Tudo sobre Deserto do Atacama – Guia Completo
Guia Completo
Tudo sobre Deserto do Atacama
Tudo sobre Deserto do Atacama!
O Deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile e segue até a fronteira com o Peru, ocupando uma área de cerca de 1.000 km de extensão. Considerado o deserto mais alto do mundo e o deserto não polar mais seco do mundo, no Atacama raramente chove.
As temperaturas no deserto costumam variar entre 0 °C à noite a 40 °C durante o dia, dependendo também do ponto e altitude do deserto que você estiver. Por conta disso, fazer a mala para essa viagem é uma missão e tanto, mas não se preocupe, na seção “Dicas” eu te ajudo com essa missão! 😊
Por conta destas condições climáticas, existem poucas cidades e vilas no deserto, sendo a principal delas, São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 mil habitantes. É lá que viajantes do mundo todo se hospedam e se encontram entre hotéis, pousadas, acampamentos, restaurantes e até agitados bares que viram a noite animando a vila.
Moeda
A moeda oficial do Chile é o peso chileno (CLP) e na vila de São Pedro do Atacama tem muitas lojas que fazem câmbio com real e dólar. Cartões também são bem aceitos.
Idioma
Sobre o idioma, no Chile a língua oficial é o Espanhol, mas caso você não fale espanhol, dá sim para se virar com o português e o inglês.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para o Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama me surpreendeu demais! Óbvio que eu já imaginava, por tudo que eu via na internet, que o lugar era lindo. Mas, quando você chega lá, a energia é diferente e a beleza é muito além do que as melhores imagens podem registrar. Sério! Chega a ser desconcertante. É diferente das belezas naturais que estamos acostumados a ver.
Outro ponto que eu acho muito legal, é que esse deserto é um destino que pode ter muito luxo ou ser muito roots.
Ao mesmo tempo que o Ataca atrai mochileiros, que curtem acampar, aproveitar a noite e dividir um quarto de hostel, também atrai casais e famílias que buscam o conforto de um bom hotel e um passeio com agências que proporcionam luxo no deserto.
Eu amei demais essa viagem e, com certeza, voltarei outras vezes para conhecer os lugares e fazer os passeios que não deu tempo de fazer. Recomendo que você faça o mesmo! 😊
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até o Deserto do Atacama
Se você é brasileiro e está pensando em viajar para o Deserto do Atacama, não precisa se preocupar com documentação. Por fazer parte do MERCOSUL, nós precisamos apenas apresentar um RG em boas condições para no momento da imigração no país. Caso você não tenha um RG em boas condições, também pode usar o passaporte. No voo, você também irá receber um formulário para preenchimento com seus dados e informações de hospedagem.
O seguro viagem não é obrigatório, mas assim como em todas as viagens internacionais, é altamente recomendado que você faça.
Não se esqueça de conferir as restrições decorrentes do COVID-19 no período da sua viagem.
Quando ir para o Deserto do Atacama?
O Atacama pode ser visitado durante todo o ano, mas no verão e inverno, as temperaturas são mais extremas, mas nada que inviabilize ou torne a viagem ruim. Caso você possa e queira fugir dessas estações, o outono ou primavera são mais indicados, ou seja, abril, maio, junho, outubro, novembro e dezembro. Nesses meses, espere encontrar dias e noites com temperaturas mais amenas.
Veja abaixo o gráfico da temperatura:
Minha dica de ouro aqui, é que você programe sua viagem para um período de Lua Nova. Pode não fazer muito sentido para você, mas calma, eu vou explicar!
No Atacama existem passeios astronômicos incríveis, que fazem você se sentir realmente pertinho do céu, é uma experiência incrível e na minha opinião, mandatória. Porém, esses passeios dependem de o céu estar aberto e sem nuvens, e melhoram quando a lua está “escondida”, pois sem a influência da sua iluminação, fica melhor para ver a luz das estrelas. Por isso, se possível, viaje na lua nova! 😊
Como ir para o Deserto do Atacama?
• Voo
O jeito mais fácil de ir para o Deserto do Atacama é pegar um voo até Santiago do Chile (Aeroporto SCL) e de lá pegar um outro voo para Calama (Aeroporto CJC). Você também pode aproveitar e ficar uns dias em Santiago para conhecer, já que de qualquer forma irá passar por lá.
• Saindo do aeroporto
Como mencionei no tópico anterior, você vai chegar no aeroporto de Calama, que são aproximadamente 100km de San Pedro do Atacama, onde provavelmente você ficará hospedado. Para sair do aeroporto e ir até o seu hotel, sugiro que você contrate um transfer coletivo. Existem muitas empresas que fazem esse tipo de serviço, mas como eu não conhecia a qualidade do serviço, preferi solicitar o transfer com o meu hotel e eles providenciaram tudo. O trajeto de ida e volta custou cerca de R$130 por pessoa.
• Ônibus/Carro
É possível ir de Santiago até o Atacama de ônibus ou carro, mas apesar da economia, essa só é uma boa opção caso você tenha muito tempo disponível para a viagem, porque você vai demorar no mínimo umas 24 horas para chegar.
Quantos dias ficar no Deserto do Atacama?
Minha opinião sobre quanto tempo ficar no Atacama é, quanto mais, melhor! Rs
Brincadeiras a parte, eu fiquei 5 dias e deu para aproveitar muito bem a viagem e fazer vários passeios incríveis, mas acredito que se tivesse ficado uns 3 dias a mais, teria sido perfeito para fazer algumas outras coisas que não deu tempo de fazer.
Resumindo, em 5 dias você consegue fazer os principais passeios e aproveitar muito bem a viagem. Em 8 dias você consegue voltar para casa sem aquele sentimento de “queria ter conhecido tal lugar”.
O que fazer no Deserto do Atacama?
No Deserto do Atacama, o que mais tem, é o que fazer. Se esse for o seu perfil, seus dias podem ser intensos, cheios de passeios incríveis e paisagens incríveis e totalmente diferentes umas das outras.
Por isso, a melhor coisa é escolher bem uma agência para organizar os passeios por você e otimizar o seu tempo para aproveitar ao máximo a sua estadia.
Eu escolhi fazer tudo com a Flaviabia e garanto que valeu cada centavo investido. Eles organizaram todo o nosso cronograma de maneira impecável.
Quando chegamos em São Pedro do Atacama, eles já nos deram uma mochila e garrafa térmica personalizada para usarmos nos passeios, os guias de todos os nossos passeios eram maravilhosos, conheciam muito do Atacama e ainda fizeram fotos ótimas para nós. As vans que fizeram o nosso transporte eram todas super novas e a estrutura que eles montavam em todos os passeios, com refeições deliciosas, bebidinhas, roupão nos passeios que envolviam água, enfim… era tudo perfeito!
Nós estávamos comemorando aniversário de casamento e no último passeio eles ainda fizeram uma surpresa super fofa, com vários mimos! Foi demais!
Vou compartilhar com vocês o que fez parte do meu roteiro, que foi uma viagem de 5 dias, mas saiba que o Atacama tem muuuuito mais coisa para fazer, caso você tenha mais tempo, mas a listinha abaixo contempla os itens “obrigatórios” 😊
• Laguna Cejar
A Laguna Cejar é parada obrigatória para quem visita o Atacama. Além da vista linda, ela é famosa por sua concentração de sal maior que a do mar morto, o que permite você flutuar sem nenhum esforço. Para quem não gosta de água gelada, é bom se preparar! Rs
• Ojos del Salar
Um pequeno oásis de águas doces e muito profundas, cercadas de sal. Nosso guia nos contou uma história que um carro caiu acidentalmente em uma dessas lagoas e foi super difícil tirar, porque a profundidade é realmente bizarra! rs
• Laguna Tebiquinche
Nossa agência fez um café da tarde com vista para o pôr do sol nesse lugar. Sério, foi sensacional! Pôr do sol incrível e com coquetel muito especial!
• Cordillera de la Sal
É uma região montanhosa, surgida há nada menos que do 23 milhões de anos. Os morros de argila, gesso e sal foram gradualmente sendo esculpidos pela erosão eólica e fluvial, formando uma paisagem muito diferente e linda! Tomamos um café da manhã delicioso, preparado pela equipe da Flaviabia, em frente ao famoso ônibus abandonado.
• Lagunas escondidas de Baltinache
São 7 lagoas no total, em diferentes tons de azul e formatos, que contrastam com as cores das montanhas ao fundo e tornam a paisagem surreal! Na verdade, essas lagoas são poços que se formaram nos anos 80, a partir da extração de lítio (por essa eu não esperava!) e, como elas concentram muitos minerais que podem ser prejudiciais à saúde, apenas a primeira e a última entre as sete lagoas são próprias para banho.
Assim como a Laguna Cejar, aqui também é impossível afundas. A concentração de sal nas lagoas é OITO vezes maior do que no mar!
• Geisers del Tatio
A 4200 metros acima do nível do mar, os Geysers el Tatio jorram água numa altura de até 10 metros de altura e em seus terrenos rochosos e pedras vulcânicas. Por ser em altitude, nesse passeio faz bastante frio. Vá preparado.
• Valle de la Luna
Localizado em um vale de origem vulcânica, você realmente se imagina em um vale lunar. Uma beleza surreal e totalmente diferente de tudo que já vi!
• Piedra del Coyote
Excelente lugar para finalizar o dia com uma vista do pôr do sol. A Piedra del Coyote é visitada juntamente com o Valle de la Luna e proporciona uma vista incrível.
• Vale de la Muerte
Com diferentes formações rochosas, dunas e beirando a Cordilheira do Sal, o Valle de la Muerte é uma das principais atrações do Atacama. De lá, ainda temos como vista o Licancabur, o vulcão que tem a forma de um cone e 5.916 m de altura.
• Lagunas Altiplânicas
Nesse passeio visitamos as Lagoas Miscanti e Miñiques. É um passeio feito na altitude, então também faz bastante frio. A Lagoa Miñiques é, sem dúvidas, a mais bonita do passeio. Ela tem águas azuis e nela é possível ver o reflexo dos morros ao seu redor. Que visual!!!
• Piedras Rojas
Piedras Rojas é um local com uma lagoa de águas verdes bem claras, formações rochosas avermelhadas e uma vista bem UAU!!!
• Trópico de Capricórnio
Uma pausa para aquela tradicional foto 😊
• Tour Astronômico
Já falei isso aqui antes, mas vale reforçar. O tour astronômico depende de como está o céu, sendo que o melhor período é na Lua Nova, pois com a baixa luminosidade da lua, fica melhor para ver as estrelas. Então, minha dica é que você planeje sua viagem para uma época de lua nova. Esse passeio é surreal, me senti realmente pertinho do céu. Vale a pena demais!!!
Onde ficar / se hospedar no Deserto do Atacama?
Melhor região
O melhor lugar para se hospedar no Atacama é o mais próximo possível do centro de São Pedro do Atacama. Isso vai te ajudar a ir até agências, restaurantes, lojas, mercados, feirinhas de artesanato e o que mais você precisar, tudo a pé. A menos que você se você se hospede em um hotel de luxo, com restaurantes, transfer e passeios inclusos, aí tudo bem você ficar um pouco mais afastado.
Minha experiência e hospedagem
Eu fiquei no Hoteles Pueblo de Tierra e achei muito bom. Os quartos são muito confortáveis, novos, limpos e bem estruturados. O café da manhã também é muito bom e a equipe do hotel bastante cordial. A área da piscina é muito gostosa, tem um bar com drinks e lanches rápidos, e nos sentimos bastante a vontade. O hotel fica bem próximo ao centro, pudemos fazer tudo a pé sem nenhuma dificuldade e o preço é muito bom, tendo em vista a estrutura e conforto que oferecem e comparando com outros hotéis desse padrão da região. Recomendo demais esse hotel!
Minhas sugestões de hospedagem
Os leitores frequentes aqui do Ta no Mundo já sabem, mas caso você esteja chegando agora, saiba que eu classifico os hotéis em 4 padrões e segrego minha indicação em cada um dos padrões, para facilitar suas pesquisas de acordo com o seu orçamento e nível de exigência.
Abaixo estão as minhas sugestões:
– Alto Luxo ($$$$$): Explora en Atacama – All Inclusive, Nayara Alto Atacama
– Luxo ($$$$): NOI Casa Atacama, Altiplanico Atacama, Hotel Pascual Andino, Terrantai Lodge
– Intermediário ($$$): Hoteles Pueblo de Tierra, Hotel Kimal, Hotel Poblado Kimal
– Razoável ($$): Yakana Hotel
Está gostando do post “Tudo Sobre Deserto do Atacama” ou tem dúvidas? Comente esse post e me conta! 😊
O que comer no Deserto do Atacama?
A alimentação no Atacama não é das mais baratas, comparadas com os preços do Chile em geral, mas também não cara, principalmente considerando o quão isolado é o lugar. Para você ter uma ideia, um jantar para duas pessoas, pode variar de 80 a 170 reais, dependendo do que você escolher.
Um ponto importante aqui é que se você fizer os passeios com boas agências, você fará pouquíssimas refeições em restaurantes. Eu fiz todos os passeios com a agência Flaviabia e eles serviam verdadeiros banquetes em todos os passeios.
No nosso caso, nós programamos passeios para todos os dias o dia inteiro (manhã e tarde), então sempre tinha café da manhã, almoço e lanche da tarde servido pela agência. No máximo a gente saía a noite para fazer um jantar leve depois do fim dos passeios.
Dos restaurantes do centro, eu indico o restaurante Ckunna. Ambiente muito agradável, bom atendimento e comida de qualidade.
Como se locomover no Deserto do Atacama?
Apesar de conhecer histórias de pessoas que alugaram carro e fizeram os passeios pelo deserto de carro, eu não recomendo.
Além do sinal do celular lá ser bem instável em diversos lugares, o que dificulta bastante o uso de GPS, as agências conhecem as regras de cada lugar, os melhores horários para visitação, organizam as refeições, transporte, dão as instruções do que levar e o que vestir em cada um dos passeios, enfim… eu recomendo fortemente que você faça seus passeios com agência e não alugue carro. Fazendo isso e se hospedando em um hotel próximo ao centro de São Pedro do Atacama (Veja a seção “Hospedagem”), você não precisará se preocupar com transporte, pois fará tudo a pé ou com as agências.
Acesse também a seção O que fazer e veja os melhores passeios para fazer no Atacama.
Quanto custa ir para o Deserto do Atacama?
A viagem para o Atacama não é uma viagem super barata. No geral as hospedagens não são baratas, e os passeios com boas agências também não, mas vale cada centavo investido!
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo!
Mais dicas sobre o Deserto do Atacama!
Aqui vão 2 dicas para você aproveitar e não passar perrengue no Deserto do Atacama:
1. A agência:
Escolha bem a sua agência. Ao longo de todo esse post eu recomendei a FlaviaBia Expediciones porque realmente o padrão de qualidade delas é diferenciado.
Os banquetes que a equipe preparava para nós em todos os passeios chamava atenção de todo mundo das outras agências, de tão bom! Além do profissionalismo, competência e cordialidade dos guias, qualidade das vans, enfim…tudo perfeito!
2. A mala:
O que levar nas malas para o Deserto do Atacama é realmente uma missão e tanto.
Provavelmente você vai sentir frio e calor na mesma intensidade nessa viagem, por isso, precisa ter de tudo na mala.
Para o frio, tenha um bom casaco de frio, uma fleece, segunda pele, gorro, luvas, cachecol e botas para o frio. Eles são extremamente necessários nos passeios que são em altitudes grandes (nos Geisers por exemplo). Mas mesmo nesses dias, se vista em camadas, tendo sempre uma camada mais fresca por baixo. Os passeios passam em mais de um lugar no mesmo dia, e a temperatura varia muito.
Para o calor, tenha roupas leves e confortáveis. Shorts, camisetas, roupas de banho para entrar nas lagoas, chapéu, óculos de sol, protetor solar e sapatos muito confortáveis. O Atacama é um lugar que você vai andar bastante.
Galeria de fotos do Deserto do Atacama
Acessando os links mais abaixo desta página, você vai direto para o meu álbum de fotos e vídeos do Deserto do Atacamano Instagram/Youtube.
Ah, e quando estiver lá, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Deserto do Atacama com mais algum outro destino?
Se você está planejando viajar para o deserto do Atacama, no mínimo, você também deve incluir Santiago do Chile no seu roteiro. Como eu já disse aqui nesse post, obrigatoriamente você precisa fazer escala em Santiago para chegar no Atacama, então, nada melhor do que aproveitar para conhecer a cidade.
Na minha ida para o Atacama o meu roteiro foi: Montevideu – Punta del Este – Santiago – Deserto do Atacama. Foram 15 dias de viagem no total e valeu a pena demaaaais, eu amei!
Foi uma viagem completa: Cidade, praia, vinícola, história e paisagens surreais!
Recomendo que você também veja os meus posts desses destinos antes de organizar a sua viagem. Tenho certeza que você não vai se arrepender de fazer esse roteiro que eu fiz 😊
Roteiro de Viagem Deserto do Atacama
No meu Canal do YouTube também tem um vídeo com um resumo dos melhores momentos do meu roteiro de 4 dias para o Deserto do Atacama.
Você pode também descer mais um pouco e clicar no link abaixo para fazer download GRÁTIS do roteiro completo em versão PDF.
Espero que goste! 🙂
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA DESERTO DO ATACAMA!
[/qodef_call_to_action]
Mapa
Deserto do Atacama
Avaliação Ta no Mundo
Ellen Noronha
Um sonho esse Atacama!!! Super obrigada pelas dicas, guardando todas pra quando for a hora <3
10/12/2021 at 15:42