Tudo sobre Montevidéu – Guia Completo
Tudo sobre Montevidéu
Tudo sobre Montevidéu!
Montevidéu é a capital do Uruguai e também a maior cidade do país. Lá o velho e o novo se misturam, criando uma atmosfera agradável e encantadora, com toda a estrutura de uma cidade grande organizada e o charme da influência europeia.
A cidade gira em torno da Plaza de La Independencia, que antigamente abrigava uma cidadela espanhola. Na cidade velha, você ainda encontra edifícios art déco e casas coloniais, como o Palácio Salvo e o Teatro Solís. O Mercado del Puerto é um antigo mercado portuário repleto de churrascarias.
Moeda
A moeda oficial de Montevidéu é o peso uruguaio (UYU) e cartões de crédito são bem aceitos em praticamente toda a cidade. Um fato curioso/legal, é que alguns restaurantes dão descontos para pagamentos em cartões dos Bancos Santander e Itaú, normalmente vai ter uma placa na frente ou alguma nota no cardápio com essa informação, fique atento 😊.
Idioma
Sobre o idioma, em Montevidéu a língua oficial é o Espanhol, mas caso você não fale espanhol, dá sim para se virar com o português e o inglês.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para Montevidéu
Montedivéu é um destino muito procurado por brasileiros e atende muito bem aos turistas que gostam de história, museus, vinícolas, gastronomia, e até contato com a natureza.
Ideal para todos os públicos, dos mais jovens ao mais velhos, incluindo famílias com crianças, Montevidéu (assim como todo o Uruguai) ainda isenta turistas brasileiros do pagamento do IVA (Imposto do Valor Agregado), que vai de 10,5% a 18,5%, fazendo com que a viagem fique ainda barata. Esse abatimento é feito no momento do pagamento da sua conta (do hotel, restaurante, aluguel de carro, etc.), independente da forma de pagamento.
Considerando a proximidade que nós brasileiros estamos de Montevidéu e os baixos custos da viagem, eu considero um destino obrigatório na listinha de todo viajante 😊.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até Montevidéu
Se você é brasileiro e está pensando em viajar para Montevidéu, não precisa se preocupar com documentação. Por fazer parte do MERCOSUL, nós precisamos apenas apresentar um RG em boas condições para no momento da imigração no país. Caso você não tenha um RG em boas condições, também pode usar o passaporte.
No voo, você também irá receber a tarjeta migratória para preenchimento com seus dados e informações. Caso você vá viajar de carro para Montevideo, também é possível emitir essa tarjeta diretamente no site Ministerio del Interior do Uruguai.
O seguro viagem não é obrigatório, mas assim como em todas as viagens internacionais, é altamente recomendado que você faça.
Não se esqueça de conferir as restrições decorrentes do COVID-19 no período da sua viagem.
Quando ir para Montevidéu?
A melhor época para ir para Montevidéu, na minha opinião é de Outubro a Março, que é quando as temperaturas são mais altas. Porém, se você gosta e quer fazer uma viagem de inverno, vai adorar a cidade de Junho a Setembro.
Veja abaixo os gráficos de temperatura e chuvas na cidade, para programar sua viagem.
Como ir para Montevidéu?
Voo
As companhias aéreas que tem voo do Brasil para Montevidéu, são Azul, Gol, Tam e Aerolíneas Argentinas. Os voos saem de várias cidades do Brasil e vão para o aeroporto MVD, em Montevidéu. Você pode consultar as opções através do PassagensPromo, para encontrar os melhores preços nas datas que pretende viajar.
Carro
Também existe a possibilidade de ir de carro, tem muitas pessoas que já fizeram isso, mas não posso dar muitas informações para vocês, porque gosto de falar aqui das coisas que eu vivenciei e tenho certeza para compartilhar. Mas, de todo modo, saibam que é possível fazer esse trajeto de carro.
Faça o orçamento do aluguel de carro com o nosso parceiro através desse link e garanta o melhor serviço e condições.
Ônibus
Caso você já esteja no Uruguai, em Punta del Este por exemplo, é muito fácil, barato e seguro ir de ônibus até Montevidéu. A passagem custa entre R$40 a R$45, e a viagem dura cerca de 2:15h. Nós fizemos isso e foi muito tranquilo.
Quantos dias ficar em Montevidéu?
Em Montevidéu, ficar 2 dias inteiros é tempo suficiente para você conhecer os principais pontos turísticos da cidade ainda incluir uma vinícola.
Nós ficamos 2 dias, sendo que um dia praticamente inteiro (até as 15h), nós gastamos com a visita na Bodega Bouza, e mesmo assim, achei que o tempo foi suficiente. Caso você queria explorar bem os museus, teatros, etc, avalie ficar 3 dias inteiros.
Na seção “O que fazer” você encontra detalhes e fotos do que fazer em Montevidéu.
O que fazer em Montevidéu?
Montevidéu é uma cidade onde os maiores prazeres estão na gastronomia. Cheia de bons restaurantes e excelentes vinhos, com certeza as programações gastronômicas são as mais atrativas da cidade.
Mas é claro que também precisamos falar dos pontos turísticos, né? Então vamos para a listinha de coisas para fazer em Montevidéu:
• Praça da Independência
Localizada no limite entre a Cidade Velha e a área central, anteriormente conhecida como Cidade Nova. Uma praça bonita e bem característica da cidade.
• Teatro Solis
Inaugurado no ano de 1856, o teatro é imponente e muito bonito. Ele fica coladinho na praça da independência.
• Fonte dos Cadeados
Não tem nada de mais e dificilmente você vai encontrar um espaço para colocar o seu cadeado! rs Mas, se estiver com tempo sobrando, passe para conhecer.
• Mirador de la Intendencia
Com mais de 80 metros de altura, o mirante tem uma vista privilegiada da cidade de Montevidéu. Dica: Tem ticket grátis 11h-15h no posto turístico na frente da prefeitura de Montevidéu.
• Mercado del Puerto
Com uma vista legal e muita opção de churrasco e vinho, o mercado del Puerto divide opiniões. Tem gente que acha sensacional e tem gente que não gosta. Por tudo que li, eu optei por não ir, mas vai de gosto.
• Letreiro de Montevidéu
Localizado na Praia de Pocitos, o letreiro rende boas fotos e você ainda aproveita e já conhece uma das praias da cidade.
• Passeio de bicicleta pela orla da Avenida Ramblas
Alugar uma bicicleta e passear pela orla contemplando o pôr do sol, pode ser um passeio bem gostoso dependendo da época do ano que você for.
• Cidade Velha
Nela ficam as praças, monumentos e prédios históricos, como o mercado Del Puerto, a Plaza Constitución, a Catedral Metropolitana de Montevidéu e a Puerta de la Ciudadela.
• Bodega Bouza
Uma vinícola linda e deliciosa. Vale a pena fazer o tour guiado, terminando com o menu degustação completo, que tem uma sequência de diversos pratos harmonizados com taças de vinhos. Sensacional, para mim, a melhor parte da viagem!
• Museus
Se você gosta de visitar museus, os principais de Montevidéu são o Museu Andes 1972, Museo Historia Del Arte MuHAr, Museu Municipal de Belas Artes “Juan Manuel Blanes”, Museu Nacional de Artes Visuais e o Museo del Fútbol.
Onde ficar / se hospedar em Montevidéu?
Melhor região
A melhor região para ficar em Montevidéu é no eixo entre Punta Carretas e Pocitos. Sem dúvida, é a região mais agradável da cidade, da para caminhar por praças e calçadões, ir em muitos restaurantes a pé, além de estar localizado a curtas distâncias dos principais pontos turísticos, sendo fácil e barato ir de Uber/Táxi ou transporte público.
Minha experiência e hospedagem
Eu fiquei no hotel Ibis Styles Montevideo e achei bem razoável. O hotel é muito bem localizado, fizemos praticamente tudo a pé ou de Uber, os quartos são confortáveis e o café da manhã e atendimento são bons.
Minhas sugestões de hospedagem
Os leitores frequentes aqui do Ta no Mundo já sabem, mas caso você esteja chegando agora, saiba que eu classifico os hotéis em 4 padrões e segrego minha indicação em cada um dos padrões, para facilitar suas pesquisas de acordo com o seu orçamento e nível de exigência.
Abaixo estão as minhas sugestões:
– Alto Luxo ($$$$$): Hyatt Centric, BIT Design Hotel
– Luxo ($$$$): Pocitos Plaza, Mercure Montevideo Punta Carretas, Soro Montevideo
– Intermediário ($$$): Cala di Volpe Boutique, Vivaldi Hotel, Dazzler by Wyndham, ibis Styles Montevideo Biarritz
– Razoável ($$): Regency Golf, Punta Trouville Hotel
O que comer em Montevidéu?
A alimentação em Montevidéu é uma coisa que você não precisa se preocupar. Tem muita opção de restaurante, para todos os gostos, bolsos e de diferentes tipos de comida.
Abaixo eu listo também algumas comidas típicas da região, que você pode querer experimentar:
– Chivito – Um sanduíche típico do Uruguai que pode ser considerado o nosso X-tudo, porque vai tudo que couber dentro! Rs
– Churrasco Uruguaio – No Uruguai as carnes são muito boas e, claro, o churrasco assado deles também.
– Alfajor – Ao contrário do que muitos pensam, o alfajor não é argentino. Ele é uma herança da colonização europeia, tanto na Argentina quanto no Uruguai. Por isso, em Punta del Este você também vai encontrar essas delícias.
– Doce de Leite – Concorrente do doce de leite argentino. A briga é boa para decidir qual é o melhor.
– Pancho – É como se fosse o nosso cachorro quente, só que mais simples.
– Medialuna – São pães bem parecidos com croissant. Muito deliciosos.
E claro, os vinhos!
Como se locomover em Montevidéu?
Montevideo é bem eclética no quesito transporte. Posso dizer que todas as opções funcionam, depende do seu gosto / necessidade.
É muito comum o aluguel de carro em Montevidéu e funciona super bem, os alugueis não são caros e a cidade é bem sinalizada, estruturada e com bastante opção de estacionamento.
Apesar disso, eu optei por não alugar carro. Isso porque é fácil e barato usar Uber / táxi, patinetes de aluguel, ônibus e até andar a pé. Como eu estava em um hotel super bem localizado (falo mais disso na seção “Hospedagem”) eu fiz praticamente tudo a pé, transporte público e táxi. Achei que valeu muito a pena, pois economizei um bom dinheiro e não passei nenhum perrengue por estar sem carro.
Claro que tudo depende do seu perfil de viajante e da programação que vai querer fazer, mas saiba que em Montevideu todos os meios de transportes são viáveis e boas opções.
Com certeza, o GPS vai te ajudar bastante a localizar os lugares pela cidade, então sugiro que você tenha um chip para utilizar a internet no exterior. Vale muito a pena para ajudar no seu conforto!
Quanto custa ir para Montevidéu?
A viagem para Montevidéu pode ser considerada bem barata. É possível encontrar passagens aéreas com preços muito bons, comprando com antecedência, além das hospedagens e alimentação na cidade terem um excelente custo-benefício.
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo!
Mais dicas sobre Montevidéu!
Aqui vão 5 dicas para você aproveitar o melhor de Montevidéu:
1. Você pode levar dinheiro em reais mesmo e fazer o câmbio em Montevidéu mesmo, costuma valer bastante a pena.
2. Utilize transporte público. Eles são bons, baratos e os tickets podem ser comprador diretamente com o motorista.
3. Não deixe de conhecer uma vinícola em Montevidéu, recomendo a Bodega Bouza.
4. Aproveite a gastronomia do Uruguai, principalmente o churrasco, doce de leite e o alfajor.
5. Vá ao restaurante Bruta. Ele é super lindinho e a comida deliciosa!!!
Galeria de fotos de Montevidéu
Acessando os links mais abaixo desta página, você vai direto para o meu álbum de fotos e vídeos da Montevidéu no Instagram/Youtube.
Ah, e quando estiver na Montevidéu, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Montevidéu com mais algum outro destino?
Se você está planejando viajar para Montevideo, no mínimo, você também deve incluir Punta del Este no seu roteiro. Como eu já disse aqui nesse post, é muito rápido e barato ir de uma cidade para outra.
Fora do Uruguai, você também pode aproveitar a viagem para ir até a Argentina ou Chile. Tem muitas opções de voos baratos entre esses destinos.
Na minha ida para Montevidéu o meu roteiro foi: Montevidéu – Punta del Este – Santiago – Deserto do Atacama. Foram 15 dias de viagem no total e valeu a pena demaaaais, eu amei!
Foi uma viagem completa: Cidade, praia, vinícola, história e paisagens surreais!
Se você assim como eu, é viciado em paisagens de tirar o fôlego, o deserto do Atacama é um destino obrigatório na sua listinha de destinos.
Recomendo que você também veja os meus posts desses destinos antes de organizar a sua viagem. Tenho certeza que você não vai se arrepender de fazer esse roteiro que eu fiz 😊
Agora se você quer ficar apenas no Uruguai, além de Punta del Este, inclua Colonia del Sacramento no seu roteiro. É uma cidadezinha histórica e muito charmosa, cheia de lugares interessantes para tomar um bom vinho.
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA MONTEVIDÉU!
[/qodef_call_to_action]
Ellen Noronha
Totalmente influenciada pelo tour que fez na Bodega, amei demais, na lista com certeza!!!
10/12/2021 at 15:41