Tudo Sobre – Tailândia – Guia Completo
Tudo sobre Tailândia
Tudo sobre Tailândia!
Se você está viajando pela primeira vez para a Tailândia e quer uma viagem tranquila, longe do caos e com muito contato com a natureza e lugares paradisíacos, esse post é perfeito para você!
A Tailândia é o destino queridinho dos brasileiros que buscam conhecer a Ásia e seus lindos templos, ilhas e praias paradisíacas.
Na mesma proporção do sonho de conhecer esse destino, vem as dúvidas: Onde ficar na Tailândia? Quantos dias ficar na Tailândia? Quais os melhores lugares para se visitar na Tailândia?
E quanto mais você pesquisa, mais as dúvidas aumentam, porque encontramos pessoas que ficaram 7 dias e pessoas que dizem que 30 dias é pouco. E agora? Como definir o roteiro de viagem para Tailândia?
São muitas perguntas e eu também me fiz todas elas enquanto planejava essa viagem. Por isso resolvi fazer esse post bem objetivo, respondendo todas essas perguntas e contando tudo sobre a minha trip e as minhas escolhas para viajar pela primeira vez para Tailândia.
Confira todas as seção desse post e saiba tudo sobre a minha viagem, ou ainda, se quiser mais praticidade, baixe meu roteiro completo de 9 dias na Tailândia. Lá você tem o custo completo da viagem, segregado por item (alimentação, hospedagem, transporte etc.), e ainda uma programação para cada dia da viagem, incluindo passeios, restaurantes e todas as dicas.
Moeda
Mas antes de ir para a próxima seção desse post, saiba que a moeda oficial da Tailândia é o Baht Tailandês e que cartões de crédito e débito não são aceitos em todos os lugares, por isso, recomendo que você leve dinheiro em espécie para pelo menos 50% do que você espera gastar com alimentação, transporte, compras e gorjetas.
E por falar em gorjetas, é bem comum dar gorjetas nos passeios, bares, restaurantes etc. E vou te dizer que demos todas as gorjetas com muita satisfação, pois os tailandeses são excelentes anfitriões e tratam o turista muito bem.
A melhor forma de fazer câmbio é levar euro ou dólar e trocar para o Baht Tailandês no aeroporto mesmo. Caso precise de um dinheiro extra, há muitos caixas eletrônicos e casas de câmbio para você usar.
Idioma
Sobre o idioma, na Tailândia a língua oficial é o tailandês, mas conseguimos nos virar tranquilamente com o inglês em todos os lugares.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para a Tailândia
Confesso que fica até sem saber como começar a listar os motivos pelos quais você deve visitar a Tailândia. Talvez só a galeria de fotos desse post bastasse, porque no quesito beleza, realmente, a Tailândia é estonteante. Mas não é só isso. Além de lindos templos, praias, ilha, nascer e pôr do sol, corais e vida marinha, a Tailândia também tem hotéis incríveis com preços muuuuito mais acessíveis do que estamos acostumados a pagar em outros continentes, comida boa, cultura linda de conhecer, é um país muito seguro, com um povo acolhedor e atendimento excelente.
A Tailândia agrada a diferentes públicos, desde os mochileiros aos casais em lua de mel em busca de resorts incríveis.
Nós fomos para comemorar nosso aniversário de 5 anos de casados, por isso, escolhemos bons hotéis (com preços ótimos) e foi surreal a viagem! Nosso roteiro foi muito bem planejado e pensado para evitar aglomerações que tanto se comenta sobre a Tailândia e curtir uma segunda lua de mel no paraíso, com muita tranquilidade.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até a Tailândia
Brasileiros com viagem de no máximo 90 dias, não precisam de visto para entrar em Tailândia, é necessário apenas apresentar passaporte válido por 6 meses a partir da data de entrada e certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela.
Confira aqui no site da embaixada, a informação atualizada na data da sua viagem.
Porém, devido à pandemia do COVID-19, a Tailândia implementou novas regras para admissão de turistas no país, são elas:
- Emissão do Thailand Pass (Pelo programa Test and Go, Sandbox ou Não Vacinados). Leia aqui as regras de cada um dos programas.
Atenção: Para emissão do Thailand Pass você vai precisar de todos os documentos abaixo. Veja no site oficial as regras e passo a passo para fazer sua aplicação.
- Certificado de vacinação contra COVID-19
- Seguro Saúde com cobertura mínima de USD 20.000 de despesas médicas incluindo COVID-19
- Comprovante de reserva em hotel SHA+ pela quantidade de dias estipulada no programa que você escolher no item 1.
- Comprovante de pagamento e agendamento do teste de COVID-19, de acordo com o programa que você escolheu no item 1.
Eu optei pelo programa SandBox e fiz todo o processo on-line, seguindo as instruções do site oficial. Foi bem simples e rápido.
Chegando na Tailândia também foi bem tranquilo. Nós chegamos pelo aeroporto de Phuket e eles já nos direcionam para as filas onde validam os documentos. É importante levar impresso todos os itens que mencionei na instrução acima, incluindo o resultado do teste de COVID-19 feito no seu lugar de origem.
Após a validação dos documentos, você é encaminhado para a saída do aeroporto onde fará o teste exigido pelo programa que você tiver optado no item 1 das instruções dessa seção . Depois disso, é só ir para o hotel e aguardar no quarto, pelo seu resultado negativo. Não se preocupe, o resultado sai em um aplicativo que você será instruído pela equipe do aeroporto ou no seu hotel, para baixar.
Não se esqueça de conferir as restrições decorrentes do COVID-19 no período da sua viagem.
Quando ir para a Tailândia?
É importante saber que o clima varia entre as regiões da Tailândia, por isso, é bom definir as regiões que você vai visitar e então verificar se é a época ideal para viagem.
Para facilitar, vou listar abaixo as principais características do clima ao longo do ano, em cada uma das principais regiões:
• Quando ir para Bangkok: O clima é quente e húmido. O mês mais quente é abril, onde as temperaturas podem chegar a 35°C, com mínima de 26°C. Já o mês mais fresco é dezembro, com máxima de 31°C e mínima de 22°C.
• Quando ir para Chiang Mai: Região de clima tropical, porém menos húmida e mais fresca durante o inverno. Evite viajar para Chiang Mai entre maio e outubro, período em que das monções e alto volume de chuvas.
• Quando ir para Phuket: O mês mais quente em Phuket é março, que é o mês que eu fui. Realmente é bem calor, mas bem suportável. A temperatura máxima costuma ser por volta de 34°C e a mínima 25°C. A grande vantagem desse período mais quente, é que chove muito pouco. As chuvas em Phuket costumam ser mais intensas de maio a outubro.
• Quando ir para Koh Samui: As temperaturas em Koh Samui são semelhantes às de Phuket, entretanto, o período das monções e chuvas abundantes são de outubro a dezembro. A época mais indicada para viajar para essa região é de janeiro a abril, quando o clima é mais seco e tem menos chance de chuva.
Como ir para Tailândia?
A forma mais barata de viajar para a Tailândia, normalmente, é fazendo escala em Bangkok (Aeroporto BKK). Isso porque existem diversas companhias que voam até lá e hora ou outra fazem uma boa promoção, e de lá, existem voos baratos com a companhia Air Bangkok para diversos lugares do país.
O meu caso foi uma exceção. Eu consegui um bom voo com a Qatar Airways, com apenas uma escala em Abu Dhabi e depois desembarque direto em Phuket. Como eu não queria perder tempo de viagem em Bangkok, valeu muito a pena. Caso esse seja o seu caso, pesquise pelos voos da Qatar Airways aqui.
Na seção “Combinar Trip” eu falo mais sobre as minhas escolhas na Tailândia, porque decidi ir direto para Phuket e dou todas as dicas para quem ainda está na dúvida do que fazer na Tailândia. Confira lá! 😊
Quantos dias ficar na Tailândia?
A Tailândia tem muuuita coisa incrível e, se você tiver tempo e orçamento, dá para ficar 20 dias por lá sem se entediar, mas como esse não era o meu caso (e também não é o da maioria das pessoas que viajam), vou contar como foi minha decisão e experiência, que deram muuuito certo!
Meu foco na Tailândia era conhecer os lugares mais paradisíacos, incluindo praias, ilhas, natureza e templos, e claro, fugir do perrengue, visto que a grande maioria das pessoas que viaja para o país, relata alguma dificuldade com trânsito, lugares lotados etc.
Pensando nisso, decidi me hospedar apenas em Phuket e conhecer todas as praias e ilhas possíveis com passeios de barco e para os templos, fomos com transfer particular e, acreditem, o preço ficou ótimo. Além disso, também separei 3 dias da viagem para aproveitar o luxo (com preço baixo) dos incríveis resorts da Tailândia. No total, minha viagem foi de 9 dias e eu garanto, foi PERFEITA!
Na seção “O que fazer” você encontra detalhes e fotos do que fazer em 9 dias na Tailândia.
O que fazer na Tailândia?
A Tailândia a realmente espetacular. É uma beleza que impressiona, emociona e paralisa. Sério!
As ilhas, as praias, os corais, as cores, os templos… a paz!
É um lugar que você vai embora já planejando voltar, para fazer tudo exatamente igual. E olha que eu nem sou muito a favor de ficar repetindo destino, mas a Tailândia me causou isso. Nós fizemos muitos passeios de barco e acertamos em cheio na escolha das agências. Tivemos equipes incríveis no acompanhando todos os dias. Veja todos os detalhes dos passeios, preços e links para reserva no meu roteiro de viagem pela Tailândia.
Então vamos falar das coisas que eu fiz por lá e que fizeram a minha viagem ser perfeita:
• Praias Kata e Kata Noi
Elas ficam ao lado uma da outra e na minha opinião, são as melhores praias de Phuket. São praias tranquilas, de poucas ondas – perfeita para ir também com crianças – com bastante opção de bares e restaurantes muito gostosos, mar cristalino e uma vista perfeita para o pôr do sol.
Dizem que essa é a região mais “chique” de Phuket, pois nela estão concentrados muitos bons resorts, hotéis e restaurantes. Eu me hospedei em dois hotéis, um na Kata e um na Kata Noi. Recomendo demaaaais! Confira a seção “Onde se hospedar” para mais detalhes.
• Phang Nga Bay e James Bond Island
Grande parte da baía é área protegida e quando você chega lá, a primeira coisa que você pensa é “por favor, vamos proteger esse lugar”. Que lugar incrível, paradisíaco! Me senti em um sonho, em uma cena de filme, sei lá… mas quase não parece real! Nessa mesma baía está a James Bond Island, que ficou famosa e conhecida assim após servir de cenário para o filme do 007.
• Monkey Cave
Uma praia e caverninhas repleeeetas de macacos vivendo livremente na natureza. A coisa mais linda! Só tomem cuidado, porque tem bastante relato de gente que foi atacada ou roubada pelos macacos!rs Eu fiquei com medo e preferi admirá-los do barco mesmo
• Bamboo Island
Uma ilha incrível e com um mar surreal! Ela me trouxe um sentimento de estar em uma ilha paradisíaca no meio do nada, sabe? Um silêncio e belezas naturais em toda parte… é realmente incrível!
• Viking Cave
Ela em um dos penhascos próximos a Koh Phi Phi Leh e é acessível apenas por barco. Olhando para dentro da caverna, do barco mesmo, é possível ver os altares que os tailandeses construíram para homenagear os espíritos das cavernas. Fora isso, a beleza da paisagem ao redor da caverna é impressionante! Vale a pena visitar!
• Pileh Lagoon
Uma lagoa de cores impressionantes e rodeadas por falésias de mais de 100m de altura. O passeio que fizemos faz uma parada no meio dela para fotos e mergulho. Que momento! Que lugar… façam isso por vocês, vivam essa experiência! 😊
• Maya Bay
A Maya Bay é a praia mais famosa da Tailândia e se tornou famosa principalmente após servir de cenário para o filme The Beach, com o Leonardo DiCaprio. Ela ficou mais de 3 anos fechada, pois devido ao alto número de visitantes, os recifes e corais estavam danificados. Em janeiro de 2022 ela foi reaberta para turistas, porém, com diversas restrições. Os acessos são controlados e há diversos fiscais na praia controlando as ações dos visitantes, não é mais permitido mergulhar no mar e a entrada agora é feita por barco, mas através da baía atrás da praia.
Com todo esse controle, a praia está bem mais vazia do que costumava ser e está muito mais agradável para contemplar sua beleza natural. Eu me emocionei de pisar na Maya Bay, a natureza é perfeita!
• Khai Nai, Khai Nui e Khai Nok
São três ilhas bem próximas umas das outras. As três são bem pequenas e me lembraram muito as Ilhas Maldivas. Mar azul turquesa muuuuito cristalino, areia branca fininha, um silencio delicioso e muitos peixinhos que podem ser vistos a olho nu, logo no raso. Para melhorar, todas elas têm estrutura de quiosque, cadeiras etc. Nós fizemos um passeio de barco que nos levou até as 3 ilhas no mesmo dia, com um tempo para relaxar e aproveitar cada uma delas. Foi perfeito!!!
• Big Buddah
É uma estátua sentada do Buda Maravija em Phuket. Vale muuuito a pena visitar, não só pelo monumento, mas também pela vista incrível lá de cima. Para fazer essa visita, não é necessário nenhum agendamento ou ticket. Apenas se atente ao dress code, que devem cobrir os ombros e joelhos. Caso você vá direto da praia, não se preocupe, você pode obter cangas emprestadas na entrada do templo.
• Chaithararam Wat Chalong Temple
O mais importante dos 29 templos budistas de Phuket é Wat Chalong, localizado em um complexo de vários templos incrivelmente lindos. Vale muuuito a pena visitar e mergulhar na cultura budista do país. Nós contratamos um táxi para nos levar até lá. Ficou mais barato do que um passeio em grupo e fizemos no nosso tempo. O táxi nos deixou bastante a vontade para conhecer a região e ficou nos esperando no mesmo locar para o retorno.
Para fazer essa visita, não é necessário nenhum agendamento ou ticket.
• Aproveitar um resort de luxo
Na Tailândia você encontra resorts e hotéis incríveis, por preços muito baixos. Vale muuuito a pena separar alguns dias da viagem para descansar e aproveitar toda a estrutura de um bom hotel.
• Fazer uma massagem Tailandesa
Nos hospedamos em dois hotéis, e nos dois tinham SPAs maravilhosos. Experimentem a Thai Massage, além de deliciosa o preço dela nos SPAs da Tailândia são muito baixos! Dá vontade de fazer todo dia! rs
Onde ficar / se hospedar na Tailândia?
Melhor região
Na minha opinião, a melhor região para se hospedar na Tailândia é um Phuket, principalmente pela praticidade de poder acessar de barco e sem trânsito, boa parte dos paraísos do país. Apesar de muita gente falar que a cidade é suja e caótica, se você seguir meu roteiro e escolher bem onde se hospedar, o que fazer e como fazer, a viagem vai ser sensacional!
Em Phuket, a melhor região para se hospedar são as praias de Kata e Kata Noi. São regiões mais “luxuosas”, com hotéis e resorts de luxo e frequentada por casais e famílias.
Minha experiência e hospedagem
Meu foco na Tailândia era conhecer os lugares mais paradisíacos, incluindo praias, ilhas, natureza e templos, e claro, fugir do perrengue do trânsito e lotações que boa parte dos turistas relatam. Pensando nisso, optei por me hospedar em Phuket e fazer boa parte do meu turismo por barco.
Outra estratégia que usei foi dividir minha hospedagem em dois hotéis diferentes e concentrar todos os passeios nos primeiros dias da viagem. Para os dias de passeio, ficamos em um hotel muito bom, mas com preço mais baixo, que foi o Beyond Kata. O hotel é a beira-mar, com uma piscina deliciosa, vista para o pôr do sol, quarto muito bom e espaçoso, tudo muito limpo, excelente atendimento, SPA com preço excelente, restaurante bom e muito barato, e um bom café da manhã também.
Nos últimos dias da viagem, peguei um resort bem de luxo e investi um pouco mais de dinheiro, que foi o The Shore, para descansar e curtir uma bela estrutura e vistas paradisíacas. Arrisco dizer que foi o melhor hotel que já me hospedei na vida. Pegamos o quarto de lua de mel, com piscina de borda infinita e uma vista perfeita para a praia de Katatani e banheira também com vista para o mar. Além do quarto, o hotel também é incrível, piscina gigante de borda infinita, restaurante excelente, academia também com vista para o mar, um deck de vidro surreal, SPA e atendimento impecáveis.
Minhas sugestões de hospedagem
Os leitores frequentes aqui do Ta no Mundo já sabem, mas caso você esteja chegando agora, saiba que eu classifico os hotéis em 4 padrões e segrego minha indicação em cada um dos padrões, para facilitar suas pesquisas de acordo com o seu orçamento e nível de exigência.
Abaixo estão as minhas sugestões:
– Alto Luxo ($$$$$): The Shore
– Luxo ($$$$): Kata Rocks
– Intermediário ($$$): Katathani Phuket Beach Resort
– Razoável ($$): Beyond Kata
O que comer na Tailândia?
A Tailândia é, sem dúvidas, um destino que você vai comer e beber muito bem, pagando muito pouco.
Se você quiser economizar muito, existem muitas opções de barracas e restaurantes com preços baixíssimos, mas eu preferi não arriscar, principalmente porque não são raros os casos de pessoas que tiveram intoxicação alimentar no país, decorrente de água contaminada utilizada nos alimentos e bebidas.
Recomendo que você pesquise no Google os restaurantes na região que você estiver e veja o número de avaliações e nota dada pelos usuários, por aí você já tem uma boa noção se pode para comer tranquilamente. Além disso, os restaurantes dos bons hotéis costumam ser também abertos ao público e confiáveis, nós usamos bastante.
Veja abaixo as minhas dicas de restaurantes.
• Restaurantes refinados:
The Kara Rocks Club House – Perfeito para um jantar com vista para o pôr do sol.
The Sundeck – Perfeito para um final de tarde, boa comida, drinks e música.
The Shore – Resuarante internacional do hotel The Shore. Culinária excelente e boa música.
• Restaurantes descontraídos
The Blue Shark – Bom para almoço e drinks, ambiente pé na areia.
Food & Coffee – Bom para almoço, jantar e drinks.
Cálcio Beyond Kata – Bom para almoço e jantar. Ambiente descontraído e “pé na areia”.
Aram Coffee & Crepes – Bom para café da manhã e lanche da tarde.
Café Hill Coffee & Bistro – Bom para café da manhã e lanche da tarde.
Como se locomover na Tailândia?
Esse é um assunto bem polêmico quando se trata de Tailândia. Isso porque é bem comum pessoas alugares carro ou até moto para desbravar os lugares, mas tudo vai depender, do quão disposto você está a se aventurar.
Destaquei a palavra aventurar no parágrafo acima, porque realmente, dirigir na Tailândia é uma aventura. O trânsito é bem caótico e desorganizado, carros, motos, caminhões, vans… todos juntos e misturados, com pouca sinalização, pouco controle de velocidade e muita ousadia! Rs
O transporte público na Tailândia também não pode ser considerada uma opção, já que é bem escasso.
Em contrapartida, os táxis têm preços muito justos e são muito seguros, por isso, considero a melhor opção. Para você ter uma noção, o trajeto do aeroporto até o nosso hotel, era de aproximadamente 50km e o táxi ficou em 15 euros.
Mas, se mesmo com tudo isso, você estiver disposto a se aventurar, veja abaixo as opções e excelentes preços de locação de carro com o parceiro do Ta no Mundo.
Quanto custa ir para a Tailândia?
A viagem para Tailândia pode ser muito barata ou não, depende do tipo de viagem que você quer fazer. Da hospedagem, ao transporte, passando por alimentação e bebidas, tudo na Tailândia você consegue pagar muito (mesmo) pouco, se estiver disposto a passar uns perrengues. E mesmo se quiser fazer uma viagem com conforto, você paga muuuito menos do que em outros destinos paradisíacos pelo mundo, com exceção da passagem aérea, que por conta da distância, costuma ser bem cara ☹.
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo!
Mais dicas sobre a Tailândia!
Aqui vão 5 dicas para você aproveitar o melhor da Tailândia e não passar perrengue:
1. Evite ao máximo transitar por via terrestre. Priorize os passeios de barco e desfrute do melhor da Tailândia sem trânsito.
2. Leve muito protetor solar e reaplique com frequência. A incidência de raios UV na Tailândia são altíssimas e a pele queima com muita facilidade.
3. Se tiver, leve pés de pato, máscara de snorkel e coletinho salva vidas. Os passeios de barco costumam parar em lugares incríveis para mergulho e contemplação da vida marinha.
4. Leve uma capa a prova d’água para o celular. Isso vai te ajudar bastante a ter segurança para descer com o celular do barco nas praias.
5. Apesar de não ser mandatório, é muito bem-visto dar gorjeta nos passeios de barco, restaurantes etc. O atendimento dos tailandeses é impecável e como sabemos, é um país pobre e que vive do turismo. Vamos fazer nossa parte e contribuiu 😊
Galeria de fotos da Tailândia
Acessando os links mais abaixo desta página, você vai direto para o meu álbum de fotos e vídeos da Tailândia no Instagram/Youtube.
Ah, e quando estiver na Tailândia, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Tailândia com mais algum outro destino?
Afinal, quais regiões conhecer na Tailândia? Vale a pena conhecer algum outro país próximo a Tailândia? Quanto tempo ficar na Tailândia e o que fazer?
Essas são dúvidas bem comuns entre as pessoas que estão planejando viajar para Tailândia, principalmente por ser um lugar muito longe e com alto investimento na passagem aérea, mas também por ter muitos lugares interessantes por perto, como Malásia, Cambodja, Vietnã ou para quem está disposto a viajar um pouco a mais, Filipinas e Indonésia.
Eu mesma pensei e pesquisei muuuito antes de fazer meu roteiro para Tailândia e, no final das contas, minha conclusão foi que apesar de tudo parecer relativamente perto, os lugares são bem distantes uns dos outros e com grande dificuldade de transporte. Qualquer cidade ou ilha que eu incluísse na viagem, implicaria em 1 ou 2 dias perdidos em trajeto, mais o tempo de conhecer o lugar.
Como eu comentei antes, na Tailândia e nos países da Ásia em geral, você não consegue fazer aquele roteiro “express” que a gente se força a fazer de vez em quando para conhecer vários lugares em pouco tempo. Lá não tem essa opção. O transporte limita muito e faz com que seja necessário tempo e um bom planejamento para aproveitar bem a viagem.
Pensando nisso tudo e considerando que eu queria viver apenas a parte paradisíaca da Tailândia e evitar ao máximo o estresse com trânsito e lotações, optei por me hospedar apenas em Phuket e conhecer o que fosse possível na região através de passeios de barco.
Nossa decisão foi muuuito certeira! Caso você pretenda fazer uma viagem de até 10 dias, recomendo que faça o mesmo. Vale a pena incluir mais lugares apenas se você tiver pelo menos 15 dias disponíveis para essa trip.
A nossa viagem foi perfeita, não teve perrengue e nem estresse, fizemos tudo com calma e conhecemos lugares incríveis na Tailândia.
Na seção “O que fazer” eu dou todos os detalhes do que fizemos, confira aqui!
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA TAILÂNDIA!
[/qodef_call_to_action]