Tudo sobre Cancun – Guia Completo
Guia Completo
Tudo sobre Cancun
Tudo sobre Cancun!
Aqui você vai encontrar tudo sobre Cancun. Um guia completo sobre o lugar, quando ir, o que fazer, onde se hospedar, o que comer, quanto custa, roteiro e muito mais!
Cancún é um dos destinos preferidos de quem viaja para o México, principalmente porque é um dos destinos mais completos do Caribe, com uma zona hoteleira repleta de hotéis e resorts, boas opções de compras, vida noturna, pontos turísticos incríveis e um visual de tirar o fôlego.
Essa linda cidade mexicana está localizada no estado de Quintana Roo, na região da Península de Yucatán, e carrega as memórias povo maia, com muita riqueza cultural e histórica.
Os admiradores de civilizações antigas se encantam com a Chichen-Itzá, que fica há aproximadamente 200km de Cancún, e é um sítio arqueológico considerado uma das novas maravilhas do mundo e recebe milhares de turistas por ano.
Moeda e Idioma
A moeda oficial do México é o Peso Mexicano e o idioma é o Espanhol, mas nas áreas turísticas de Cancún praticamente todos os lugares aceitam dólar e todas as pessoas falam inglês. Eu também arrisco dizer que se você não fala espanhol e nem inglês, o nosso querido “portunhol”, também resolve! Rs
No meu Canal do YouTube também tem um vídeo com um resumo de tudo sobre Cancún, o que fazer, onde se hospedar, alimentação e algumas dicas. Não deixe de conferir:
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Bom motivos para viajar para Cancún
Um dos principais motivos que levam milhares de turistas todos os anos para Cancún, é paradisíaco mar do Caribe, cercado de areias brancas e toda estrutura e conforto que a Zona Hoteleira oferece aos turistas.
O destino é perfeito para lua de mel, com resorts 5 estrelas incríveis, mas também conta com muitas opções de hospedagem em regime all inclusive e preços justos, para aqueles que só querem relaxar e descansar em alguns dias de férias.
Se esse não é o seu perfil de viagem e você quer uma trip para explorar, conhecer cada pontinho da cidade e das redondezas, explorar outras ilhas e civilizações em passeios de barco, com mergulho e outras atividades cheias de adrenalina, Cancún também pode ser o seu destino ideal, com aluguéis de carro com bons preços e possibilidade de turismo por conta, sem agências ou tours fechados.
Se você se identificou, acesse também o meu post “5 dicas para economizar em Cancún”.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Documentos necessários para ir até Cancún
Precisa de visto para entrar em Cancún? Sim! Desde o dia 11 de dezembro de 2021, passou a valer oficialmente a suspensão do acordo de isenção de vistos entre México e Brasil. Veja meu post México passa a exigir visto de brasileiros para saber como emitir seu visto – é super fácil!
E claro, os processos de imigração continuam normalmente, então, em alguns casos, é exigido uma comprovação de hospedagem, passagem aérea de retorno e meios que comprovem que você pode se manter financeiramente no país pelo tempo de sua viagem, ou seja, dinheiro, cartão de crédito etc.
Não esqueça de consultar as regras aplicadas à prevenção do COVID-19 na época da sua viagem.
O Seguro-Viagem também não é obrigatório em Cancún, mas recomendo fortemente que você faça um, por experiência própria. Durante minha estadia em Cancún em 2014, eu tive uma infecção de urina e precisei de um médico para me receitar um antibiótico. Isso me custou mais de USD 300 e por incrível que pareça, eu não tinha feito seguro-viagem. Minha sorte é que em 2014 o câmbio era mais justo, porque se fosse hoje, o prejuízo teria sido muito maior.
Confira na sesão GALERIA todas as fotos deste post!
Quando ir para Cancún?
A pergunta que todo mundo faz antes de viajar para um destino de praia é qual a melhor época para ir, porque é óbvio que queremos fugir da chuva.
A melhor época para ir para Cancún é de Dezembro a Maio, são os meses mais secos. Eu fui no finalzinho de maio e peguei algumas poucas horas de chuva, mas logo vinha um vento que levava ela embora e o sol já aparecia de novo. Mesmo com durante esses curtos períodos de chuva, a temperatura não caia muito e ainda dava para esperar ela passar com a roupa de praia mesmo. Eu amo demais lugares que fazem calor o ano inteiro!
Se você conseguir planejar sua viagem entre Fevereiro e Abril, chove bem pouco mesmo e aumenta ainda mais as suas chances de ter só dias de sol.
Veja os gráficos das temperaturas e média de chuva em Cancún por mês.
Como ir para Cancún?
O aeroporto de Cancún é o CUN. Tem muitas companhias aéreas que fazem o trajeto Brasil – Cancún, e atualmente, a Aeromexico tem alguns voos diretos.
Saindo do aeroporto você pode usar ônibus, táxi ou transfer. Caso você opte por ônibus, você precisará pegar um ônibus do aeroporto (no terminal ADO) até o centro, e de lá você pega outro para a Zona Hoteleira.
Caso se sinta seguro, você também pode pegar um táxi no aeroporto mesmo, logo na saída do terminal de desembarque. Nesse caso, combine o preço antes de embarcar.
Minha experiência:
Eu fiquei um pouco perdida no aeroporto de Cancún, ele é bem confuso, muita gente oferecendo transporte, e uma poluição visual e auditiva bem propícia para você fazer algo errado, então caso você não esteja seguro e acostumado a passar por essas situações, sugiro que contrate um transfer diretamente com o hotel, antes da sua saída no Brasil.
A principal dica aqui é que você confirme com o Hotel que esse transfer será um carro específico para você, porque é bem comum os hotéis colocarem os passageiros em vans com mais passageiros, que vão parando em vários hotéis e levam horas para te deixar.
Não deixe esse post sem conferir a seção “Combinar Trip” e veja minhas sugestões de destinos para você emendar com sua viagem à Cancún.
Quantos dias ficar em Cancún?
Cancún tem muita coisa para fazer, mas não significa que você precisa fazer tudo, então o tempo ideal para a sua viagem é o tempo que você quiser ficar no paraíso 😊
Minha sugestão é que se o seu objetivo for descansar e relaxar, se hospede em um resort all inclusive e dedique no mínimo 2 ou 3 dias inteiros só para aproveitar toda essa estrutura. Para quem tem crianças, existem muitas opções de resorts com área kids, veja na seção “Hospedagem” as minhas dicas de hotel para facilitar sua busca e decisão de onde ficar em Cancún.
Se além de relaxar você também quer explorar Cancún e as redondezas, para fazer os principais passeios eu sugiro que você reserve mais 3 ou 4 dias. Se você é um explorador e quer economizar em Cancún, acesse também o meu post “5 dicas para economizar em Cancun”.
E caso você queira personalizar esse roteiro com os seus pontos de interesses, acesse a seção O que fazer. Nela você encontra as principais atrações e pontos turísticos com fotos e explicações, aí é só você incluir ou remover do Guia que eu fiz para você 😊
O que fazer em Cancún?
Como eu já disse antes aqui nesse post, essa é uma cidade com muita opção do que fazer, além de estar em uma região com vários outros pontos paradisíacos e interessantes por perto.
Para facilitar suas buscas e decisões, eu separei as opções do que fazer em Cancún e região por seções, sendo Praias, Pontos Turísticos e Históricos, Parques, Paraísos nos arredores e Outros.
Praias:
• Tortuga
Uma praia linda e que oferece atividades mais radicais, como salto de bungee jump, mergulho, jet ski e surfe. De lá também saem vários passeios de barco, inclusive o ferry boat para Isla Mujeres.
• Delfines
Uma praia linda e que oferece atividades mais radicais, como salto de bungee jump, mergulho, jet ski e surfe. De lá também saem vários passeios de barco, inclusive o ferry boat para Isla Mujeres.
• Playa Linda
Localizada na Zona Hoteleira, a Playa Linda tem o encontro do mar com a lagoa, por isso suas águas são um pouco mais verdes. É nessa praia que está a famosa La Torre, que é uma torre giratória com vista bem linda de Cancún.
• Langosta
Essa praia é bastante visitada por turistas que buscam mar calmo e fotos com o famoso letreiro de Cancún. É comum aparecerem golfinhos nessa praia também.
• Caracol
Praia com acesso público e bastante frequentada por moradores locais. A Caracol tem estrutura de duchas, cadeiras, guarda-sol e restaurantes próximos.
• Playa Punta Cancun
Localizada na quina do “7” da Zona Hoteleira, a Playa Punta tem um visual bem diferente de Cancún. Se você procura onde mergulhar em Cancún, aqui também é um bom lugar, pois tem vários corais nas proximidades.
• Playa Chac Mool
Fora da Zona Hoteleira, essa a Chac Mool é ideal para quem busca sossego. A praia costuma ser mais vazia e sem ambulantes, além de não ter quiosques e restaurantes.
• Playa Akumal
Uma praia de águas rasas, ideal para crianças e para quem quer ver tartarugas. Nessa praia é muito comum tartarugas de diferentes tamanhos “darem o ar da graça”. Esteja preparado! 😊
• Playa Gaviota Azul
Localizada próxima ao Coco Bongo, essa praia é muito procurada por quem busca o agito. O mar nessa praia é bem calmo e cristalino.
• Playa Marlin
Localizada na Zona Hoteleira, é uma praia pública completa, com estrutura de duchas cadaeiras, guarda-sóis, estacionamento público e o mar bem azulzão, do jeitinho que a gente ama!
Pontos Turísticos e Históricos:
• Chichén Itzá
Uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Chichén Itzá foi uma grande cidade pré-colombiana construída pela civilização maia no final do período clássico. O sítio arqueológico está localizado no município de Tinum, há aproximadamente 200km de Cancún. Conheça a história e tire muitas fotos com a Pirâmide Kukulcán.
• Ruínas de Tulum
As ruínas de Tulum ficam no alto, com vista incrível para o Mar do Caribe. Elas foram construídas pelo Império Maia no ano de 564 d.C e hoje são um dos principais pontos turísticos do México, estando há aproximadamente 150km da Zona Hoteleira de Cancún.
• Pirâmide de Cobá
Cobá é uma antiga cidade pré-colombiana em ruínas da civilização maia, que teve grande parte construída em meados do período clássico da civilização maia, entre os anos 500 e 900 d.C. A cidade de Cobá governava um território importante e lutava contra a cidade maia-tolteca de Chichén Itzá.
O sítio arqueológico inclui um grupo de grandes templos piramidais conhecido como Nohoch Mul, e o maior deles é a pirâmide Ixmoja, com cerca de 42 metros de altura.
• Grutas e Cenotes
Os cenotes são como cavernas ou grutas, cheios de águas da chuva, por isso formam lindos poços de água cristalina. A beleza realmente impressiona e eu indico que você conheça pelo menos um. Em Cancun e Região, os principais são:
1 – Cenote Ik Kil, Yucatán
2 – Cenote Zací, Valladolid
3 – Cenote Azul, Quintana Roo
4 – Cenote dos Ojos, Tulum
Parques:
Cancún tem alguns parques que agradam bastante as crianças e adultos, com possibilidade de contato com animais, atividades radicais, mergulhos etc. Os principais são: X-Caret, Xel-Há e Xplor.
Recomendo que você acesse o site e consulte os preços e atrações de cada um deles, para escolher o seu preferido. Eu não gosto muito desse tipo de parque, então confesso que não visitei, mas caso você goste, visitar apenas um deles é suficiente, e normalmente a maioria das pessoas escolhe o X-Caret.
Paraísos nos arredores:
• Isla Mujeres
Isla Mujeres é uma ilha encantadora e bem pertinho de Cancún e com barcos saindo da Zona Hoteleira e levando até lá. Vale a pena ir para passar o dia. Chegando lá você pode alugar um carrinho de golf para explorar a ilha, visitar o famoso museu subaquático ou só curtir a praia mesmo.
• Cozumel
Cozumel é uma ilha muito conhecida como um dos melhores lugares para mergulho do mundo. Além disso, a ilha tem um centrinho com bastante opção de lojinhas e restaurantes, apesar de ser bem menos balada do que Cancún. Você pode ir até lá com passeios de barco saindo da Zona Hoteleira também.
• Playa del Carmem
O local é bem mais simples, com hotéis de pequeno e médio porte, também próximos da areia, e um clima mais relaxado e menos requintado do que Cancún. Apesar disso, Playa del Carmem também tem bons restaurantes, muitas lojinhas e opções de vida noturna.
• Tulum
Tulum é um lugar com mais exclusividade, tem um clima mais tranquilo, hotéis construídos no meio da natureza, muitos restaurantes de comidas naturais, e uma espécie de vilinha rústica à beira do mar. É beeem diferente do clima de Cancún e vale a pena passar um dia por lá para conhecer.
Outros:
Como opção de vida noturna, não deixe de conhecer a famosa CogoBongo, que é a boate mais famosa de Cancún, por conta do filme “O Máskara”. Atualmente ela é muito mais uma casa de show do que uma boate dos padrões tradicionais, mas se você gosta, vale a pena conhecer.
Cancún também tem muitas opções de compras, sendo os principais:
Shopping: Plaza La Isla e Kukulcan Plaza
Outlet: Las Plazas Outlet
Artesanato e souvenirs: Mercado 28.
Ufa, haja opção do que fazer em Cancún, né?
Onde ficar / se hospedar em Cancún?
O melhor lugar para se hospedar em Cancún é na Zona Hoteleira. Lá você encontra hotéis e resorts para todos os gostos e bolsos. É verdade que se você se hospedar no centro, você vai economizar uns bons dólares, mas eu não acho que valha a pena, pois você estará longe do mar e em um lugar sem muitas belezas ou atrativos.
Para escolher seu hotel na Zona Hoteleira, é importante você saber que ela tem o formato de um 7, e na parte superior do 7 o mar é mais calmo e os hotéis são mais antigos, mas também muito bons. À medida que você vai descendo o 7, o mar vai ficando mais agitado e os hotéis mais novos.
Outra vantagem de se hospedar próximo ao início do 7, é estar perto do Boulevard Kukulcan, que é o centro turístico de Cancún, com os principais restaurantes, bares e vida noturna. Do resort onde eu me hospedei, por exemplo, era cerca de 1,4km de distância, dava para ir a pé.
Eu me hospedei no Grand Park Royal Cancún, ele é um resort do padrão Intermediário ($$S), não é extremamente luxuoso, mas tem uma estrutura excelente, com duas piscinas grandes, quartos também grandes e muito confortáveis, todos com vista para o mar, área kids, várias opções de entretenimento e um regime all inclusive muito bom, com 4 restaurantes de diferentes tipos de culinária, além de diversos bares e cafés 24h.
Veja também a minha lista de sugestões de hotéis nas 4 classificações do padrão Ta no Mundo:
– Alto Luxo ($$$$$): Grand Fiesta Americana Coral Beach Cancun
– Luxo ($$$$): Hyatt Ziva Cancun
– Intermediário ($$$): Grand Park Royal Cancún
– Razoável ($$): Sunset Royal Beach Resort
Se você não pretende se hospedar em resort e quer ir para Cancún gastando menos, acesse também o meu post “5 dicas para economizar em Cancun”.
O que comer em Cancún?
Resort All Inclusive
Se você se hospedar em um resort all inclusive, espere encontrar uma grande variedade de restaurantes e pratos. No Grand Park Royal Cancún, que foi o resort que me hospedei, eram 4 restaurantes, sendo um principal (internacional), onde nós fazíamos a maioria das refeições e outros 3 restaurantes mais típicos, cujo atendimento era sob reserva, sendo um Oriental, um Italiano e um de Frutos do Mar e Mexicano. Nós fizemos todas as reservas já no dia em que chegamos, no momento do nosso check-in, para garantir nossas mesas nos dias e horário que gostaríamos.
Fora esses restaurantes, o resort também conta com diversas ilhas de lanches, pizzas, petiscos, sorvetes e drinks. A gente se acabava nos nachos, sorvetes e drinks o dia inteiro, adeus dieta! rs
A maioria dos resorts em Cancun operam dessa mesma forma, sendo que alguns com um pouco mais de opção e outros com um pouco menos, mas seguindo uma mesma linha.
Outras Hospedagens
Caso você não se hospede em um resort all inclusive, no Boulevard Kukulcan, que é o centrinho turístico de Cancún, tem muitas opções de restaurantes, sendo alguns bem famosos: Señor Frogs, Hard Rock Café e Hooters. Se quiser economizar, as praças de alimentação dos shoppings também são excelentes opções. Acesse a seção “O que fazer” para conferir os principais shoppings de Cancún.
Como se locomover em Cancún?
Ônibus:
Cancún é relativamente pequena e os ônibus entre a Zona Hoteleira funcionam muito bem e são bem simples. Se você optar por se hospedar nessa região, ônibus pode ser uma boa opção.
Para isso, você vai precisar de pesos mexicanos trocados.
Táxis:
Os táxis não são baratos, mas para usar ocasionalmente, são uma boa opção. Sempre pergunte a média de preço antes de entrar no táxi e dê preferência para táxis chamados diretamente pela recepção do seu hotel.
Aluguel de carro:
Se você optar por se hospedar fora da zona hoteleira ou se quiser fazer os passeios por conta própria, aí a melhor opção é alugar um carro. Se você pretende fazer isso e viajar para Cancún gastando menos, acesse também o meu post “5 dicas para economizar em Cancun”.
Com certeza o GPS vai te ajudar bastante a localizar os lugares pela cidade, então sugiro que você tenha um chip para utilizar a internet no exterior. Vale muito a pena para ajudar no seu conforto!
Quanto custa ir para Cancún?
O custo da sua viagem para Cancún vai depender do local onde você pretende se hospedar e dos passeios que você quiser fazer.
Se precisar de ajuda para personalizar seu roteiro e planejar sua viagem, é só clicar aqui e me chamar, eu te ajudo!
Galeria de fotos de Cancún
Acessando os links mais abaixo desta página, você vai direto para o meu álbum de fotos e vídeos de Cancún no Instagram/Youtube.
Ah, e quando estiver em Cancún, me marca nas suas fotos! Vou adorar compartilhar seus clicks!
Dá para combinar Cancún com mais algum outro destino?
Com certeza você pode aproveitar sua viagem para Cancún e ir para outros destinos.
Na seção “O que fazer” eu falei sobre Playa del Carmem, Tulum, Isla Mujeres e Cozumel, que são as opções mais fáceis e certeiras para você visitar durante sua trip em Cancún.
Mas outra sugestão, que foi o que eu fiz, é comprar uma passagem aérea que faça escala em Miami e ficar uns dias por lá ou até mesmo emendar com Key West e Orlando. Em breve terá post no blog sobre esses destinos.
Uma outra opção, caso você já conheça os EUA, é escolher um voo que faça escala no Panamá e aproveitar uns dias por lá.
FAÇA O DOWNLOAD DO ROTEIRO PARA CANCÚN!
[/qodef_call_to_action]
Mapa
Cancun
Avaliação Ta no Mundo