Tudo sobre Turquia – Guia Completo
Tudo sobre Turquia
Tudo sobre Turquia!
A Turquia é um país cheio de belezas naturais, museus, história, mesquitas e até praias, com um ambiente muito acolhedor e preços muito baixos. Poucos destinos no mundo têm tanto para entregar ao turista, com preços tão baixos, como a Turquia. Eu sou simplesmente apaixonada pelo país e com certeza, voltarei mais vezes.
Moeda
A moeda oficial da Turquia é a lira turca (TRY). Essa moeda é bem difícil de ser encontrada no Brasil, então a melhor opção é levar para sua viagem euro ou dólar, e trocar pela lira turca lá na Turquia mesmo.
Idioma
O idioma oficial é o Turco, mas nós não tivemos dificuldade em “turistar” só com o inglês, a maioria das pessoas falam inglês sem grandes dificuldades.
Dress Code
Se você tem dúvida de como se vestir na Turquia, leia este tópico.
Apesar de ser muçulmano, eu achei a Turquia bem tranquila com as roupas. Entretanto, é bom evitar alguns constrangimentos, evitando roupas curtas ou justas demais. Lembrando que para os muçulmanos, mostrar os ombros é mais “sensual” do que as pernas, então procure evitar decotes e ombros de fora. Alguns lugares que você for visitar (por exemplo as mesquitas), podem ter recomendações diferentes, mas haverá uma placa orientando quanto ao “Dress Code”, que normalmente é cobrir ombros, pernas, pulsos e cabeça.
Mesmo sendo um país muçulmano, também é importante saber que os bares e restaurantes da Turquia, vendem bebidas alcoólicas normalmente (bem barato, inclusive).
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para a Turquia
Eu confesso que o que me levou a colocar a Turquia na listinha de destinos, foi o passeio de balão na Capadócia, mas quando comecei a pesquisar mais sobre o país e, principalmente, quando cheguei lá, fui muito surpreendida.
A Turquia é muito mais do que o passeio de balão!
Eu amei cada detalhe desse país, especialmente, da Capadócia. As paisagens são totalmente diferentes de tudo que eu já tinha visto antes, mesquitas incrivelmente lindas, vales, casas que são cavernas, praias, hotéis incríveis (eu amei os hotéis cavernas), a decoração dos estabelecimentos comerciais com muito artesanato e os lindos tecidos turcos, comida muito boa, e para ficar ainda melhor, os preços são baixíssimos.
Para completar e colocar a cerejinha no bolo, o povo turco é muito receptivo, tratam o turista com muito cuidado e fazem tudo que podem para tornar a sua visita mais agradável.
Eu realmente me apaixonei pela Turquia e recomendo demais que você vá! É um destino que eu quero voltar, com certeza.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até a Turquia
Se você é brasileiro e sua viagem é de no máximo 90 dias, não você não precisa de visto para entrar na Turquia, é necessário apenas apresentar passaporte válido por 6 meses a partir da data de entrada.
Apesar de não ser obrigatório fazer seguro de saúde na Turquia, eu recomendo fortemente que você faça, porque o sistema de saúde público por lá é complicado e os custos com saúde privada podem ser bem altos.
Não se esqueça de conferir as restrições decorrentes do COVID-19 no período da sua viagem.
Quando ir para a Turquia?
A maioria das pessoas colocam a primavera como a melhor época para ir para a Turquia, esse período vai de abril a junho, e as temperaturas ficam mais amenas, sem picos máximos e mínimos, o que te ajuda a ficar ao ar livre sem incômodos com a temperatura, usar roupas mais confortáveis e tirar fotos lindas!
Eu fui no finalzinho de Dezembro, período de inverno, estava bem frio. Não peguei chuva e nem neve, então dava para “turistar”, não deixei de fazer nada por conta do frio, mas sinceramente, incomoda um pouco. A minha próxima ida à Turquia, com certeza será na primavera ou no outono (entre setembro e outubro).
De Julho a Agosto, que são os meses de verão, as temperaturas ficam muito altas e os pontos turísticos muito lotados. Eu sempre que possível, evito esses picos de alta temporada nos destinos que quero visitar.
Como ir para Turquia?
Voo
Existem diversas companhias aéreas que fazem o trajeto Brasil – Turquia. Você pode consultar as opções através do PassagensPromo, mas eu recomendo que você utilize a Turkish Airlines, porque ela tem voos direto para Istambul, aeroporto IST.
Partindo de Istambul para outros destinos da Turquia, existem muitos voos rápidos e baratos partindo de Istambul para a maioria dos destinos turísticos do país
Quantos dias ficar na Turquia?
A decisão de quantos dias ficar na Turquia vai depender das cidades que você quer visitar. Os destinos “mandatórios” da Turquia, na minha opinião, são Capadócia e Istambul, o que você consegue fazer em 3 ou 4 dias. Mas como eu já disse, vale muito a pena incluir outros lugares no seu roteiro, por isso, abaixo eu fiz uma listinha deles, com a quantidade de dias que eu recomendo em cada um. É importante dizer que, caso você vá viajar no inverno, não coloque na sua lista Alanya e Bodrum, que são destinos de praia e que devem ser feitos no verão.
Istambul: 2 dias
Capadócia: 2 dias
Alanya: 2 dias
Bodrum: 2 dias
Pamukkale (Denizli): 1 dia
Ankara: 1 dia
E caso você queira personalizar esse roteiro com os seus pontos de interesses, acesse a seção O que fazer. Nela você encontra as principais atrações e pontos turísticos com fotos e explicações, aí é só você incluir ou remover do Guia que eu fiz para você 😊
O que fazer na Turquia?
Esse post tem o objetivo de ser o seu guia completo da Turquia, então aqui, vamos falar sobre o que fazer e onde se hospedar nas principais cidades (para turismo) da Turquia.
• Istambul
Istambul é uma linda combinação da cidade antiga e moderna, com uma mistura islâmica e mediterrânea de culturas, e um ambiente muito aconchegante. Destino ideal para os viajantes que valorizam cidades vivas, com vida noturna ativa, locais históricos, monumentos e mesquitas incríveis, e claro, boa comida.
Meus pontos favoritos da cidade são a Mesquita Azul, o Grand Bazar, a Torre Galata e a Praça Taksim.
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Istambul.
• Capadócia
A Capadócia é uma região semiárida na região central da Turquia e muito famosa pelas “chaminés de fadas“, que são as altas formações rochosas em formato de cone localizadas no Vale dos Monges, em Göreme e em outros lugares. A Capadócia também é muito conhecida pelas casas construídas nas paredes dos vales, formando verdadeiras cavernas, e claro, pelo incrível passeio de balão.
Na minha opinião, esse é o principal destino para quem viaja para Turquia. É inadmissível viajar para Turquia e não conhecer a Capadócia rs
Confira meu post com o Tudo sobre a Capadócia – Guia Completo com tudo que você precisa saber sobre a Capadócia, incluindo os detalhes do que fazer, onde se hospedar, restaurantes etc.
Ahh, quer saber tudo sobre o passeio de balão na Capadócia? Eu fiz um vídeo para o meu canal do YouTube, com 5 episódios bem curtinhos, de cerca de 2 minutinhos cada. Assista e me conta o que você achou.
• Alanya
Alanya é uma cidade bastante turística da costa central do Mediterrâneo. Também conhecida como Riviera Turca, a cidade tem praias incríveis e grandes orlas cheias de hotéis excelentes e com preços muito baixos.
É um destino realmente incrível e com preços muito baixos. Vale a pena incluí-lo no seu roteiro da Turquia, caso esteja viajando no verão.
Entre as opções do que fazer em Alanya estão a praia onde, supostamente, a rainha egípcia Cleópatra nadava, além de diversas outras praias lindas, o castelo de Alanya e um forte enorme e lindo acima da orla.
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Alanya.
• Bodrum
Bodrum está localizada na Península de Bodrum, e apesar de bem pouco conhecida pelos brasileiros, a cidade é muito turística para os europeus. Ela está às margens do Mar Egeu, tem muitas lojinhas, restaurantes, passeios de barco, história e uma vida noturna bem ativa, além de uma orla cheia de palmeiras beirando a marina que costuma estar lotada de iates.
Vocês já me conhecem e devem imaginar que minhas atrações preferidas em Bodrum são as praias, mas confesso que do alto do Castelo Medival, a vista do mar azul bem “uau” de Bodrum, também está na minha lista.
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Bodrum.
• Pamukkale
É em Pamukkale que ficam os famosos Castelos de Algodão da Turquia, que na verdade, são piscinas naturais de águas formadas no calcário, e a Piscina da Cleópatra, também de águas naturais e termais.
O lugar é simplesmente incrível e diferente de qualquer paisagem que você já viu. Vale a pena incluir no seu roteiro.
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Pamukkale.
• Ankara
Diferente do que muitos pensam, Istambul não é a capital da Turquia, mas sim, Ankara.
Pessoalmente eu não vejo grandes atrativos em visitar a cidade, não é o tipo de turismo que me atrai, mas caso você esteja na Turquia e com tempo de sobra, um dia é suficiente para conhecer as principais atrações da capital turca, incluindo a famosa Kalesi (cidadela de Ancara) e o Anitkabir.
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Ankara.
Onde ficar / se hospedar na Turquia?
• Istambul
Istambul é uma cidade grande, então a decisão de onde se hospedar vai depender do seu tipo de interesse na viagem. No meu caso, como eu fiquei só um dia e queria conhecer os principais pontos turísticos sem perder muito tempo, optei por me hospedar em Sultanahmet, que é o centro histórico de Istambul.
Outras opções de hospedagem são por exemplo:
Taksim – Hotéis muito bons e modernos
Grand Bazaar – Para quem tem foco em fazer compras
Gálata – Para quem gosta de regiões mais agitadas
Karaköy – Para o público mais descolado e alternativo
Beşiktaş e região do Bósforo – Região luxuosa e de fácil acesso ao lado asiático de Istambul
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Istambul.
• Capadócia
Indiscutivelmente, a melhor região para se hospedar na Capadócia, é no centro de Goreme.
A região é encantadora demaaaais, cheias de hotéis cavernas, ruelas cheias de charme, muitos bares, restaurantes, café, lojinhas, agências de turismo, e o melhor, muitos hotéis com terraço e vista para os balões 😊
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes no post Tudo sobre a Capadócia – Guia Completo.
• Alanya
Se você, assim como eu, gosta de aproveitar os destinos de praia, na praia, a melhor região para você se hospedar é em algum hotel de praia na Damlatas. Ela é a praia mais bem estruturada da região e ainda está no meio entre o centro e a praia Cleópatra.
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Alanya.
• Bodrum
O melhor lugar para se hospedar em Bodrum é no centrinho da cidade, onde estão os bares, restaurante, hotéis e principais atrações da cidade.
Estando hospedado nessa região, você consegue fazer muita coisa a pé, o que facilita bastante.
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Bodrum.
• Pamukkale
Como minha sugestão é que você fique apenas 1 dia em Pamukkale, o ideal é que você fique hospedado no centrinho próximo as piscinas naturais, assim você terá facilidade em chegar aos seus pontos de interesse e acesso a opções de restaurantes e bares, gastando menos tempo.
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Pamukkale.
• Ankara
Como minha sugestão é que você fique apenas 1 dia em Ankara, minha recomendação é que você se hospede no centro, por lá estão os principais pontos turísticos e atrações da cidade, além de muitos hotéis, bares e restaurantes, o que irá te ajudar a otimizar tempo e ter fácil acesso a tudo que você fará em 1 dia na cidade.
Confira meu post com a lista completa e todos os detalhes sobre O que fazer e Onde se hospedar em Ankara.
Está gostando do post “Tudo Sobre Turquia” ou tem dúvidas? Comente esse post e me conta! 😊
O que comer na Turquia?
No geral, a Turquia é um país bem diversificado no quesito alimentação. Você vai encontrar restaurantes típicos incríveis, mas também encontra com facilidade opções de comida internacional. E para ficar ainda melhor, esse é um destino onde a alimentação se come muito bem e gastando pouco, para você ter uma ideia, é possível um casal almoçar bem, em um restaurante razoável, com bebida e sobremesa, por cerca de 20 dólares. Se quiser economizar, ainda existem muitas opções de restaurantes e comidas de rua simples e baratas.
Não deixe de experimentar os famosos pratos típicos da Turquia, kebab (carne grelhada), shish kebab (espetinho de carne grelhada), kofte (almondega turca), doner (carne assada), durum (carne assada no pão), e o testi kebab ou pottery kebab (carne cozida dentro do jarro de barro e quebrado na sua frente).
Como se locomover na Turquia?
• Voo
Eu recomendo que você utilizar a Turkish Airlines para transitar por dentro da Turquia.
Partindo de Istambul para outros destinos da Turquia, existem muitos voos rápidos e baratos para a maioria dos destinos turísticos do país.
• Aluguel de carro na Turquia
Vale a pena alugar carro na Turquia? Em algumas cidades, principalmente nas grandes cidades (Istambul, Izmir, Ankara, Alanya e Bodrum), o aluguel de carro é sim uma boa opção. No geral, alugar carro na Turquia é super barato e te dá mais liberdade e segurança.
• Táxi e Uber na Turquia
Você também pode usar táxi ou Uber, mas confesso que a minha experiência com eles no país não foi das melhores.
O Uber lá funciona como táxi, o aplicativo só serve para você chamar o motorista e te mostrar uma estimativa de preço, mas o que determina o valor da corrida é o taxímetro ou o combinado com o motorista. Um agravante aqui, é que os motoristas não falam muito bem inglês, então a comunicação fica um pouco limitada. E a pior parte, na minha opinião, é que pegamos alguns motoristas bem agressivos no trânsito, o que nos deixou bastante inseguros.
• Transporte público na Turquia
No geral, o transporte público na Turquia é bastante eficiente. Principalmente para ir de uma cidade para outra, caso elas sejam próximas, o transporte público é uma excelente opção para quem não gosta de alugar carro.
Com certeza o GPS vai te ajudar bastante a localizar os lugares pela cidade, então sugiro que você tenha um chip para utilizar a internet no exterior. Vale muito a pena para ajudar no seu conforto!
Quanto custa ir para a Turquia?
Eu considero a viagem para a Turquia bem barata, principalmente devidos aos baixos custos de hospedagem e alimentação.
Possivelmente, seu maior gasto na viagem serão os passeios e a passagem aérea.
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo!
Mais dicas sobre a Turquia!
Aqui vão 5 dicas para você aproveitar o melhor da Turquia e não passar perrengue:
1. O verão na Turquia é bem rigoroso. Caso viaje nessa época, se prepare com roupas leves e adequadas.
2. O inverno também é rigoroso, se prepare com roupas térmicas e corta vento.
3. Se atente para as roupas que irá usar na viagem. Apesar de bem flexíveis, o povo turco e muçulmano.
4. Se você gosta de tapeçaria e peças de barro, louças etc., vá com espaço na mala porque você vai encontrar coisas lindas e muito baratas na Turquia
5. Em algumas cidades, eles preferem pagamento em dinheiro e alguns lugares nem aceitam cartão. Leve euro ou dólar e troque lá pela lira turca (TRY).
Galeria de fotos da Turquia
Acessando os links mais abaixo desta página, você vai direto para o meu álbum de fotos e vídeos da Turquia no Instagram/Youtube.
Ah, e quando estiver na Turquia, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Turquia com mais algum outro destino?
A Turquia é um país incrível e tem muito para entregar ao turista, de natureza, a museus, passando por mesquitas e até chegando à lindas praias.
Se você quiser realmente conhecer a Turquia e tudo que ela tem de melhor, minha recomendação é que você fique uns 7 dias na Turquia e, caso tenha mais tempo, aí sim, combine com outros destinos.
Se você viajar no verão, pode aproveitar a viagem e emendar com as ilhas gregas. A Grécia tem um lugar todo especial no meu coração, é um dos meus lugares preferidos no mundo.
Caso viaje no inverno, assim como eu fiz, uma boa opção é aproveitar que a Turkish Airlines tem voo direto para diversos paraísos no Extremo Oriente (Tailândia, Filipinas, Maldivas etc.) e África, que foi a minha opção. Eu emendei a viagem para Turquia com 7 dias em Zanzibar, na Tanzânia, que é um verdadeiro paraíso na terra. Eu amei!
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA TURQUIA!
[/qodef_call_to_action]