pausa de pelo menos 4 dias em Dubai ou Doha para conhecer mais um destino.
Eu escolhi Dubai, para combinar com a minha lua de mel nas Ilhas Maldivas e foi surreal!
A grandeza, modernidade e arranha-céus de Dubai impressionam demais, tanto quanto a beleza natural, paz e tranquilidade de Maldivas, por isso eu achei que foi a combinação perfeita, começar com um destino urbano, cheio de agitação, luzes e tecnologia, e terminar relaxando no paraíso de uma ilha tranquila, de areia branca e um mar azul turquesa de águas cristalinas.
Aproveita e confere o post sobre Dubai para se inspirar e pegar todas as dicas que você precisa para planejar essa viagem.
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA AS ILHAS MALDIVAS!
[/qodef_call_to_action]
Ellen de Carvalho Noronha
Que sonho de viagem!!!! Amei as dicas, as fotos, tudo! Com certeza vou usar o seu roteiro, amei amei! Obrigada <3
13/09/2021 at 18:30
[email protected]
Viagem dos sonhos mesmo, né? Que bom que gostou do post, fico muito feliz! Aproveita o roteiro e boa trip 🙂
30/09/2021 at 08:01
Eliana
Adorei!!!
13/03/2022 at 01:34
Tati Velloso
Que bom, Eliana! Muito obrigada pelo feedback <3
13/04/2022 at 07:35