Tudo sobre Santiago – Guia Completo
Guia Completo
Tudo sobre Santiago
Tudo sobre Santiago!
Santiago é a capital do Chile e fica localizada numa região central do país ao lado da cordilheira dos Andes. Por ser a principal cidade do país, ela conta com bastante herança histórica e também com regiões mais modernas. Além disso, a cidade dá acesso a regiões de naturais de tirar o fôlego, como o famoso Deserto do Atacama ou o Cajon del Maipo, por exemplo. Ou ainda, você pode aproveitar o inverno para esquiar em algumas estações de ski.
Em meio a tanta atração não é para menos que a capital concentra pouco mais de 50% do turismo no país e concentra a maior parte dos voos internacionais.
Moeda
A moeda oficial do Chile é o peso chileno (CLP) e em Santiago há casas de câmbio com real e dólar. Cartões de débito e crédito também são bem aceitos.
Idioma
Sobre o idioma, no Chile a língua oficial é o Espanhol, mas caso você não fale espanhol, dá sim para se virar com o português e o inglês.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para Santiago
Há alguns bons motivos para viajar para Santiago!
• A cidade conta com algumas regiões ainda com arquitetura antiga, onde você pode encontrar prédios e monumentos muito interessantes e bonitos!
• Por ser uma cidade grande há algumas atrações mais modernas como shoppings, teleféricos, prédios altos com vista panorâmica, etc.
• Para os amantes da natureza, a cidade fica próxima de lugares incríveis como o Cajon del Maipo, por exemplo.
• É uma ótima cidade para comer bem a preços mais acessíveis em comparação a países com moeda em dólar ou euro.
• Se você gosta de esportes, no caso esquiar, há 40km da cidade você encontra algumas famosas estações de ski.
• Se você é apreciador de vinho, então essa cidade também é o lugar ideal para você!
Em resumo, Santiago é uma excelente opção para ter de tudo um pouco em uma só viagem!
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até Santiago
Se você é brasileiro e está pensando em viajar para Santiago, não precisa se preocupar com documentação. Por fazer parte do MERCOSUL, nós precisamos apenas apresentar um RG em boas condições no momento da imigração no país. Caso você não tenha um RG em boas condições, também pode usar o passaporte. No voo, você também irá receber um formulário para preenchimento com seus dados e informações de hospedagem.
O seguro viagem não é obrigatório, mas assim como em todas as viagens internacionais, é altamente recomendado que você faça.
Não se esqueça de conferir as restrições decorrentes do COVID-19 no período da sua viagem.
Quando ir para Santiago?
A temperatura em Santiago pode variar bastante, já que no verão há dias de bastante calor e no inverno dias bastante frios.
Sua viagem pode depender do seu propósito já que a cidade conta com atrações para qualquer época, porém, se você pretende esquiar os meses de junho a agosto são os melhores. Mas se o objetivo é aproveitar a cidade e natureza eu recomendo ir entre dezembro a março, já que as temperaturas são mais altas e as chances de chuva são mínimas.
Como ir para Santiago?
O jeito mais fácil de ir para Santiago é pegar um voo até o aeroporto da cidade (Aeroporto SCL). Por ser o principal aeroporto do país há diversas opções de companhias aéreas e rotas.
Dica 1: Minha chegada no aeroporto lá foi uma experiência bem ruim. Ao sair da porta de desembarque havia um monte de taxistas oferecendo táxi e tentando chamar a minha atenção, mas de uma maneira beeeem incisiva. É aquela situação né, você passa a porta e está tentando se localizar, ver qual direção ir e aparece pessoas te abordando e querendo ao máximo que você já gaste seu primeiro dinheiro ali. No meu caso, para piorar, após dizer algumas vezes “Não obrigada”, eles continuavam insistindo e aí tive que falar com mais firmeza, porém eles não gostaram e começaram a me xingar – sério! Situação muito desagradável! Enfim, espero que não aconteça assim com você, fica aqui minha experiência para que você saiba. 🙂
Dica 2: Tente sentar na janela do avião para poder ver a Cordilheira dos Andes do alto! É muito incrível!
Quantos dias ficar em Santiago?
Para visitar a capital de Santiago apenas eu diria que 3 dias são suficientes, porém, se você quiser aproveitar as redondezas e atrações como o Deserto do Atacama ou esquiar eu sugiro ficar pelo menos de 7 a 9 dias.
Acho que menos que isso você vai voltar para casa com aquele sentimento de “queria ter conhecido tal lugar”. rsrs
Na seção “O que fazer” tem os detalhes e fotos dos passeios, e baixando meu roteiro de viagem, você consegue ver exatamente como foi a minha viagem, incluindo a programação de cada dia e os preços. Isso vai ajudar bastante a planejar sua viagem para o Atacama.
O que fazer em Santiago?
Como eu disse a cidade de Santiago possui bastante atrações e dependendo de quanto tempo ficar e regiões próximas que visitar sua opções do que fazer aumentam consideravelmente!
Vou compartilhar com vocês o que fez parte do meu roteiro da cidade e região próxima, e também outras atrações disponíveis por lá.
Centro Histórico
• Plaza de Armas
Essa praça é de grande importância histórica para a cidade, pois foi também a partir dela que Santiago se desenvolveu. A arquitetura não deixa você confundir que muito já se passou por ali, além de que os prédios tem detalhes bem bonitos para admirar tanto no interior quanto no exterior.
• Palácio La Moneda
Esse é o palácio da presidência do Chile, então, ele tem uma importância histórica para o país. O prédio e a praça ao redor são legais e fazem parte da caminhada pelo centro. Ali você também pode acessar o Centro Cultural Palacio de La Moneda, onde há exposições de artes temporárias.
• Cerro Santa Lucía
O cerro Santa Lucía é um parque muito gostoso para caminhar e explorar heranças históricas que a cidade proporciona. Você ainda conta com o Castelo Hidalgo, que é realmente bonito, e um mirante com uma vista bem bacana da cidade.
• Barrio Paris-Londres
Se você tiver tempo e quiser sentir um pouquinho da arquitetura e atmosfera europeia, passe pelo bairro Pais-Londres. As duas ruas Londres e Paris são super gostosas de conhecer.
E mais… Ainda pelo centro você pode encontrar o Teatro Municipal de Santiago, Museo Histórico Nacional, Congreso Nacional de Chile, Museo Chileno de Arte Precolombino, Plaza de la Constitución, Mercado Central, Barrio Lastarria, etc.
Cidade
• Cerro San Cristóbal
O Cerro de San Cristóbal é o ponto mais alto da cidade e fica no Parque Metropolitano, que é bem grande com muita natureza e atração. Dá para dedicar bom tempo nesse local. O acesso pode ser a pé, mas também pelo funicular ou teleférico, o que é bem divertido! O melhor de tudo mesmo é a vista panorâmica da cidade. É muito legal!
• Sky Costanera
O Sky Costanera é um mirante que fica localizado dentro do shopping Costanera, ele possui 300 metros de altura! Os tickets podem ser comprados com antecedência ou na hora mesmo. A vista é muito legal para ver a cidade, mas também as montanhas no horizonte!
• Pátio Bellavista
Esse lugar é uma espécie de shopping a céu aberto com muita variedade de restaurantes. É superrr gostoso!! Eu fui várias vezes, porque gostei muito da atmosfera e queria experimentar os diversos restaurantes que estão lá. Não deixe de incluir na sua lista de lugares para comer e visitar.
Fora de Santiago, mas ainda na classificação “cidade” você pode colocar na sua programação para conhecer Viña del Mar e Valparaíso, que também são duas cidades turísticas com atrações legais para um bate-volta de Santiago.
Natureza
• Cajon del Maipo – Embalse El Yeso
Cajon del Maipo é uma região de montanhas a 60 minutos de carro da capital.
E lá está localizada a represa Embalse El Yeso com capacidade de acumular cerca de 250.000.000 m³ de água. E toda essa água gera uma vista incrível!!! O tom da água em costraste das montanhas é uma beleza única. Veja as fotos!! Vale muito a pena ir!
O caminho já é uma mistura de sensações, estrada de chão, asfalto, penhasco, animais, natureza… é muito bom!
Tem como ir com uma agência de turismo ou por conta própria de carro. No meu caso aluguei um carro, coloquei no GPS e fui. Não é um trajeto fácil e confesso que pode ser perigoso em alguns trechos, então atenção redobrada!
Se achar mais cômodo procure uma agência que faça esse destino.
• Deserto do Atacama
Caso vá emendar a viagem de Santiago com Deserto do Atacama, confere meu post Tudo sobre Deserto do Atacama para saber mais.
• Valle Nevado e Farellones
São as principais localidades para quem busca esquiar ou se entreter com a neve perto de Santiago. Aconselho ir nesses lugares no inverno, mas também se prepare, porque pode ser bem movimentado.
Vinho
Os amantes de vinho sabem da fama dos vinhos chilenos. Se você não entende muito de vinho eu recomendo assim mesmo que faça uma visita em alguma das famosas vinícolas do Chile: Vinícola Concha y Toro, Undurruaga, Santa Cruz e Vinícola Santa Rita.
Há visitas guiadas com degustação ou mesmo harmonização de vinhos com diferentes pratos para almoço/jantar. É uma experiência muiiito legal que vale a pena fazer!
Onde ficar / se hospedar em Santiago?
Melhor região
O melhor lugar para se hospedar em Santiago é na região do bairro Lastarria. A região além de oferecer diversos restaurantes, bares e opções de hotel, é também super bem localizada para acessar os principais pontos turísticos da cidade. Ficando por ali, você tem boa mobilidade a pé e está próxima do metro para atingir pontos mais distantes como o Sky Costanera.
Minha experiência e hospedagem
Eu fiquei no Mito Casa Hotel e achei muito bom, porém, esse hotel fechou as portas no período de pandemia. O hotel ficava na região que comentei acima, então, posso te falar que vale a pena ficar por lá mesmo! Confira minhas sugestões abaixo de onde ficar.
Minhas sugestões de hospedagem
Os leitores frequentes aqui do Ta no Mundo já sabem, mas caso você esteja chegando agora, saiba que eu classifico os hotéis em 4 padrões e segrego minha indicação em cada um dos padrões, para facilitar suas pesquisas de acordo com o seu orçamento e nível de exigência.
Abaixo estão as minhas sugestões:
– Alto Luxo ($$$$$): Hotel Magnolia Santiago
– Luxo ($$$$): Casa Bueras Boutique Hotel
– Intermediário ($$$): Crowne Plaza Santiago, Hotel Luciano K, Hotel Ismael
– Razoável ($$): Hotel Sommelier
O que comer em Santiago?
A alimentação em Santiago tem um preço justo ainda mais se comparado com certas regiões do Brasil, cerca de R$90 reais para duas pessoas. Tenha certeza que você irá comer super bem e ser muito bem tratado!
Um lugar imperdível e que está na lista do que fazer é o Patio Bellavista. Uma espécie de shopping aberto com muita variedade de lugares para comer. Se você quer praticidade e comida boa esse lugar é uma excelente opção! Lá você ainda conta com música ao vivo dependendo do dia e também encontra comida dos países vizinhos como Peru, Bolívia e Argentina.
Como se locomover em Santiago?
• Carro
Dependendo do lugar que você se hospedar e das suas intenções de turismo, alugar um carro pode não ser a melhor opção e nem necessário para se locomover na cidade, já boa parte das atrações você consegue fazer andando ou com o transporte público. Além disso, há opção de uber/taxi disponível a todo momento.
No meu caso eu aluguei por um dia para poder ir até o Vale del Maipo, já que é um pouco mais afastado da cidade.
Com certeza o GPS vai te ajudar bastante a localizar os lugares pela cidade, então sugiro que você tenha um chip para utilizar a internet no exterior. Vale muito a pena para ajudar no seu conforto!
• Transporte público, Uber e Taxis
No geral o transporte público na cidade funciona bem e não senti nenhum desconforto ao utilizar eles. Usei uber também e foi super tranquilo, na maioria das vezes motoristas super interessados em explicar sobre a cidade e ajudar com o turismo.
Já com relação ao taxi, não preciso nem falar que depois do aeroporto eu não criei corajem em pedir um. rsrs
Acesse também a seção “O que fazer” e veja as melhores atrações de Santiago.
Quanto custa ir para Santiago?
A viagem para Santiago no geral pode ser considerada de preço médio. Claro, vai depender do seu roteiro e tempo por lá. Ficar apenas em Santiago pode ser barato, já que boa parte das atrações são gratuitas e possuem preço justo, além da alimentação também ser acessível. O que encarece a viagem são as atrações como esqui, passeios no Atacama, passeio para Cajon del Maipo, visitar vinícolas, etc.
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo!
Mais dicas sobre Santiago!
Aqui vão 5 dicas para você aproveitar o melhor de Santiago e não passar perrengue:
1. Cuidado ao chegar no aeroporto e ser abordado(a) por vários taxistas. De preferência, já deixe o transfer combinado com seu hotel para que tenha alguém te esperando assim que sair do desembarque.
2. Não tenha medo de tentar falar portunhol em lugares turísticos, pois eles são super receptivos e entendem bastante a gente.
3. Como em qualquer lugar, troque seu dinheiro em casas de câmbio no Brasil antes de ir, pois lá as taxas podem ser menos atrativas.
4. Lembre-se que ao viajar para o Chile no inverno vai encontrar neve nas regiões montanhosas, portanto, caso alugue um carro é sempre bom ter cuidado.
5. Tente sentar na janela do avião para poder ver a Cordilheira dos Andes do alto! É muito incrível!
Galeria de fotos de Santiago
Vejas as fotos da minha viagem logo abaixo! Também de uma passadinha no meu Instagram @tanomundo para conferir meus stories!
Ah, e quando estiver na Santiago, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Santiago com mais algum outro destino?
Se você está planejando viajar para Santiago, você pode considerar já aproveitar e conhecer o Deserto do Atacama, que para mim foi umas das belezas naturais mais incríveis que já vi. Leia meu post Tudo sobre Deserto do Atacama para saber mais.
Se você tiver ainda mais tempo, meu roteiro foi: Montevideo – Punta del Este – Santiago – Deserto do Atacama. Foram 15 dias de viagem no total e valeu a pena demaaaais, eu amei!
Foi uma viagem completa: Cidade, praia, vinícola, história e paisagens surreais!
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA SANTIAGO!
[/qodef_call_to_action]
Mapa
Santiago
Avaliação Ta no Mundo