Tudo sobre Paris – Guia Completo
Tudo sobre Paris
Tudo sobre Paris
Paris é a capital mais populosa da França, com uma população estimada em 2020 de 2,1 milhões de habitantes em uma área de 105 km². Desde o século XVII, Paris é um dos principais centros de finanças e diplomacia da Europa, além de muito famosa pelos comércios, moda, ciência e artes.
Moeda e Idioma
A moeda oficial de Paris é o Euro e o idioma é o Francês. A minha percepção é que no geral os franceses não gostam muito que você fale em inglês com eles, mas isso não chega a ser um problema. Nós não tivemos nenhum problema ou dificuldade por falar inglês por lá.
Paris é a capital mais visitada do mundo, então não dá pra dizer que eles não recebem bem os turistas, né?
Curiosidade
Um dos pontos que mais atraem os turistas para Paris, é a Torre Eiffel, mas você sabia que ela foi construída com a intenção de ser um monumento temporário? Pois é, ela foi construída em 1889 para demonstrar a superioridade tecnológica da França durante a Feira Mundial daquele ano, e o plano era que 20 anos depois ela fosse desmontada.
No início de sua existência, inclusive, a torre era bem pouco popular e considerada por muitos como uma “monstruosidade inútil”. Dá para imaginar? Com o tempo essa opinião foi mudando e hoje ela é o monumento mais visitado do mundo.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para Paris
Um dos principais motivos que vão fazer com que você se apaixone por Paris, por incrível que pareça, não é a Torre Eiffel, o Louvre ou as dezenas de atrações incríveis que a cidade tem. O melhor de Paris é a atmosfera, são as ruas charmosas, a elegância das pessoas, dos comércios, a modernidade clássica que não ofusca a história, e é claro, a beleza!
Para mim, o melhor de Paris é de fato viver Paris e não apenas ficar pulando de um ponto turístico para outro. Pequenos momentos vão te fazer se encantar pela capital francesa, como caminhar pela Champs-Élysées e pelas charmosas ruas da cidade, tomar um café ou um vinho com vista para a Torre Eiffel, se sentar no gramado do Champ-de-Mars, degustar a culinária francesa e observar um entardecer as margens do Rio Sena.
Mas óbvio, que a cidade tem museus, palácios, igrejas, parques e muitos monumentos que não podem deixar de ser visitados, então não deixe de conferir a seção “O que fazer” e baixar o meu roteiro desse destino incrível.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até Paris
Se você é brasileiro e sua viagem é de no máximo 90 dias, não você não precisa de visto para entrar em Paris, é necessário apenas apresentar passaporte válido por 6 meses a partir da data de entrada.
Não esqueça de consultar as regras aplicadas à prevenção do COVID-19 na data da sua viagem.
Para entrar em qualquer país da Europa que faça parte do Tratado de Schengen, é obrigatório ter um Seguro Viagem. O valor mínimo de cobertura desse seguro deve ser de 30.000 Euros, ou seja, você deve adquirir seguro Europa a partir dessa cobertura.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Quando ir para Paris
Paris tem as estações do ano bem definidas e, na minha opinião, a melhor época para ir para Paris é de Março a Junho e de Setembro a Outubro, mas vamos falar das estações:
Na primavera, de março a junho, a cidade fica toda florida e com um clima agradável, é uma época excelente para visitar. No verão, de junho a agosto, os dias são mais longos (escurece umas 21h – bom demais!), mas o calor é beeeem intenso, algumas pessoas não gostam muito. No outono, de setembro a dezembro, a cidade fica alaranjada, com muitas folhas no chão e um clima ameno, também é uma época boa para visitar. No inverno, de dezembro a março, faz muuuito frio, neva e escurece bem cedo, então apesar de ser lindo, pode não é a melhor época para o turismo.
Veja os gráficos das temperaturas e média de chuva em Paris por mês.
Como ir para Paris
Os aeroportos de Paris são o CDG e o ORY. Tem muitas companhias aéreas que fazem o trajeto Brasil – Paris, sendo que os voos diretos são via Air France ou Latam. Caso uma escala não seja um problema para você, a TAP tem uma parada em Portugal (Lisboa) e costuma ter preços bons. Todas as minhas experiências com essa companhia aérea foram ótimas, principalmente pelo serviço de bordo que é excelente e com refeições e bebidas de qualidade muito boas.
Não deixe esse post sem conferir a seção “Combinar Trip” e veja minhas sugestões de destinos para você emendar com sua viagem à Paris.
Quantos dias ficar em Paris
Paris é enorme e tem muuuita coisa para fazer, daria para passar facilmente uns 10 dias sem entrar no tédio, mas caso a sua intenção seja conhecer as principais atrações da cidade e combinar a viagem com mais outros destinos (eu recomendo que faça isso), 3 dias é o tempo mínimo para você ficar em Paris. Eu fiquei 3 dias inteiros e 4 noites, e para o que eu queria fazer, foi o tempo ideal.
E caso você queira personalizar esse roteiro com os seus pontos de interesses, acesse a seção O que fazer em Paris. Nela você encontra as principais atrações e pontos turísticos com fotos e explicações, aí é só você incluir ou remover do Guia que eu fiz para você 😊
O que fazer em Paris
Como eu já disse antes aqui nesse post, Paris é enorme e tem muitas opções do que fazer, museus, monumentos, arte, moda, culinária e parques. Eu fiz aqui uma lista com as principais atrações da cidade, mas lembrando que elas já estão no meu roteiro que você pode baixar clicando aqui, para facilitar o planejamento da sua viagem.
Não deixe de ler meus posts sobre Paris: - Os melhores restaurantes com vista para a Torre Eiffel - Os melhores hotéis com vista para a Torre Eiffel
• Torre Eiffel
Subir na Torre Eiffel com certeza é a atração mais mandatória de Paris. A vista lá de cima é uma das minhas vistas urbanas preferidas, é realmente muito linda, além da sensação de estar no topo de Paris!
Você também pode aproveitar para conhecer o bar de champanhe da torre e tomar um bom drink, enquanto desfruta daquela vista! Não deixe de comprar seu ticket com antecedência para não pegar fila e garantir disponibilidade. É comum pessoas que deixam para última hora, se depararem com tickets esgotados e irem embora de Paris sem subir na Torre Eiffel. Não posso nem imaginar isso!rs Compre seu ingresso aqui
No meu canal do YouTube tem um vídeo contando e mostrando tudo sobre esse passeio, assita o vídeo logo abaixo.
Aproveita e se inscreve no meu canal para acompanhar todos os destinos que eu posto por lá 😊
• Champ-de-Mars
O Champ-de-Mars é uma das maiores áreas verdes de Paris e é onde está localizada a Torre Eiffel. É um lugar excelente para estender uma toalha na grama ou mesmo se sentar nos muitos banquinhos disponíveis, e apreciar a vista da torre.
Aproveite para tirar muitas fotos da torre, durante e o dia e durante a noite, quando ela fica toda iluminada. Vale lembrar que todos os dias após escurecer, nos primeiros 5 minutos da cada hora cheia, a torre faz o seu show de iluminação.
• Trocadéro & Palais de Chaillot
É de lá que você vai ter a melhor vista da Torre Eiffel. Vá para a parte superior primeiro, caminhe bastante, aproveite diferentes ângulos e tire lindas fotos. Siga caminhando até a parte de baixo, onde fica o espelho d’agua e as fontes. Spoiler: Na seção de alimentação e no post Melhores Restaurantes com vista para a Torre Eiffel, tem dicas de um almoço incrível com essa vista!
• Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo fica localizado ao final da avenida Champs-Elysées, aliás, não deixe de fazer uma foto linda (principalmente durante a noite), da Champs Elysées com o Arco do Triunfo ao fundo. É sensacional. Também recomendo que você suba no Arco, você pode reservar e adquirir seus tickets aqui. Lá de cima você tem uma vista muito legal da cidade, com a Torre Eiffel, mas antes de subir, não deixe de fazer várias fotos embaixo também.
• Champs-Élysées
Caminhe sem pressa pela avenida mais famosa do mundo. Entre em lojas, faça pausas para degustar umas delícias francesas, tomar um café ou o que tiver vontade.
• Pont Alexandre III
A Ponte Alexandre III atravessa o rio Sena em Paris e liga o bairro dos Campos Elísios ao dos Invalides e a Torre Eiffel. É considerada uma das pontes mais bonitas e extravagantes de Paris, além de estar classificada como um Monumento histórico francês e fazer parte do conjunto arquitetônico formado pelo Grand Palais e o Petit Palais.
• Place de la Concorde
Próxima a avenida Champs-Élysées, a praça da Concórdia é a segunda maior praça da França e a maior da capital. Sendo palco de muitos acontecimentos importantes da França. Vale a pena conhecer a história, caminhar por essa praça, e fotografar o Obelisco de Luxor.
• Jardin des Tuileries
O Jardin des Tuileries está localizado no parque mais antigo de Paris, situado na margem direita do rio Sena, entre a praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel. Ele é um jardim real de um palácio que não existe mais, mas segue sendo um dos mais bonitos jardins de Paris.
• Carrousel Arc de Triomphe
Localizado ao final do Jardin des Tuileries, já pertinho do Museu do Louvre, o Arco do Carrousel é lindo, com mármores coloridos e esculturas que valem a pena serem admiradas e fotografadas.
• Museu do Louvre
O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris. Recomendo que você planeje sua visita no museu antes de chegar lá e, também, reserve e compre seus tickets com antecedência clicando aqui. Não deixe de tirar fotos com as pirâmides, a noite elas ficam iluminadas e incríveis, eu não fiz essa foto, mas se você puder, recomendo que faça!
• Jardim de Luxemburgo
O jardim de Luxemburgo possui um enorme canteiro decorado com diversas estátuas e lagos com algumas opções de lazer infantil. É bem bonito e vale a visita.
• Galeries Lafayette
Uma loja de departamentos SURREAL de linda, com 10 andares e decorações incríveis. Vale a pena visitar, mesmo que você não queira comprar nada.
• Catedral de Notre-Dame
A Catedral de Notre-Dame é a Catedral de Nossa Senhora de Paris, uma das mais antigas catedrais francesas, e com decoração em estilo gótico. Sua construção começou em 1163, dedicada à Virgem Maria. Simplesmente LINDA, por dentro e por fora!
• Basílica de Sacré-Coeur
Essa basílica é um dos monumentos mais visitados da França. Ela tem quatro cúpulas, sendo a central com oitenta metros de altura, além de um sino de três metros de diâmetro. A arquitetura da basílica é inspirada na arquitetura romana e bizantina, e as escadarias e gramado do lado de fora, dão um toque especial.
• Tour de barco pelo Rio Sena
Existem muitas opções de passeio de barco pelo Rio Sena, incluindo almoço ou jantar, ou até mesmo sem refeição. É uma ótima opção para quem quer ter uma visão geral de Paris, pois pelo barco e com um mapa na mão, você vai entendendo tudo.
Ufa, haja opção do que fazer em Paris, né?
Não deixe de ler meus posts sobre Paris: - Os melhores restaurantes com vista para a Torre Eiffel - Os melhores hotéis com vista para a Torre Eiffel
Onde ficar / se hospedar em Paris
O local onde você vai se hospedar em Paris pode mudar totalmente a sua experiência e impressão da cidade. Paris é enorme e os bairros são divididos por zonas, e assim como toda cidade grande, tem os bairros melhores e os piores. Os bairros piores são os mais distantes do centro e os preços são bem mais baixos, mas acredite, não vale a pena! Conheço muitos casos de pessoas que viajaram para Paris e não gostaram (o que eu acho um absurdo! rs), mas todas elas, se hospedaram em regiões ruins.
Eu me hospedei no Art Hotel Eiffel, ele é um hotel do padrão Razoável ($$), não é luxuoso, os quartos são pequenos, mas é bem reformado, tudo novo, camas boas, café da manhã bom e muito perto da Torre Eiffel e de excelentes opções de restaurantes. Dava para fazer praticamente tudo a pé.
Abaixo estão as minhas recomendações de hotéis, para cada uma das classificações de acordo com o padrão Ta no Mundo.
• Alto Luxo ($$$$$): Shangi-La Paris
• Luxo ($$$$): Pullman Paris
• Intermediário ($$$): Mercure Hotel e Derby Alma
• Razoável ($$): Art Hotel Eiffel
O que comer em Paris
A culinária francesa é deliciosa, tendo alguns pratos típicos bem interessantes que vale a pena você levar em uma listinha para provar durante a sua trip. São eles: Cassoulet; Magret de Canard; Croque Monsieur; Croissant; Crepe; Macarons; Moules Frites; Pot au Feu; Ratatouille e o Confit de canard.
Para ficar ainda melhor, Paris é cheia de restaurantes charmosos, com mesinhas na calçada para os dias com uma temperatura agradável e com interiores lindos e bem decorados, para dias de tempo ruim. Minha sugestão é que você se programe para algumas refeições em restaurantes específicos (com vista para a Torre Eiffel por exemplo), mas também se permita se encantar por algum restaurante que estiver pelo seu caminho no momento da fome, pois acredite, são muitas opções, sempre terá um bom restaurante por perto quando bater a fome.
No meu roteiro eu também coloquei minhas sugestões de restaurantes na programação de todos os dias. Aproveite e baixe aqui para facilitar o seu planejamento da viagem.
Os restaurantes mais procurados por turistas, são os que tem vista para a Torre Eiffel. Eu mesma tive um almoço incrível no Café de l’Homme, com uma vista de tirar o fôlego. Óbvio que ele não é o único nessa situação, então eu fiz no meu Instagram um vídeo com um resumo e imagens de todos os restaurantes com vistas “uau” da Torre, o que pode te ajudar bastante na escolha. Clique aqui para assistir o vídeo.
Veja também meu post: Melhores Restaurantes com vista para a Torre Eiffel para encontrar os melhores lugares com essa vista!
Como se locomover em Paris
Em Paris o transporte público funciona muito bem e tem muito táxi e motoristas de aplicativos também, então não vale a pena alugar carro.
Para ir do aeroporto até o hotel, eu contratei um transfer do hotel mesmo, porque como a gente chega com muita mala (dessa vez no meu caso falhou porque a minha extraviou!rs), e um pouco cansados da viagem, eu prefiro ter essa tranquilidade na chegada. Esse serviço pelo Art Hotel Eiffel, que foi o hotel que nos hospedamos, custou EUR18,00 por pessoa.
Após a chega no hotel, caso você esteja hospedado em algum dos que eu recomendei, ou próximo deles, você vai conseguir fazer a maioria das coisas a pé mesmo, e é bem gostoso fazer isso, pois você vai conhecendo e aproveitando cada pedacinho do centro do Paris. No meu roteiro, eu já fiz a programação dos pontos turísticos com a logística pensada em fazer tudo a pé de forma mais eficiente, então aproveite e já baixe aqui o roteiro.
Caso você não goste de andar, também não precisa se preocupar, use o google maps e planeje suas rotas de transporte público (custa cerca de EUR2,00 o ticket), ou utilize táxi e aplicativos. Os preços são justos e é super seguro.
Com certeza o GPS vai te ajudar bastante a localizar os lugares pela cidade, então sugiro que você tenha um chip para utilizar a internet no exterior. Vale muito a pena para ajudar no seu conforto!
Quanto custa ir para Paris
Viajar para Paris pode ser bastante acessível ou muito caro, dependendo do seu estilo de hospedagem e alimentação.
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo! 😊
Mais dicas sobre Paris
Minhas dicas de Paris são:
• Se você optar por “turistar” a pé, como eu sugeri, garanta que seus sapatos são bastante confortáveis. A caminhada é muito tranquila e prazerosa, mas no final do dia, você terá caminhado vários e vários quilômetros, então é importante se prevenir quanto ao conforto.
• Se atente a previsão do tempo na época que você for. A minha viagem foi no mês de outubro, que é um mês de temperaturas amenas, mas eu peguei dias de bastante calor (de ficar de shorts e regata), e dias de bastante frio (de usar cachecol e luva). Então, confira a previsão do tempo e planeje a mala considerando os extremos das temperaturas, porque pode acontecer.
• Não deixe de fazer seu seguro-viagem, além de obrigatório, eu passei por uma situação de mala extraviada chegando em Paris e fiquei apavorada no primeiro instante, mas depois achei ótimo utilizar o crédito do seguro para fazer minhas comprinhas na Champs-Elysées. A mala chegou 2 dias depois e quase não coube meus novos looks patrocinados pelo seguro-viagem! Rs
• Se você tiver tempo, existem diversas opções do que fazer fora do centro de Paris, como o Palacio de Versailles, Disneyland Paris, o Outlet Shopping La Vallée Village e muito mais. Eu fui ao Palacio de Versailles e achei incrível. No meu roteiro tem todos os detalhes para vocês 😊
Galeria de fotos de Paris
Acessando os links mais abaixo desta página, você vai direto para o meu álbum de fotos e vídeos de Paris no Instagram/Youtube.
Ah, e quando estiver em Paris, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Paris com mais algum outro destino?
Com certeza você pode e deve aproveitar sua viagem para Paris para combinar com outras trips.
Se você for no verão, por exemplo, recomendo que você conheça também o sul da França, como por exemplo Monaco, Nice e Marselha.
Vale lembrar que o transporte entre países na europa é bem simples e muitas vezes barato. Paris está bem pertinho da Bélgica, da Holanda e tem um trem subaquático que vai até Londres em poucas horas (Eurostar), eu peguei esse trem, da um leve medo, mas é legal! 😊
A minha viagem foi essa: Paris, Amsterdam, Bruxelas, Bruges, Londres. Foram 15 dias de viagem, intensos, mas muito incríveis. Em breve vai ter post de todas essas cidades aqui para vocês também, acompanhem!
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA PARIS!
[/qodef_call_to_action]